q-dat 2022 innovation from within

// 21.SET.2022 _ Culturgest | LISBOA

Transmissão live streaming

CGD apoia o Q-Day da Quidgest
q-day 2022 sobre inovação

Q-DAY 2022 – SOBRE ESTA EDIÇÃO

Innovation from within

Quando olhamos de perto para os números de quem fomenta e cria inovação, percebemos que esta é maioritariamente conduzida por via de trabalhadores comuns que se encontram no seio das organizações.
Mais de dois terços das grandes inovações das últimas três décadas vieram de funcionários e não de empreendedores. Invenções como a Internet, o telemóvel ou o email não teriam sido possíveis sem intraempreendedores – pessoas que, encontrando-se no seio das organizações, procuram melhorar os processos, desenvolver novos produtos e, assim, criar novos fluxos de receitas ou aumentar a produtividade da organização.

Como é que fomentamos os intraempreendedores das nossas organizações? Qual a receita secreta e será que qualquer pessoa pode ser um intraempreendedor?
Estas são algumas das questões que pretendemos responder na próxima edição do Q-Day, que terá como tema “Innovation from Within”.

intrapreneurship and innovation

AGENDA

08h30 | Receção dos Participantes

09h00 | Sessão de Abertura

09h30 | Painel 1 – Fórmulas de sucesso para a Inovação a partir de dentro (PT)

10h30 | Coffee break

11h00 | Painel 2 – A Inovação a partir de dentro como força competitiva

12h00 | Prémios Co-Inovação

13h00 | Almoço de networking

14h30 | Painel 3 (EN) – Innovation from within and from scratch

16h00 | Coffee break

16h30 | Painel 4 (EN) – Business technologists lead the Innovation from within

18h00 | Sessão de Encerramento

q-day painel 1

PAINEL 1 – 9h30

Fórmulas de sucesso para a Inovação a partir de dentro

De que depende o sucesso da inovação a partir de dentro? Que receitas ou fórmulas “mágicas” existem? Como medir o sucesso? Qual o papel da transformação digital, da modelação e da inteligência artificial na inovação bem sucedida? Que impacto no desenvolvimento económico e na competitividade das nações?

Participam neste painel:

Moderador:

  • Hermínio Santos
q-day 2022 panel 2

PAINEL 2 – 11h00

A Inovação a partir de dentro como força competitiva

Conheça exemplos de organizações que mobilizam e otimizam a inovação a partir de dentro, transformando-a numa vantagem competitiva sustentável. Culturas de exigência e inovação contínua. Reconhecimento. Inovação inclusiva: as várias faces da inovação.

Participam neste painel:

Moderador:

  • Diogo Agostinho

PAINEL 3 (EN) – 14h30

Innovation from within and from scratch

Como é que os empreendedores criam valor a partir do zero? Como produtizam? Como constroem o seu primeiro MVP? A que velocidade o fazem evoluir? Como atravessam o “vale da morte”? Como se tornam globais sem negar as suas raizes?

PAINEL 4 (EN) – 16h30

Business technologists lead the Innovation from within

O futuro de novas profissões: business technologists e composers. Acompanhar a tendência para a democratização da criação de ferramentas digitais mas garantindo agilidade, robustez, escala, segurança e integração. Requalificar competências. Alavancar a produtividade.

Participam neste painel:

Moderador:

  • Carol Palombini

ORADORES

Alberto Carvalho

Superintendente Geral do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles

Alberto M. Carvalho é desde fevereiro de 2022 Superintendente Geral do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles. Foi selecionado pelo Conselho de Educação Unificado de Los Angeles através de uma votação unânime, após um processo abrangente de envolvimento comunitário e de uma pesquisa a nível nacional.
Durante os seus 14 anos de mandato como Superintendente das Escolas Públicas do Condado de Miami-Dade (M-DCPS), obteve o reconhecimento local, estatal, nacional e internacional.
Alberto Carvalho faz atualmente parte do Conselho Diretivo de Avaliação Nacional, nomeado pelo Secretário da Educação dos Estados Unidos. É também membro do Comité das Academias Nacionais de Ciência, Engenharia e Medicina, e do Comité Consultivo do Programa de Harvard sobre Política e Governação da Educação. É ainda um membro dedicado do Conselho Nacional de Diretores para as Linhas Comuns e a da Fundação Posse.
Alberto Carvalho foi galardoado com diversos títulos honoríficos: “Ordem de Mérito Civil” pelo Presidente da República de Portugal, “Prémio Ohtli” pelo México, e “Cruz Oficial da Ordem de Isabel la Católica”, em nome do Rei Felipe VI de Espanha.

André Marquet

Cofundador da Productized

André Marquet é licenciado em Engenharia de Telecomunicações e tem um mestrado em Informática pela ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Começou a sua carreira como investigador de redes informáticas no INESC Lisboa, trabalhou na Tunísia para a EFACEC, ocupou um cargo de consultor de TI, na AICEP Nokia, e mais tarde passou para Gestão de Produtos na Wit Software e Huawei.
Foi co-fundador e teve um papel executivo na Beta-i.com – um hub de inovação para startups, e na Productized, uma empresa de consultoria em inovação.
É também professor convidado na Universidade Católica Portuguesa sobre desenvolvimento de produto e empreendedorismo, bem como formador e mentor do programa Islamic Finance Changemakers, na IE Business School de Madrid. É ainda Chefe de Experimentação de Produtos na Cofidis Portugal.

carolina rendeiro q-day 2022 speaker

Carolina Rendeiro

Fundadora da Connect2Global
Cônsul Honorária de Portugal em Miami

É fundadora da Connect2Global, uma organização que reflete a sua paixão pela comunidade e pelo empreendedorismo. Paralelamente, foi nomeada para o cargo de Cônsul Honorária de Portugal em Miami pelo Governo Português.
Foi Presidente do Fórum Estratégico Mundial durante 2 anos e, antes disso, VP de Desenvolvimento Internacional da eMerge Americas. Participa frequentemente como oradora em várias conferências sobre empreendedorismo feminino e trabalho à distância.
A sua empresa Connect2Global assinou recentemente um MoU com a Missão dos EUA em Portugal, através da sua Secção de Diplomacia Pública – a AWE (Academy Women Entrepreneurs).
Carolina Rendeiro é ainda mentora para a SGWIT de um programa da Select USA Investment.
É conhecida pelo seu profissionalismo e energia e considerada uma especialista em desenvolvimento internacional, com especial enfoque no marketing internacional e desenvolvimento empresarial.
“Não há tempo como o presente para começar a atravessar fronteiras e expandir os seus horizontes, há um mundo de oportunidades à sua espera”.

chakib rifi q-day speaker

Chakib Rifi

Fundador da SGPP Europe

Chakib Rifi é o fundador da SGPP Europe – uma empresa de transformação digital disruptiva – conhecida mundialmente como AloExpert.
Após a sua primeira angariação de fundos em Marrocos, Chakib decidiu expandir horizontes, tendo desafiado o mercado francês com a sua plataforma Aloexpert, apoiada pela Business France.
Engenheiro da Ecole Polytechnique, em Lille, e formado (MBA) pela Universidade do Quebec, em Montreal, participa ativamente em vários projetos de transformação e inclusão digital. Chakib Rifi vê o digital como uma ferramenta para alcançar objetivos sócio-económicos mais amplos.
Também liderou e participou em vários seminários, tais como o WCIT2017 em 2017 e o COP22 em 2016, como consultor para a inclusão digital.

tiago xavier q-day speaker

David Xavier

Secretário Geral da Presidência do Conselho de Ministros

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, mestre em Estudos Africanos pelo ISCTE. Realizou em Madrid o European Business Certificate.
Atualmente, é Secretário Geral da Presidência do Conselho de Ministros, onde coordena uma equipa de mais de 200 pessoas. É representante de Portugal na OCDE na rede de instituições do Centro do Governo. Após os incêndios de 2017, foi membro da comissão instaladora da AGIF.
Foi administrador dos Serviços Sociais da Universidade de Lisboa, assim como Administrador e Diretor Executivo dos serviços partilhados da mesma Universidade.
Foi Secretario Geral da Faculdade de Medicina e começou a sua vida profissional no ISCTE.
É membro de vários conselhos, como sejam o Conselho Estratégico do INA, o Conselho de Escola do ISCSP, o Conselho de Qualidade do ISCTE, a Comissão Nacional da Proteção Civil, assim como várias equipas colaborativas, das quais se destacam as criadas durante a pandemia e que elaboraram um conjunto de manuais colaborativos da administração publica.
É auditor do Ministério dos Negócios estrangeiros e realizou múltiplas formações sobre os mais diversos assuntos, como políticas públicas ou utilização de Erp´S.
Tem algumas publicações coletivas e recebeu o premio de boas praticas na administração publica em 2011, com um projeto dos Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa.
É formador em áreas como a Liderança ou a Administração Pública, tendo colaborado com várias instituições.

George Polisner q-day spreaker

George Polisner

Fundador da CIVIC.WORKS

George Polisner dedicou os últimos anos da sua carreira a solucionar projetos em crise, a construir equipas de alto desempenho e a ajudar a resolver desafios tecnológicos e económicos significativos para Governos, grandes empresas e para a sociedade.
Em 2021 concluiu com sucesso um importante projeto de modernização de aplicações e infra-estruturas para a Comissão de Ajuda ao Estudante da Califórnia.
Continua a escrever ativamente sobre políticas e legislação que afetam a riqueza e a desigualdade de rendimentos, democracia participativa e orçamentação. Tem experiência em comportamento (e responsabilidade) social das organizações e externalidades.
É fundador e diretor executivo da CIVIC.WORKS, uma organização que visa alavancar a tecnologia e incentivar comportamentos para um envolvimento cívico efetivo.
Anteriormente, desenvolveu serviços de operações escaláveis para apoiar a Oracle Cloud e os seus clientes. Durante o seu mandato na Oracle, lipor inovar a forma como os produtos Oracle eram instalados através do programa Oracle Applications Gold CD.
É um convidado frequente da rádio, onde faz análises sobre o ambiente político e económico dos EUA. Reside agora em Lisboa.

Glória Guimarães Q-Day speaker

Glória Guimarães

Presidente do Ayo Group

Profissionalmente, mais de 35 anos de atuação em posições executivas, com responsabilidade de gestão, decisão e liderança de equipas em Tecnologia de Informação nos Setores Público, Financeiro, Logístico, Turismo e Seguros.
Atuou em diversas empresas, como Banco do Brasil, Aliança do Brasil Seguros, BBTUR- BB Turismo, ECT – Correios, Ministério do Planejamento, ABGF-Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A., SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, maior empresa pública de TI da América Latina, e Capgemini.
Iniciou a carreira no Banco do Brasil, na área de Tecnologia, de gestora a Diretora de TI.
É reconhecida nos vários setores: TI, Inovação, Gestão, Clientes, Compliance e Planejamento Estratégico.
Responsável pelo turnaround no SERPRO, empresa que obteve lucro nos últimos dois anos, após nove anos de sucessivos prejuízos. Fez implementações relevantes na área de TI do BB, tal como arquitetura de sistemas e, no Governo Federal, o projeto de padronização de compras de TI.
Atualmente é Ceo da holding Ayo Group, composta pelas empresas Memora Processos Inovadores, Oraex Cloud Consulting, VA Expert, Bitgov e Praxis, responsável pelo desenvolvimento de estratégias de expansão internacional e crescimento nos quatro países já presentes e no Brasil. As empresas atuam nos setores de óleo e gás, retalho, governo, financeiro, alimentos e bebidas.

Helder Sousa Silva Q-Day speaker

Hélder Sousa Silva

Presidente da Câmara Municipal de Mafra

Hélder Sousa Silva é Presidente da Câmara Municipal de Mafra (CMM), Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Lisboa, membro do Comité da Regiões da União Europeia e Presidente dos Autarcas Social Democratas.
Nascido em Mafra, a 21 de julho de 1965, é doutorando em Estudos Estratégicos, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, pós-graduado em Segurança e Defesa e licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo IST, e em Ciências Militares, ramo de transmissões, pela Academia Militar.
Foi Deputado na Assembleia da República, durante a XII Legislatura, e Vereador da CMM.
Tem uma vasta experiência profissional enquanto Diretor de Serviços Técnicos do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, Oficial do Exército e docente universitário.

Inês Relvas Q-Day speaker

Inês Relvas

Chief Strategy Officer na Universo – Grupo Sonae

Inês Relvas é Chief Strategy Officer na Universo, a empresa dedicada a serviços financeiros do Grupo Sonae. Iniciou a sua carreira na consultora estratégica na Boston Consulting Group, tendo servido setores muito diversos como o retalho, bens industriais, telecomunicações, energia e serviços financeiros, em Lisboa, Londres, Luanda e Madrid.
Assumiu o cargo de Gestora de Projeto já com especialização em serviços financeiros. Juntou-se ao grupo Sonae em 2020, uns dias depois da pandemia nos forçar a todos ao confinamento, para liderar a área de Estratégia do Universo. Atualmente é responsável pelas equipas de Estratégia e Controlo de Gestão, People & Talent, Serviço a Cliente, Customer Analytics e Tesouraria. É alumni Global Shaper do Fórum Económico Mundial, no Hub de Lisboa.
É Licenciada em Gestão na Nova School of Business and Economics, possui um Mestrado em Gestão pela Católica Lisbon School of Business and Economics e um MBA pelo INSEAD.
É mãe do Artur e uma feminista aguerrida no seu dia-a-dia.

João Neves Q-Day Speaker

João Neves

Secretário de Estado da Economia

João Neves nasceu em Ponte de Sor, em 1957.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, em 1980, e Mestre em Administração e Políticas Públicas, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), em 2003.
Secretário de Estado da Economia no XXI Governo Constitucional, entre 2018 e 2019, e Secretário de Estado Adjunto e da Economia no XXII Governo Constitucional.
Administrador da Empresa Laboratórios BIAL, em 2010/2018.
Vogal do Conselho Diretivo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI, I.P.), em 2007/2010.
Chefe de Gabinete do Ministro da Economia e da Inovação, em 2005/2007.
Diretor-Geral da Empresa do Ministério da Economia, em 2004/2005.
Diretor Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Ministério da Economia. Gestor da Medida da Economia do Programa Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo/QCAIII, em 2003/2004.
Diretor-Geral da Indústria, em 2001/2003.
Diretor de Serviços da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2000/2001.
Diretor de serviços da Direção-Geral da Indústria, em 1997/2000.
Delegado nacional do Programa Inovação e PME’s do V Programa – Quadro de I&D da União Europei,a em 1997/2000.
Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Indústria e, seguidamente, do Ministro da Economia, em 1995/1997.
Quadro técnico da Direção-Geral da Indústria, em 1984/1995.

jonathan littman q-day speaker

Jonathan Littman

Fundador da Redbridge Lisbon e co-autor de bestsellers

É o fundador da Redbridge Lisbon, SmartUp.life – The Innovation Hub, e co-autor dos best-sellers internacionais da IDEO “The Art of Innovation” e “The Ten Faces of Inovation”.
É orientador de seminários imersivos e dá palestras sobre empreendedorismo, startups e inovação nos EUA, Europa e China.
Professor adjunto da Universidade de São Francisco onde leciona Criatividade, Inovação e Design de Aplicações. Propõe uma abordagem interativa para explorar técnicas de antropologia e polinização cruzada para originar insights exclusivos e prototipar novos produtos e serviços.
Publicou dez livros, mais de 500 artigos e obteve prémios como jornalista em publicções como a Playboy, LA Times, Marker Medium, LA Magazine, Huffington Post e Forbes.
Jonathan tem um bacharelato em Retórica pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

José Crespo de Carvalho

Presidente da Comissão Executiva do ISCTE

José Crespo de Carvalho é Professor Catedrático no ISCTE – IUL e Presidente da Comissão Executiva do INDEG-ISCTE Executive Education. Foi Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Economia – Nova School of Business and Economics (NOVA SBE) e Diretor Académico da Formação de Executivos. Anteriormente já tinha sido Professor Catedrático no ISCTE-IUL.
É licenciado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico), MBA, MSc e Doutor em Gestão de Empresas (ISCTE – IUL – Instituto Universitário de Lisboa).
Paralelamente, tem desenvolvido intensa atividade de consultoria nas áreas estratégica e de logística e supply chain management.
Tem sido responsável por diversas cadeiras ao nível de Licenciatura e Mestrado e de cursos de executivos na área da Gestão de Operações, Supply Chain, Negociação e também na Negociação e Gestão de Contratos. Recebeu diversos prémios de melhor docente ao nível de mestrados, mestrados executivos e MBA e dois prémios de carreira. Tem sido, ao longo dos anos, diretor e administrador de empresas nacionais e multinacionais.

Julien Herbstein

Adventure capitalist

Julian é um conector inveterado, pensador e empresário. Durante 25 anos trabalhou para diversos fundos privados, startups tecnológicas e teve funções operacionais em todo o mundo.
Começou a sua carreira como banqueiro M&A na Lazard Frėres. Trabalhou depois para Rupert Murdoch na SKY antes de se juntar como terceiro elemento da GovWorks, um fenómeno da Internet 1.0 que angariou 60 milhões de dólares por parte da Mayfield e KKR.
Após o seu MBA, Julian juntou-se ao escritório familiar do lendário investidor George Soros, assumindo o cargo de Diretor no grupo de fundos privados.
Em 2008 foi recrutado para Pequim como sócio fundador da CGN, um dos seis fundos de private equity aprovados pelo comité central da China. Apesar de já não estar no ativo na equipa de investimento, continua a ser um dos três membros do Comité de Investimento.
Depois da CGN, Julian trabalhou para dois fundos especulativos em Hong Kong e Chicago, antes de ser atingido pelo bug das startups e de lançar a Magic Fitness, uma plataforma para treino pessoal ao vivo através de Zoom.
É agora um investidor ativo, um conselheiro e um empreendedor cauteloso à espera da próxima oportunidade de sucesso.
Julian tem um BA de Harvard e um MBA da Stanford Business School.

luisa baltazar q-day speaker

Luísa Baltazar

Fundadora da SOMA Services, Business Mentor e Coach no European Innovation Council

Executive Advisor, Fundadora de negócios como a SOMA Services, Mentora e Business Coach para o Conselho Europeu de Inovação e, sobretudo, uma pessoa com competências intrínsecas essenciais para a estratégia e implementação, que “gets things done by doing the talk and the walk”.
Considerada por outros como uma alma guerreira alegre na vida e nos negócios que reuniu no seu currículo as ferramentas, o conhecimento e experiência no ecossistema empreendedor após mais de 20 anos de carreira nos mundos das Startup e TI, bem como em áreas como Business Strategy, Marketing e Recursos Humanos no Silicon Valley EUA, na Europa e agora sediada em Portugal.
Considera-se uma comunicadora nata em busca constante dos caminhos que podem levar a sua curiosidade do conhecimento à sabedoria. Com uma vontade interminável de aprender e de retribuir, com projetos sociais pro bono que crê moverem a agulha para um futuro e um mundo melhor, acredita firmemente que “O conhecimento só tem valor quando transformado em ação.”

Miguel Amado

Partner, Consulting na EY

Com mais de 24 anos de experiência em projetos de transformação, começou carreira na EY que complementou com uma carreira internacional que incluiu mais de 8 países e experiência em setores como Retalho e Produtos de Consumo, Telecomunicações, Saúde e Setor Público. Entre essas experiências conta-se o projeto de transformação da Unilever Europe Foods Business e Portugal Telecom.
Já de regresso à EY desde 2010, está dedicado a grandes programas de transformação no setor público e é também responsável e apaixonado pela transformação digital na administração pública e pelo papel da inovação como motor desse movimento.
Tem uma licenciatura em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e uma pós-graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico (POSI) e lidera atualmente os setores de Government and Public Sector, e Health, Science and Wellness na prática de Consulting da EY.
Casado, pai de 3 filhos, fala 5 línguas e toca 4 instrumentos, características que entende serem facilitadores ao processo de inovação.

Miguel Mira da Silva Q-Day speaker

Miguel Mira da Silva

Professor de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico

Miguel Mira da Silva é professor catedrático de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa, Portugal) e responsável pelo grupo de investigação “Transformação Digital” no INOV. Também é coordenador de um mestrado a distância, assim como de vários cursos de formação.
Tem uma licenciatura e um mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, um doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow, um mestrado em Gestão “Sloan Fellowship”
pela London Business School, e uma agregação em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior Técnico.
Já orientou 11 teses de doutoramento e 177 teses de mestrado, e publicou 223 artigos em conferências e revistas científicas internacionais, assim como quatro livros técnicos. Neste momento tem +3.400 citações e um h-index 33 no Google Scholar.

VENHA FAZER PARTE DO FUTURO. INSCREVA-SE JÁ:

  • Oradores prestigiados, especialistas em diferentes temáticas

  • Temas atuais ligados à Inovação, Gestão, Estratégia, Tecnologia e Sustentabilidade

  • Partilha de ideias e opiniões

  • Espaço de networking

  • Oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas

Desculpe! Este formulário já não está disponível.

Em 2021 foi assim

  • DATA

    21 de setembro
    09h00 – 18h00

  • ONDE

    Culturgest* | LISBOA
    (Com transmissão via live streaming)

  • COMO INSCREVER-SE

    inscrição é gratuita mas sujeita a confirmação, de acordo com a lotação máxima do auditório.

*COMO CHEGAR À CULTURGEST
De carro: Parque do Campo Pequeno (www.campopequeno.com)
De autocarro: Campo Pequeno / Avenida de Berna: 756  |  Campo Pequeno / Avenida da República: 727, 736, 738, 744, 749, 754 e 783  |  Praça de Londres: 722 e 767  |  Avenida de Roma: 735 e 767
De metro: Linha amarela, paragem do Campo Pequeno
Opções de mobilidade sustentável: A zona dispõe de docas para bicicletas e trotinetes

APOIOS

apoio cgd
 
 
IDMIND apoia o Q-Day 2022
 

MEDIA PARTNERS

 

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa certificada

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com