Q-DAY Conference 2017

9ª EDIÇÃO DO Q-DAY CONFERENCE

O Q-Day Conference 2017 vai realizar-se no dia 21 de Setembro, entre as 09h00 e as 18h00, em Lisboa.
É uma conferência anual sobre estratégica, inovação, empreendedorismo, modelos de decisão e internacionalização promovido pela Quidgest. É também um evento de interesse público e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, diversas associações, universidades e meios de comunicação social.
Tem conseguido reunir, ao longo dos anos, conceituados oradores e uma plateia de nível e muito interessada.

“O ano da Transformação Digital” é o tema desta edição.

A Transformação Digital é o mundo de alterações que a revolução tecnológica do nosso tempo está a concretizar. 2017 é o ano em que, definitivamente, a tecnologia (digital) se associa a transformação. A tecnologia ao serviço da transformação e não a tecnologia ao serviço da tecnologia. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o desenvolvimento económico dos países, os equilíbrios e a regulação dentro da Europa, a eficiência e agilidade contínua das organizações, e muitos outros casos referidos no M&IT Trends 2020.
Em particular, a Transformação Digital exige que a tecnologia seja ainda mais competente e sensível à realidade. Mas obriga também os agentes da mudança (anteriormente não tecnólogos) a perceber melhor o que podem fazer com a tecnologia.
A transformação digital evidencia, por exemplo, que os sistemas de informação mais ágeis e evolutivos, não necessariamente os mais caros, servem melhor os objetivos das organizações. Na velocidade de conversão do conhecimento em tecnologia, são as pessoas, o talento, as ferramentas de automação e as decisões adequadas que fazem a diferença.

Vamos mostrar como através do mérito, atraindo competências tecnológicas diferenciadoras e aliando valências desde o conhecimento científico ao património histórico e cultural, podemos desempenhar um papel de relevo na Transformação Digital nacional e global.

Q-Day Conference 2017 destina-se Clientes, Parceiros, Gestores, Responsáveis de informática e Líderes de opinião.

As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.

  • PORQUÊ IR AO Q-DAY 2017?

  • Entre 2009 e 2016 mais de 1400 pessoas marcaram presença;
  • Muito bom foi a avaliação média qualitativa da experiência global;
  • 75% dos participantes foram Gestores (organizações públicas e empresas).
  • O QUE PODE ESPERAR DO Q-DAY CONFERENCE 2017?

  • Prestigiados oradores especialistas em diferentes temáticas;
  • Temas atuais ligados à Competitividade, Gestão, Estratégia e Tecnologia
  • Conferências e workshops em paralelo;
  • Partilha de ideias e opiniões;
  • Contacto com especialistas das mais variadas áreas de negócio;
  • Oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas.

AGENDA Q-DAY 2017

Conferências / Auditório

08h45 Recepção dos participantes e café de boas-vindas

09h15 Sessão de Abertura | João Paulo Carvalho, Quidgest

09h30 Painel 1 – Transformação Digital dos Estados e das Empresas

10h30 Pausa para café

11h00 Painel 2 – O elemento humano e a educação na Transformação Digital

12h00 Entrega dos Prémios Co-Inovação

13h00 Almoço

14h30 Painel 3 – A Transformação Digital à escala global

16h00 Pausa para café

16h30 Painel 4 – Be the business: informáticos e tecnologias na Transformação Digital

17h45 Sessão de Encerramento

Faça o download das apresentações clicando aqui

ORADORES

</p>
<p><center>Ana Ribeiro</center>

Ana Ribeiro

Consultora da Quidgest

Licenciada em Engenharia Biotecnológica pela Universidade do Algarve, Mestre em Engenharia Biomédica pela FEUP e Executive Coach, é consultora da Quidgest desde 2009 e integra a área internacional desde 2012. Desenvolve projetos de IT na Europa, América Latina e África, desde a análise de requisitos até à elaboração de propostas, planeamento de projetos e gestão e acompanhamento de parcerias.

</p>
<p><center>André Vasconcelos</center>

André Vasconcelos

Assessor do Conselho Diretivo da AMA

Licenciado, mestre e doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, completou o MBA da Católica | Nova e é Professor do IST no Departamento de Engenharia Informática desde 2002. Tem exercido funções de consultoria especializada na Agência para a Modernização Administrativa (AMA). No Grupo de Projeto para as TIC foi responsável pela implementação do Plano global estratégico de racionalização e redução de custos nas TIC, na Administração Pública (2012-2016) (incluindo a definição estratégica e implementação de iniciativas Nacionais de computação em nuvem, Datacenters, comunicações, software, centralização da função informática – vide tic.gov.pt), e tem realizado diversos projetos de modernização Administrativa como a Chave Móvel Digital, o Mapa do Cidadão, o Cartão de Cidadão, a Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública, entre outros.

</p>
<p><center>António Gameiro Marques</center>

António Gameiro Marques

Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança

O Contra-almirante António Gameiro Marques é licenciado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha, pela Escola Naval. Concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical and Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA. Frequentou Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE - Escola de Direção e Negócios. Ao longo da sua carreira lecionou unidades curriculares relacionadas com as tecnologias da informação e da comunicação e tem proferido diversas comunicações em várias conferências alusivas aos temas da Gestão Estratégica, da Governação das Tecnologias da Informação, do Conhecimento Situacional Marítimo e da Segurança da Informação no ciberespaço e publicado diversos artigos sobre os mesmos temas.
Desempenhou as funções de Chief Technical Officer (CTO) e de Chief Information Officer (CIO) da Marinha e, cumulativamente, a de coordenador geral do projeto Sistema de Informação de Gestão da Defesa Nacional (SIG-DN) da Marinha (ERP SAP), sendo igualmente membro do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica da Marinha, da Competitive Intelligence and Information Warfare Association (CIIWA) e do Capítulo português da Armed Forces Electronic and Communications Association (AFCEA).
Foi o representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança. Exerceu as funções de Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional. Exerce atualmente o cargo de Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência a Autoridade Nacional de Segurança.

</p>
<p><center>Beatriz Guimarães</center>

Beatriz Guimarães

Coordenadora da área de Sistemas de Gestão Documental e Processos de Negócio da Quidgest

Beatriz Bagoin Guimarães é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Portucalense. É certificada em Gestão de Projetos pelo IPMA e formadora certificada pelo IEFP. Iniciou a sua vida profissional como arquivista e assume atualmente as funções de Coordenadora do Departamento de sistemas de Gestão Documental e Processos de Negócio da Quidgest. É responsável por diversos projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de Gestão Documental e de Processos de Negócio, nomeadamente no Exército Português, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, na Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre outros. Recentemente, é gestora do projeto, relativo ao desenvolvimento do novo Sistema Integrado de Gestão (ERP) da Universidade Nova de Lisboa.

</p>
<p><center>Carlos Loureiro</center>

Carlos Loureiro

Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros

Carlos Loureiro, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e em Alta Direção de Empresas no PADE da AESE – Escola de Direção e Negócios. Exerceu cargos políticos entre 1988 e 1995, tendo sido Governador Civil do Distrito de Coimbra, Secretário de Estado da Administração Interna no XII Governo Constitucional de Portugal, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro e Vereador da Câmara Municipal de Coimbra. Desempenhou, ainda, diversas funções na Ordem dos Engenheiros de Portugal, da qual é atualmente Vice-Presidente Nacional.

</p>
<p><center>Hugo Emanuel S. V. Bolé</center>

Hugo Emanuel S. V. Bolé

Diretor-Geral da REDALERT

Hugo Bolé é o sócio fundador da REDALERT, especializada em segurança da informação. Membro do Conselho de Direção da Associação Nacional das Empresas de Tecnologias da Informação e Electrónica (Anetie) sendo o principal responsável pelos departamentos de Projetos Financiados, Relações Internacionais, Marketing e Comunicação. Colaborou com o Grupo Rumos durante mais de 10 anos, tendo exercido funções como: Diretor Geral da Rumos em Moçambique; Gestor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo em Portugal, Angola e Moçambique; Diretor de Formação na GALILEU; Formador de Informática e Microsoft Certified Trainer na área de engenharia e administração de redes e sistemas.

</p>
<p><center>Hugo Lourenço</center>

Hugo Lourenço

Diretor-Geral da Agile 21

Hugo Lourenço foi o primeiro instrutor português a certificar-se pelo DevOps Institute. Fundador da Agile21 e do Scrumday Portugal, é Senior Advisor na IDC Portugal, consultor da Ranger4 e RadTac em Londres, AGLX em Seattle, assistente convidado na Porto Business School. Há 10 anos que colabora com o Grupo Rumos nas práticas emergentes e é o orientador das formações profissionais de certificação PMI, IIBA, Scrum Alliance, DevOps, COBIT, Lean, Design Thinking, Problem Solving. Possui 3 Master Degrees feitos na Universidade Católica como: PAEGI – Advanced Program in Entrepeneurship and Innovation Management, PAGAP – Advanced Program in Project Management and Evaluation e PAGE – Executive Management. Conta no seu currículo com diversas certificações profissionais nestas matérias. Engenharia Eletrotécnica como formação superior e escola naval, tendo iniciado a sua formação na escola de fuzileiros.

</p>
<p><center>Hugo Miguel Ribeiro</center>

Hugo Miguel Ribeiro

VP North America and Caribbean da Quidgest

Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 6 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projectos e Clientes. Atualmente é VP North America and Caribbean na Quidgest, sendo responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos mercados Norte Americano e Caraíbas. É igualmente na Quidgest Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.

</p>
<p><center>Joana Barroso</center>

Joana Barroso

Consultora da Quidgest

Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joana Barroso iniciou o seu percurso profissional na Quidgest em Fevereiro de 2008. Integrou a área de desenvolvimento de soluções de Gestão Documental, tendo participado em vários projetos de desmaterialização de informação e reengenharia de processos de negócio. Atualmente é Consultora de Negócio da Quidgest, sendo responsável por projetos de clientes tão distintos como o Estado-Maior do Exército Português, a Empresa de Gestão do Parque Habitacional do Município de Cascais, E. M., o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Lisboa, entre outros.

</p>
<p><center>João Dias</center>

João Dias

Vogal Executivo da AICEP

João Salazar Dias é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e mestre em Economic History pela London School of Economics (LSE). Tem também licenciatura e mestrado em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Desde Abril de 2017 é vogal do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Antes foi vogal do Conselho de Administração da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), tendo sido responsável pela transformação digital daquela empresa. Desempenhou também a função de vogal do Conselho de Administração da Prio Energy (empresa distribuidora de combustíveis) e de CEO da Prio.E (empresa spin-off da Prio Energy dedicada ao negócio da mobilidade elétrica).Entre 2005 e 2011, foi ajunto económico do Primeiro Ministro de Portugal e a partir de 2009 acumulou a função de Coordenador Nacional do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal. Iniciou a carreira profissional como técnico superior no Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP) do Ministério do Ministério do Planeamento da altura.

</p>
<p><center>João Gonçalves</center>

João Gonçalves

Investigação e Desenvolvimento na Quidgest

João Gonçalves frequentou o curso de Engenharia Informática na Universidade de Évora. Atualmente é responsável pela geração de aplicações para Plataformas Web e Móveis, e lidera o desenvolvimento do projeto Sense. Exerceu funções como Senior Mobile Developer na NAD/ Design Solutions, na . EmergeIT, na Inova Software e foi Co Founder na Sources.pt.

</p>
<p><center>João Paulo Carvalho</center>

João Paulo Carvalho

Senior Partner da Quidgest

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.

</p>
<p><center>João Vasconcelos</center>

João Vasconcelos

Empreendedor e Ex-Secretário de Estado da Indústria

João Vasconcelos é o rosto do empreendedorismo em Portugal e um dos grandes impulsionadores dos programas do atual governo para apoio a projetos inovadores. Membro fundador de várias incubadoras de empresas, essencialmente na área industrial, foi Vice-Presidente da ANJE, Diretor Executivo da Startup Lisboa e Presidente do Lide Empreendedorismo. Consciente de que o país necessitava de se preparar para a transformação tecnológica na Indústria, assumiu o cargo de Secretário de Estado, onde defendeu e defende, que Portugal pode ganhar um lugar, no lote dos pioneiros da revolução tecnológica em curso. Foi um dos principais responsáveis pela vinda do Web Summit para Lisboa.

</p>
<p><center>Jorge Manuel Carvalho</center>

Jorge Manuel Carvalho

Docente no INETE

Bacharel em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, licenciou-se depois em Engenharia Informática. É docente no INETE - Instituto de Educação Técnica desde 1991, onde é Coordenador Técnico das áreas de Desenvolvimento de Software e Redes Informáticas e membro do grupo de trabalho para o desenvolvimento curricular inovador. Participou em vários projetos internacionais na área de Desenvolvimento e Engenharia de Software. Atualmente, integra a equipa internacional do Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do INETE.

</p>
<p><center>Mafalda Chaves</center>

Mafalda Chaves

Program Manager na Beta i

Mafalda Chaves é atualmente gestora de aceleradores de inovação empresarial na Beta-i, uma das principais organizações de empreendedorismo e inovação na Europa, ajudando empresas novas e estabelecidas a crescer como startups. Geriu aceleradores de inovação empresarial nas áreas de insurtech e healthtech e entende os desafios que as organizações enfrentam para inovar nos seus modelos de negócio e adotar novas tecnologias de forma a acompanhar as disrupções do mercado. Trabalhou durante 3 anos em consultoria de gestão na Deloitte, no setor de serviços financeiros, tanto em Portugal como em Angola, tendo também participado do programa de aceleração - Deloitte Digital Disruptors. Tem uma licenciatura em Neurociências na King’s College London e um mestrado em Gestão Internacional na Hult International Business School leccionado em Londres, São Francisco e Xangai. Fruto destas experiências diversas, é apaixonada por desafiar o status quo e promover a colaboração improvável, inclusive aquela entre grandes empresas e startups. É especialista em criar pontes entre opostos e em encontrar as conexões menos óbvias, que é onde residem as oportunidades menos prováveis, mas mais inovadoras.

</p>
<p><center>Miguel Carvalho e Melo</center>

Miguel Carvalho e Melo

Vice Presidente da APOGEP

Mais de 25 anos de experiência em formação de gestão de projetos. Fundador e gestor de 2 empresas de TI e 1 de formação. Licenciado em matemáticas aplicadas pela Universidade Lusíada, e pós-graduação em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas no Instituto Superior Técnico. Coordenador e docente do MBA Executivo em Gestão de Projetos da Autónoma Business School da Universidade Autónoma de Lisboa. Vice-Presidente da APOGEP.

</p>
<p><center>Miguel Mira da Silva</center>

Miguel Mira da Silva

Professor Associado, Instituto Superior Técnico

Miguel Mira da Silva obteve a licenciatura e o mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, o doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow na Escócia, e um prestigiado mestrado em gestão designado “Sloan Fellowship” pela London Business School. Nos últimos 20 anos participou na criação de 5 empresas, orientou 5 teses de doutoramento e 120 teses de mestrado, e publicou 4 livros e +160 artigos em revistas e conferências científicas internacionais. Actualmente é Professor Associado de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico e responsável do grupo de investigação "Digital Transformation" no INOV INESC Inovação.

</p>
<p><center>Octávio Oliveira</center>

Octávio Oliveira

Diretor do CINEL e Ex-Secretário de Estado do Emprego

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa, foi Secretário de Estado do Emprego nos XIX e XX Governos Constitucionais e é atualmente Diretor do CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação. Foi Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e, nesse cargo, foi representante efetivo na OCDE, Comité LEED (Local Economic and Employment Development Programme), Comité Consultivo relativo à Livre Circulação dos Trabalhadores, e Comité do Emprego da União Europeia. No decurso da vida profissional desempenhou funções docentes no Instituto Universitário da Beira Interior, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no ISLA Santarém e na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico de Santarém. Foi ainda Vice-Presidente Executivo da Nersant (Associação Empresarial da Região de Santarém).

</p>
<p><center>Pedro Farinha</center>

Pedro Farinha

Diretor-Geral da ShiftLeft.PT

Pedro Farinha detém uma pós-graduação em IT - Software Engineering pela University of Liverpool, é sócio fundador da empresa Shiftleft especializada em engenharia de software e na adoção de ferramentas e técnicas para a identificação e correção de problemas de segurança aplicacional e qualidade estrutural dos produtos de software. Anteriormente foi Manager na empresa Capgemini e socio fundador do grupo de empresas WideWorld, sediada em Cambrigde, UK, liderando áreas de Desenvolvimento e R&D em Engenharia de Software.

VÍDEO Q-DAY 2016

“Este prémio deve-se em grande parte à equipa da Quidgest que está a trabalhar connosco e a esta forma ágil de trabalhar e de conseguir introduzir todas as nossas ideias, implementá-las e permitir-nos trabalhar com elas”

“O Q-Day foi, sem dúvida, um momento muito especial de reflexão e antevisão do devir daquilo que serão as sociedades digitais, com especialistas que sabem do que falam!”

“Fantástico! Pessoas maravilhosas, oradores muito entusiasmados e competentes… Parabéns! Vocês são muito bons mesmo.”

“Foi visível o entusiasmo da equipa envolvida na organização do evento, e esse prazer contagia positivamente a assistência. É de louvar, como uma grande mais valia, a atribuição de prémios de co-inovação”

“Apreciei muito a inteligência com que as apresentações foram feitas e a sua adequação à vida quotidiana e à vida real. Parabéns!”

“Todos ajudaram a perceber o que tem corrido menos bem, não só ao nível da Administração Pública mas também das empresas privadas. Foram apontados caminhos que podem levar a corrigir alguns erros do passado e a mudar a gestão de projetos na área das TIC, em particular, e a gestão das organizações de um modo geral. Assim haja vontade por parte dos dirigentes aos diversos níveis e dos próprios colaboradores!”

“Um evento imperdível pelos insights e pelo networking. Absolutamente meritório que uma empresa privada tenha a capacidade de realização de um evento desta qualidade e dimensão.”

APOIOS