Q-DAY Conference 2018

A 10ª edição da Q-Day Conference vai realizar-se no dia 20 de Setembro, entre as 09h00 e as 18h00, em Lisboa.

O Q-Day Conference 2018 vai realizar-se no dia 20 de Setembro, entre as 09h00 e as 18h00, em Lisboa.
É uma conferência anual sobre estratégia, inovação, empreendedorismo, modelos de decisão e internacionalização promovida pela Quidgest. É também um evento de interesse público e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, diversas associações, universidades e meios de comunicação social.
Tem conseguido reunir, ao longo dos anos, conceituados oradores e uma plateia de nível e muito interessada.

O Q-Day 2018 terá como tema “Hyper Agile, Lean & Machine Learning” que engloba a agilidade, a qualidade e a automação inteligente, as grandes tendências para o futuro próximo das tecnologias de informação (TI) e da gestão mais competitiva, num mundo em mudança exponencial.

A disrupção digital está a afetar, globalmente, todas as indústrias e serviços. Assim, torna-se imperativo agir de forma a poder dar resposta a um mundo em constante mudança. A solução passa pelo aumento da agilidade, tanto nas tecnologias e sistemas de informação, como nos processos de gestão.

O Hyper Agile é uma metodologia de desenvolvimento projetada para maximizar o potencial da organização, a partir de uma perspetiva de retorno sobre investimento (ROI). Tal como o atualmente famoso machine learning, também a hiper agilidade se baseia na criação sucessiva e incremental de novos programas, no sentido de melhorar, continuamente, o resultado alcançado.

A aplicação destes novos conceitos, de evolução continua, e automação, tanto nas tecnologias como na gestão, traz não só importantes ganhos de produtividade e qualidade, como maior resiliência e longevidade às organizações. Por isso as empresas e instituições mais dinâmicas, de todo o mundo, procuram incessantemente soluções de desenvolvimento rápido, com recurso a modelação e geração automática e, simultaneamente, metodologias, tipo Lean, que garantam a qualidade e a eliminação de ineficiências.

Junte-se a nós no dia 20 de setembro e prepare-se para conhecer o futuro!

Q-Day Conference 2018 destina-se a Gestores, Responsáveis de TI e Líderes de opinião.

As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.

  • PORQUÊ IR AO Q-DAY 2018?

  • Entre 2009 e 2017 mais de 1600 pessoas marcaram presença;
  • Muito bom foi a avaliação média qualitativa da experiência global;
  • 75% dos participantes foram Gestores (organizações públicas e empresas).
  • O QUE PODE ESPERAR DO Q-DAY CONFERENCE 2018?

  • Prestigiados oradores especialistas em diferentes temáticas;
  • Temas atuais ligados à Competitividade, Gestão, Estratégia e Tecnologia
  • Conferências e workshops em paralelo;
  • Partilha de ideias e opiniões;
  • Contacto com especialistas das mais variadas áreas de negócio;
  • Oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas.

AGENDA Q-DAY 2018

Conferências / Auditório

08h45 Recepção dos participantes e café de boas-vindas

09h30 Painel 1 – Hyper Agile – Desenvolvimento de software e gestão àgil

10h30 Pausa para café

11h00 Painel 2 – Lean – Qualidade e eficiência de recursos

12h00 Entrega dos Prémios Co-Inovação

13h00 Almoço

14h30 Painel 3 – DevOps – Tecnologia e Negócio

15h30 Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

16h00 Pausa para café

16h30 Painel 4 – Machine Learning – Automação e apoio à decisão

17h45 Sessão de Encerramento

Faça o download da agenda detalhada clicando aqui

Reflexão “Hyper Agile, Lean, DevOps e Machine Learning” – Countdown clique aqui

Faça o download das apresentações clicando aqui

ORADORES

</p>
<p><center>Antonio Howcroft</center>

Antonio Howcroft

Managing Partner da Fiercely

Mestre em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, com tese desenvolvida com o grupo de Fault-tolerance and Dependable Systems da Universidade de Chalmers em Gotemburgo, Suécia. Executive Masters em Gestão de Projecto na Católica Porto Business School. Managing Partner da Fiercely, desenvolve e aplica a transformação aos vários níveis da organização: desde as equipas (Agile) até aos Processos de Engenharia que as suportam (DevOps). Experiente nas mais diversas tecnologias, sectores e organizações: de Automotive, a Seguros e TELCO; de grandes empresas a startups. Desenvolve também para projectos open-source (Redhat, etc).

</p>
<p><center>Carlos Nogueira</center>

Carlos Nogueira

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa, realizou o projeto final em Tampere University of Technology (Finlândia) na área de robótica e inteligência artificial. Desenvolveu a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de software, tendo participado na implementação de grandes projetos de desenvolvimento e sistemas de gestão, mais recentemente na Ordem dos Engenheiros, Câmara Municipal de Sintra e Universidade Nova de Lisboa, entre outros. Exerceu funções de coordenação da área de projetos especiais. Atualmente integra a equipa de I&D da Quidgest, contribuíndo para o melhoramento do Genio.

</p>
<p><center>Catarina Mascarenhas</center>

Catarina Mascarenhas

Managing Associate da VdA

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa. Pós-graduação em Direito de Autor e da Sociedade da Informação, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Associação Portuguesa de Direito Intelectual. É coautora do livro “CLOUD – A Lei e a Prática: Guia e Perguntas Frequentes”, Almedina, uma parceria da VdA e da Microsoft (2016). Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 2004. Atualmente é Associada Coordenadora da área de ICT, onde tem trabalhado ativamente em diversas operações, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente nos domínios das tecnologias de informação, das comunicações eletrónicas e da privacidade e proteção de dados pessoais.

</p>
<p><center>Cláudia Nabais</center>

Cláudia Nabais

Head of Quality and Safety da Quidgest

Licenciada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra estudou Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de software, gestão de projetos. Exerceu funções de Gestão de Qualidade na indústria de moldes. Atualmente coordena a área de certificação de Segurança e Qualidade da Quidgest.

</p>
<p><center>Cláudia Pargana</center>

Cláudia Pargana

Consultora Lean

Licenciada em Engenharia de Materiais pelo Instituto Superior Tecnico. Completou os estudos em Demand Flow Technology no JCIT, e obteve certificação em 6Sigma no grau de Master Black Belt pela Air Academy Associates, ambos nos EUA. Foi responsável pela implementação do Delphi Manufacturing System na unidade da Delphi do Seixal tendo transitado para os quadros europeus da divisão Packard, onde chefiou o Lean Core Team Europeu, inicialmente com ênfase nos sistemas de Produção e Logística e Planeamento tendo integrado a equipa I&CIM (Inovation and Contínuous Improvement), pelo que recebeu um prémio em 2006. Foi também directora no programa de Melhoria Contínua da divisão Building Efficiency da Johnson Controls na Europa, desde a sua formação.

</p>
<p><center>Colin Curtis</center>

Colin Curtis

Managing Director da TBL Services (UK)

Ex-diretor global de sustentabilidade de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Colin assume-se hoje como Managing Director da TBL Services, empresa B-Corp focada em ajudar inúmeras organizações a contribuir diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao longo da sua carreira, ocupou diversos cargos de gestão de topo em grandes e pequenas empresas, focando-se no desenvolvimento de negócios, marketing, RH e gestão de projetos. Toda esta multiversatilidade o ajudou a desmistificar o funcionamento de organizações complexas e construir, através da sustentabilidade, novas operações, produtos e culturas organizacionais de valor acrescentado.

</p>
<p><center>Daniel Silva</center>

Daniel Silva


Head of Health and Science IT da Quidgest

Licenciado e doutorado em Informática tendo a sua tese incidido sobre estudo e aplicação de algoritmos de machine learning. Atualmente é o coordenador da área de sistemas de informação de saúde e ciência da Quidgest. A sua experiência profissional e académica, nomeadamente como investigador, permite-lhe ter uma visão das potencialidades do machine learning, especialmente nas áreas da saúde, investigação e educação. Defensor das metodologias de lean management e agile developement acredita que o futuro das tecnologias de informação passa por processos mais simples, produtivos e de rápida evolução.

</p>
<p><center>Hugo Miguel Ribeiro</center>

Hugo Miguel Ribeiro

VP for People Operations Information Systems da Quidgest

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projetos e Clientes. Foi VP North America and Caribbean na Quidgest, tendo sido responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos mercados Norte Americano e Caraíbas. É atualmente VP for People Operations Information Systems, e Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.

</p>
<p><center>João Magalhães</center>

João Magalhães

Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa

Professor Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT / UNL) é Doutorado em Informática pelo Imperial College London, Reino Unido. A sua área de investigação está focada em sistemas de informação multimedia, information mining e machine learning. Coordena/coordenou vários projetos de investigação internacionais, incluindo com parceiros dos EUA, nomeadamente a Universidade do Texas em Austin e a Universidade Carnegie Mellon. O seu trabalho recebeu várias distinções e prémios de que destacamos: Best paper nomination na ACM Conference in Multimedia Retrieval 2018, Best paper award na ACM Conference in Image and Video Retrieval em 2007 e Siemens Innovation and Communications Award in 2002.

</p>
<p><center>João Figueira</center>

João Figueira

Coordenador da área de Gestão Financeira da Quidgest

Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada de Lisboa, conta com mais de nove anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projetos e Clientes. É responsável por diversos projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de Gestão Financeira, nomeadamente no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, na Universidade Nova de Lisboa, entre outros. Atualmente, é coordenador da área de desenvolvimento de sistemas de Gestão Financeira da Quidgest, sendo responsável pela implementação do SNC-AP.

</p>
<p><center>João Paulo Carvalho</center>

João Paulo Carvalho

Senior Partner da Quidgest

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.

</p>
<p><center>José Manuel Fonseca</center>

José Manuel Fonseca

Coordenador da área de Gestão Patrimonial da Quidgest

Participou em grandes projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão para a administração pública, nomeadamente, os ERP da Assembleia da República, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da Universidade Nova de Lisboa. É também especialista em sistemas de gestão de empreitadas, gestão de manutenção de infraestruturas e equipamentos e integração com plataformas eletrónicas de compras e faturação eletrónica. Recentemente tem estado envolvido no desenvolvimento de ERP e MES, totalmente web, este último com recurso a IoT e comunicação com os equipamentos de produção. É atualmente, o coordenador da área de Gestão Patrimonial da Quidgest, onde gere o desenvolvimento e implementação de sistemas de eProcurement, logística e ativos fixos.

</p>
<p><center>Manuel Pais</center>

Manuel Pais

Consultor DevOps

Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, é mestre em Engenharia de Software pela Universidade de Coimbra e pelo Carnegie Mellon University. Consultor experiente de DevOps e Continuous Delivery, desenvolveu software, liderou equipas de desenvolvimento e gestão de qualidade e está focado na gestão de equipas e fluxo. Fiel defensor do DevOps tem ajudado grandes organizações nas áreas financeiras, jurídicas e produção, a adotar mecanismos de automação de testes e entrega contínua, além de entender o DevOps tanto numa perspectiva técnica como humana. Trabalhou em múltiplas tecnologias (Java, .Net, web, mobile) e indústrias (bancos, telecomunicações, jurídico, indústria, defesa e aviação). É co-autor do livro “Team Guide to Software Releasability” e co-curador dos conhecidos padrões de topologias de equipas de DevOps. Também é editor líder do “InfoQ DevOps” e co-fundador do meetup “DevOps Lisbon”.

</p>
<p><center>Margarida Cruz</center>

Margarida Cruz

Diretora Geral da Acreditar

Com formação superior nas áreas de Direito, Gestão e Economia Social, é desde 2002 Diretora Geral da Acreditar. A sua experiência profissional anterior passou por ser advogada, bem como gestora numa seguradora internacional.

</p>
<p><center>Margarida Gonçalves</center>

Margarida Gonçalves

Presidente da Comissão Nacional de Certificação da APOGEP

Licenciada em Matemática Aplicada e Ciências da Computação pelo Instituto Superior Técnico está ligada, desde 1990, ao desenvolvimento de normas de Engenharia de Software. É correntemente consultora em CMMI for Development e CMMI for Services, entre outras normas como a ISO 9001, ISO 27001, COBIT, etc. Ao longo dos anos tem vindo a contribuir para os produtos IPMA, nomeadamente para o ICB (base da certificação 4LC), ICB4CCT (ICB para consultoria, coaching e formação e atualmente na divulgação do modelo PEB (Baseline de Excelência em Gestão de Projetos). Geriu inúmeros projetos de IT, tendo nos últimos anos focado a sua atuação na consultoria em gestão de projetos, bastante mais em clientes com gestão de tarefas em Agile que em modelos tradicionais.

</p>
<p><center>Maria João Catalo</center>

Maria João Catalo

Head of Health Care BPO da Quidgest

Licenciada em Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa. Está ligada à area de planos de sáude há mais de 18 anos. Geriu inúmeros projetos de IT na área da saúde tanto a nível do seu desenho como implementação.No ultimo ano está a gerir uma área de BPO, utilizando a ferramenta GPS (Quidgest).

</p>
<p><center>Mario de Jesus</center>

Mario de Jesus

Diretor para a área de BPM e EAI da DSI da CGD

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com Mestrado em gestão pelo ISCTE. Trabalha desde 1998 na área da banca, tendo-se focado nas temáticas de gestão/automação de processos e gestão documental, desde 2002. Na Caixa Geral de Depósitos desde 2008, como Project Manager, liderou adoção de tecnologias e praticas BPM na instituição. Em 2015 assumiu a responsabilidade pelas unidades de Processos e Integração da Direção de Sistemas de Informação (DSI).

</p>
<p><center>Miguel Zegre</center>

Miguel Zegre

Diretor da Unidade de EDI & Electronic Invoicing da Saphety

Licenciado em Informática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é diretor da unidade de negócio de EDI & Electronic Invoicing da Saphety (Sonae IM) e membro da comissão executiva da EESPA - European E-Invoicing Service Providers Association. Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções B2B e B2G no setor das tecnologias de informação é atualmente responsável pelas áreas de EDI e Faturação Eletrónica para os mercados de Portugal, Espanha e Colômbia.

</p>
<p><center>Oliver Bradley</center>

Oliver Bradley

Director of Consulting and Research, TBL Services

Director of Consulting and Research da TBL Services, tem ajudado diversas organizações a avaliar e comunicar a sua performance relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um verdadeiro amante da sustentabilidade, lidera os projetos de consultoria da TBL que envolvem a renovação de estratégias, a criação de relatórios e o envolvimento da cadeia de fornecimento das indústrias com as políticas de sustentabilidade. Publica ativamente uma série de artigos de investigação focados na análise crítica do formato de comunicação das empresas do setor do café sobre os seus desempenho ambientais e sociais. Estes artigos têm servido o seu propósito: melhorar a transparência de dados relativos à sustentabilidade, e fomentar a contribuição direta do setor aos ODS. O Oliver conta com um mestrado em Responsabilidade Social Corporativa com Gestão Ambiental e em Negócios Internacionais pela Universidade de York.

</p>
<p><center>Pedro Costa</center>

Pedro Costa

Coordenador Técnico da área de Gestão Financeira da Quidgest

Frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade de lisboa, com uma Pós-Graduação em sistemas de Informação no INESC. Desenvolveu a sua atividade profissional na área de desenvolvimento e modelação de sistemas de informação. Participou ativamente na implementação e definição de projetos de sistemas de informação na área da administração publica, sendo os casos mais recentes o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. Atualmente integra a equipa de Gestão Financeira da Quidgest, na qualidade de Coordenador Técnico.

</p>
<p><center>Pedro Mota</center>

Pedro Mota

Associate Consultant da Quint Wellington RedwoodAssociate Consultant da Quint Wellington Redwood

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tem ainda o Curso Geral de Gestão pela NOVA SBE. É consultor sénior experiente na indústria de Sistemas de Informação, tendo exercido funções como gestor e consultor na área das TI em diferentes multinacionais, como a Hewlett Packard, a Capgemini ou a GFI. Com projetos concretizados em vários países, é hoje consultor associado da Quint Wellington Redwood onde gere projetos de IT nas áreas Lean, DevOps, Service Management e Outsourcing.

</p>
<p><center>Rui Cortes</center>

Rui Cortes

Healthcare Improvement Expert @ Lean Health Portugal

Licenciado em Marketing pelo IPAM e com pós-graduação em Economia e Gestão da Saúde, tem frequentado toda a formação de Lean Healthcare o Virginia Mason, Seattle, USA. Tem uma forte paixão pelos clientes e pelo pensamento estratégico do Serviço Nacional de Saúde, desenvolvendo projectos de melhoria e programas de capacitação em diversos hospitais. É fundador da Lean Health Portugal e aluno de doutoramento em Saúde Internacional do IHMT da NOVA.

</p>
<p><center>Tiago Palhoto</center>

Tiago Palhoto

Lead Consultant para as metodologias ágeis na Comissão Europeia

Licenciado em Informática de Gestão pelo Instituto Superior de Gestão, contando já com mais de 19 anos de experiência profissional, 17 dos quais na definição e aplicação prática dos valores e princípios ágeis. É autor do livro Desenvolvimento Ágil de Software – Guia Prático", o primeiro manual (em Português) publicado em Portugal sobre a aplicação prática das metodologias ágeis aos projetos de desenvolvimento de software. Foi ainda o autor do primeiro inquérito realizado em Portugal (2017) sobre o “estado do Agile em Portugal”. A sua experiência e participação ativa na comunidade ágil leva-o a participar como orador em conferências da especialidade. Ao longo da última década tem colaborado maioritariamente com as Instituições Europeias, integrando atualmente o CoEPM (Centro de Excelência de Gestão de Projeto da Comissão Europeia), onde coordena a definição e aplicação da metodologia ágil da Comissão no contexto dos projetos de desenvolvimento.

VÍDEO Q-DAY 2017

“Este prémio deve-se em grande parte à equipa da Quidgest que está a trabalhar connosco e a esta forma ágil de trabalhar e de conseguir introduzir todas as nossas ideias, implementá-las e permitir-nos trabalhar com elas”

Carla NevesEurobic

“O Q-Day foi, sem dúvida, um momento muito especial de reflexão e antevisão do devir daquilo que serão as sociedades digitais, com especialistas que sabem do que falam!”

Ana Sampaio DiasEspaço Municipal

“Fantástico! Pessoas maravilhosas, oradores muito entusiasmados e competentes… Parabéns! Vocês são muito bons mesmo.”

Jack SoiferEconomista, Escritor e Consultor

“Foi visível o entusiasmo da equipa envolvida na organização do evento, e esse prazer contagia positivamente a assistência. É de louvar, como uma grande mais valia, a atribuição de prémios de co-inovação”

Maria Luisa MagalhãesFundação INATEL

“Apreciei muito a inteligência com que as apresentações foram feitas e a sua adequação à vida quotidiana e à vida real. Parabéns!”

Paulo Marrecas FerreiraProcuradoria-Geral da República

“Todos ajudaram a perceber o que tem corrido menos bem, não só ao nível da Administração Pública mas também das empresas privadas. Foram apontados caminhos que podem levar a corrigir alguns erros do passado e a mudar a gestão de projetos na área das TIC, em particular, e a gestão das organizações de um modo geral. Assim haja vontade por parte dos dirigentes aos diversos níveis e dos próprios colaboradores!”

Maria Lúcia PereiraAPDSI

“Um evento imperdível pelos insights e pelo networking. Absolutamente meritório que uma empresa privada tenha a capacidade de realização de um evento desta qualidade e dimensão.”

Paulo Marrecas FerreiraStrategic Marketing Adviser & Innovator

APOIOS

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com