DOWNLOAD
Apresentações
O Q-Day Conference 2018 vai realizar-se no dia 20 de Setembro, entre as 09h00 e as 18h00, em Lisboa.
É uma conferência anual sobre estratégia, inovação, empreendedorismo, modelos de decisão e internacionalização promovida pela Quidgest. É também um evento de interesse público e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, diversas associações, universidades e meios de comunicação social.
Tem conseguido reunir, ao longo dos anos, conceituados oradores e uma plateia de nível e muito interessada.
O Q-Day 2018 terá como tema “Hyper Agile, Lean & Machine Learning” que engloba a agilidade, a qualidade e a automação inteligente, as grandes tendências para o futuro próximo das tecnologias de informação (TI) e da gestão mais competitiva, num mundo em mudança exponencial.
A disrupção digital está a afetar, globalmente, todas as indústrias e serviços. Assim, torna-se imperativo agir de forma a poder dar resposta a um mundo em constante mudança. A solução passa pelo aumento da agilidade, tanto nas tecnologias e sistemas de informação, como nos processos de gestão.
O Hyper Agile é uma metodologia de desenvolvimento projetada para maximizar o potencial da organização, a partir de uma perspetiva de retorno sobre investimento (ROI). Tal como o atualmente famoso machine learning, também a hiper agilidade se baseia na criação sucessiva e incremental de novos programas, no sentido de melhorar, continuamente, o resultado alcançado.
A aplicação destes novos conceitos, de evolução continua, e automação, tanto nas tecnologias como na gestão, traz não só importantes ganhos de produtividade e qualidade, como maior resiliência e longevidade às organizações. Por isso as empresas e instituições mais dinâmicas, de todo o mundo, procuram incessantemente soluções de desenvolvimento rápido, com recurso a modelação e geração automática e, simultaneamente, metodologias, tipo Lean, que garantam a qualidade e a eliminação de ineficiências.
Junte-se a nós no dia 20 de setembro e prepare-se para conhecer o futuro!
As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.
Conferências / Auditório
08h45 Recepção dos participantes e café de boas-vindas
09h30 Painel 1 – Hyper Agile – Desenvolvimento de software e gestão àgil
10h30 Pausa para café
11h00 Painel 2 – Lean – Qualidade e eficiência de recursos
12h00 Entrega dos Prémios Co-Inovação
13h00 Almoço
14h30 Painel 3 – DevOps – Tecnologia e Negócio
15h30 Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável
16h00 Pausa para café
16h30 Painel 4 – Machine Learning – Automação e apoio à decisão
17h45 Sessão de Encerramento
Faça o download da agenda detalhada clicando aqui
Reflexão “Hyper Agile, Lean, DevOps e Machine Learning” – Countdown clique aqui
Faça o download das apresentações clicando aqui
Mestre em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, com tese desenvolvida com o grupo de Fault-tolerance and Dependable Systems da Universidade de Chalmers em Gotemburgo, Suécia. Executive Masters em Gestão de Projecto na Católica Porto Business School. Managing Partner da Fiercely, desenvolve e aplica a transformação aos vários níveis da organização: desde as equipas (Agile) até aos Processos de Engenharia que as suportam (DevOps). Experiente nas mais diversas tecnologias, sectores e organizações: de Automotive, a Seguros e TELCO; de grandes empresas a startups. Desenvolve também para projectos open-source (Redhat, etc).
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa, realizou o projeto final em Tampere University of Technology (Finlândia) na área de robótica e inteligência artificial. Desenvolveu a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de software, tendo participado na implementação de grandes projetos de desenvolvimento e sistemas de gestão, mais recentemente na Ordem dos Engenheiros, Câmara Municipal de Sintra e Universidade Nova de Lisboa, entre outros. Exerceu funções de coordenação da área de projetos especiais. Atualmente integra a equipa de I&D da Quidgest, contribuíndo para o melhoramento do Genio.
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa. Pós-graduação em Direito de Autor e da Sociedade da Informação, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Associação Portuguesa de Direito Intelectual. É coautora do livro “CLOUD – A Lei e a Prática: Guia e Perguntas Frequentes”, Almedina, uma parceria da VdA e da Microsoft (2016). Integra a Vieira de Almeida & Associados desde 2004. Atualmente é Associada Coordenadora da área de ICT, onde tem trabalhado ativamente em diversas operações, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente nos domínios das tecnologias de informação, das comunicações eletrónicas e da privacidade e proteção de dados pessoais.
Licenciada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra estudou Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de software, gestão de projetos. Exerceu funções de Gestão de Qualidade na indústria de moldes. Atualmente coordena a área de certificação de Segurança e Qualidade da Quidgest.
Licenciada em Engenharia de Materiais pelo Instituto Superior Tecnico. Completou os estudos em Demand Flow Technology no JCIT, e obteve certificação em 6Sigma no grau de Master Black Belt pela Air Academy Associates, ambos nos EUA. Foi responsável pela implementação do Delphi Manufacturing System na unidade da Delphi do Seixal tendo transitado para os quadros europeus da divisão Packard, onde chefiou o Lean Core Team Europeu, inicialmente com ênfase nos sistemas de Produção e Logística e Planeamento tendo integrado a equipa I&CIM (Inovation and Contínuous Improvement), pelo que recebeu um prémio em 2006. Foi também directora no programa de Melhoria Contínua da divisão Building Efficiency da Johnson Controls na Europa, desde a sua formação.
Ex-diretor global de sustentabilidade de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Colin assume-se hoje como Managing Director da TBL Services, empresa B-Corp focada em ajudar inúmeras organizações a contribuir diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao longo da sua carreira, ocupou diversos cargos de gestão de topo em grandes e pequenas empresas, focando-se no desenvolvimento de negócios, marketing, RH e gestão de projetos. Toda esta multiversatilidade o ajudou a desmistificar o funcionamento de organizações complexas e construir, através da sustentabilidade, novas operações, produtos e culturas organizacionais de valor acrescentado.
Licenciado e doutorado em Informática tendo a sua tese incidido sobre estudo e aplicação de algoritmos de machine learning. Atualmente é o coordenador da área de sistemas de informação de saúde e ciência da Quidgest. A sua experiência profissional e académica, nomeadamente como investigador, permite-lhe ter uma visão das potencialidades do machine learning, especialmente nas áreas da saúde, investigação e educação. Defensor das metodologias de lean management e agile developement acredita que o futuro das tecnologias de informação passa por processos mais simples, produtivos e de rápida evolução.
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projetos e Clientes. Foi VP North America and Caribbean na Quidgest, tendo sido responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos mercados Norte Americano e Caraíbas. É atualmente VP for People Operations Information Systems, e Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.
Professor Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT / UNL) é Doutorado em Informática pelo Imperial College London, Reino Unido. A sua área de investigação está focada em sistemas de informação multimedia, information mining e machine learning. Coordena/coordenou vários projetos de investigação internacionais, incluindo com parceiros dos EUA, nomeadamente a Universidade do Texas em Austin e a Universidade Carnegie Mellon. O seu trabalho recebeu várias distinções e prémios de que destacamos: Best paper nomination na ACM Conference in Multimedia Retrieval 2018, Best paper award na ACM Conference in Image and Video Retrieval em 2007 e Siemens Innovation and Communications Award in 2002.
Licenciado em Economia pela Universidade Lusíada de Lisboa, conta com mais de nove anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projetos e Clientes. É responsável por diversos projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de Gestão Financeira, nomeadamente no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, na Universidade Nova de Lisboa, entre outros. Atualmente, é coordenador da área de desenvolvimento de sistemas de Gestão Financeira da Quidgest, sendo responsável pela implementação do SNC-AP.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.
Participou em grandes projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão para a administração pública, nomeadamente, os ERP da Assembleia da República, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da Universidade Nova de Lisboa. É também especialista em sistemas de gestão de empreitadas, gestão de manutenção de infraestruturas e equipamentos e integração com plataformas eletrónicas de compras e faturação eletrónica. Recentemente tem estado envolvido no desenvolvimento de ERP e MES, totalmente web, este último com recurso a IoT e comunicação com os equipamentos de produção. É atualmente, o coordenador da área de Gestão Patrimonial da Quidgest, onde gere o desenvolvimento e implementação de sistemas de eProcurement, logística e ativos fixos.
Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, é mestre em Engenharia de Software pela Universidade de Coimbra e pelo Carnegie Mellon University. Consultor experiente de DevOps e Continuous Delivery, desenvolveu software, liderou equipas de desenvolvimento e gestão de qualidade e está focado na gestão de equipas e fluxo. Fiel defensor do DevOps tem ajudado grandes organizações nas áreas financeiras, jurídicas e produção, a adotar mecanismos de automação de testes e entrega contínua, além de entender o DevOps tanto numa perspectiva técnica como humana. Trabalhou em múltiplas tecnologias (Java, .Net, web, mobile) e indústrias (bancos, telecomunicações, jurídico, indústria, defesa e aviação). É co-autor do livro “Team Guide to Software Releasability” e co-curador dos conhecidos padrões de topologias de equipas de DevOps. Também é editor líder do “InfoQ DevOps” e co-fundador do meetup “DevOps Lisbon”.
Com formação superior nas áreas de Direito, Gestão e Economia Social, é desde 2002 Diretora Geral da Acreditar. A sua experiência profissional anterior passou por ser advogada, bem como gestora numa seguradora internacional.
Licenciada em Matemática Aplicada e Ciências da Computação pelo Instituto Superior Técnico está ligada, desde 1990, ao desenvolvimento de normas de Engenharia de Software. É correntemente consultora em CMMI for Development e CMMI for Services, entre outras normas como a ISO 9001, ISO 27001, COBIT, etc. Ao longo dos anos tem vindo a contribuir para os produtos IPMA, nomeadamente para o ICB (base da certificação 4LC), ICB4CCT (ICB para consultoria, coaching e formação e atualmente na divulgação do modelo PEB (Baseline de Excelência em Gestão de Projetos). Geriu inúmeros projetos de IT, tendo nos últimos anos focado a sua atuação na consultoria em gestão de projetos, bastante mais em clientes com gestão de tarefas em Agile que em modelos tradicionais.
Licenciada em Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa. Está ligada à area de planos de sáude há mais de 18 anos. Geriu inúmeros projetos de IT na área da saúde tanto a nível do seu desenho como implementação.No ultimo ano está a gerir uma área de BPO, utilizando a ferramenta GPS (Quidgest).
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com Mestrado em gestão pelo ISCTE. Trabalha desde 1998 na área da banca, tendo-se focado nas temáticas de gestão/automação de processos e gestão documental, desde 2002. Na Caixa Geral de Depósitos desde 2008, como Project Manager, liderou adoção de tecnologias e praticas BPM na instituição. Em 2015 assumiu a responsabilidade pelas unidades de Processos e Integração da Direção de Sistemas de Informação (DSI).
Licenciado em Informática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é diretor da unidade de negócio de EDI & Electronic Invoicing da Saphety (Sonae IM) e membro da comissão executiva da EESPA - European E-Invoicing Service Providers Association. Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções B2B e B2G no setor das tecnologias de informação é atualmente responsável pelas áreas de EDI e Faturação Eletrónica para os mercados de Portugal, Espanha e Colômbia.
Director of Consulting and Research da TBL Services, tem ajudado diversas organizações a avaliar e comunicar a sua performance relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um verdadeiro amante da sustentabilidade, lidera os projetos de consultoria da TBL que envolvem a renovação de estratégias, a criação de relatórios e o envolvimento da cadeia de fornecimento das indústrias com as políticas de sustentabilidade. Publica ativamente uma série de artigos de investigação focados na análise crítica do formato de comunicação das empresas do setor do café sobre os seus desempenho ambientais e sociais. Estes artigos têm servido o seu propósito: melhorar a transparência de dados relativos à sustentabilidade, e fomentar a contribuição direta do setor aos ODS. O Oliver conta com um mestrado em Responsabilidade Social Corporativa com Gestão Ambiental e em Negócios Internacionais pela Universidade de York.
Frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade de lisboa, com uma Pós-Graduação em sistemas de Informação no INESC. Desenvolveu a sua atividade profissional na área de desenvolvimento e modelação de sistemas de informação. Participou ativamente na implementação e definição de projetos de sistemas de informação na área da administração publica, sendo os casos mais recentes o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. Atualmente integra a equipa de Gestão Financeira da Quidgest, na qualidade de Coordenador Técnico.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tem ainda o Curso Geral de Gestão pela NOVA SBE. É consultor sénior experiente na indústria de Sistemas de Informação, tendo exercido funções como gestor e consultor na área das TI em diferentes multinacionais, como a Hewlett Packard, a Capgemini ou a GFI. Com projetos concretizados em vários países, é hoje consultor associado da Quint Wellington Redwood onde gere projetos de IT nas áreas Lean, DevOps, Service Management e Outsourcing.
Licenciado em Marketing pelo IPAM e com pós-graduação em Economia e Gestão da Saúde, tem frequentado toda a formação de Lean Healthcare o Virginia Mason, Seattle, USA. Tem uma forte paixão pelos clientes e pelo pensamento estratégico do Serviço Nacional de Saúde, desenvolvendo projectos de melhoria e programas de capacitação em diversos hospitais. É fundador da Lean Health Portugal e aluno de doutoramento em Saúde Internacional do IHMT da NOVA.
Licenciado em Informática de Gestão pelo Instituto Superior de Gestão, contando já com mais de 19 anos de experiência profissional, 17 dos quais na definição e aplicação prática dos valores e princípios ágeis. É autor do livro Desenvolvimento Ágil de Software – Guia Prático", o primeiro manual (em Português) publicado em Portugal sobre a aplicação prática das metodologias ágeis aos projetos de desenvolvimento de software. Foi ainda o autor do primeiro inquérito realizado em Portugal (2017) sobre o “estado do Agile em Portugal”. A sua experiência e participação ativa na comunidade ágil leva-o a participar como orador em conferências da especialidade. Ao longo da última década tem colaborado maioritariamente com as Instituições Europeias, integrando atualmente o CoEPM (Centro de Excelência de Gestão de Projeto da Comissão Europeia), onde coordena a definição e aplicação da metodologia ágil da Comissão no contexto dos projetos de desenvolvimento.