
DOWNLOAD
Apresentações
O Q-Day Conference 2016 sob o tema “Portugal, Sun, Sea & Software”, vai realizar-se no dia 22 de Setembro, entre as 09h00 e as 18h00, em Lisboa.
É uma conferência anual, de interesse público, sobre estratégica, inovação, empreendedorismo, modelos de decisão e internacionalização promovido pela Quidgest, com o apoio de diversas entidades.
Tem conseguido reunir, ao longo dos anos, conceituados oradores e uma plateia de nível e muito interessada. É dirigido a gestores, dirigentes públicos, políticos, diretores de informática e líderes de opinião.
“Portugal, Sun, Sea & Software” é o tema deste ano. Além do desporto, Portugal é uma referência europeia, mundialmente reconhecida pelo seu tempo de sol, pela sua extensão e tradição marítima, bem como pelo seu potencial turístico em geral. Tem todas as condições para sê-lo também no domínio das novas tecnologias nomeadamente ao nível do Software de Gestão.
Vamos divulgar o nosso mérito tecnológico, atraindo competências e aliando as nossas valências, e o nosso património ambiental e cultural, à capacidade de desempenharmos um papel de relevo na transformação digital global.
As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.
Conferências / Pequeno Auditório
08h45 Recepção dos participantes e café de boas-vindas
09h15 Sessão de Abertura | João Paulo Carvalho, Quidgest
09h20 Franklin Rivera, CEO da Soluciones y Servicios Tecnológicos S.A. – El Salvador
09h30 Painel 1 – Estratégias ganhadoras e criação de valor à escala global
10h30 Pausa para café
11h00 Painel 2 – Normas internacionais, simplificação de processos e soluções de apoio à decisão
12h00 Entrega dos Prémios Co-Inovação
13h00 Almoço
14h30 Painel 3 – Cooperação internacional e parcerias para a transformação digital global
15h45 Voluntariado Internacional em Projetos de Desenvolvimento Rural & Segurança Alimentar
16h00 Pausa para café
16h30 Painel 4 – Tecnologias que sustentam a competitividade nacional
17h45 Sessão de Encerramento
Faça o download das apresentações clicando aqui
Faça o download da agenda detalhada clicando aqui
Beatriz Bagoin Guimarães é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Portucalense. É certificada em Gestão de Projetos pelo IPMA e formadora certificada pelo IEFP. Iniciou a sua vida profissional como arquivista e assume atualmente as funções de Coordenadora do Departamento de sistemas de Gestão Documental e Processos de Negócio da Quidgest. É responsável por diversos projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de Gestão Documental e de Processos de Negócio, nomeadamente no Exército Português, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, na Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre outros. Recentemente, é gestora do projeto, relativo ao desenvolvimento do Sistema de Informação Legislativa em El Salvador, que irá gerir todo o processo de formação de lei nesse país.
Cláudia Gonçalves Barroso é licenciada em Ciências da Comunicação e detém um mestrado em Comunicação Estratégica pela Universidade Nova de Lisboa, focalizado no governo digital e impacto da Internet e redes sociais como ferramentas de comunicação com os cidadãos. Dirige atualmente a Equipa de Relações Internacionais da Agência para a Modernização Administrativa, abrangendo a representação junto da Comissão Europeia, OCDE, CPLP, entre outras comunidades, nas áreas do governo eletrónico e modernização administrativa. Previamente desempenhou funções no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, tendo sido advisor para o Banco Mundial, Banco Europeu de Investimento e Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, e teve também a seu cargo a Comunicação do InIR – Instituto de Infraestruturas Rodoviárias. Cláudia Gonçalves Barroso trabalha no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) há vários anos, tendo colaborado diretamente ou prestado serviços de consultoria de marketing e comunicação a empresas como a IBM, SAS, o analista de mercado IDC e outras empresas portuguesas a atuar no panorama nacional e internacional das TIC.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas e Mestre em Comunicação Multimédia pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor e Diretor do Programa Avançado de Gestão em Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Completou diversas pós-graduações em universidades europeias e americanas, lecionou e coordenou programas em várias escolas universitárias de gestão portuguesas e, nos últimos anos, tem repartido a atividade profissional entre funções de Gestão na Administração Pública, Empresas Públicas e Privadas, a docência universitária e a Consultoria/Formação profissional em Gestão Estratégica, Desenvolvimento Organizacional, Qualidade e Marketing, para Quadros Médios e Superiores. Foi também sucessivamente Administrador de empresas de tecnologias de Informação portuguesas e Presidente da ANETIE.
É autor do livro/vídeo ”Marketing para que te quero”.
É atualmente Presidente do Conselho de Administração do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE.
Franklin Rivera, licenciado em Engenharia do Software e Master em Direção Estratégica de Engenharia do Software, é o CEO da SST (Soluciones y Servicios Tecnológicos) em El Salvador. A empresa realiza serviços de consultoria e desenvolvimento na área TIC desde há 10 anos, participando em projectos para os sectores públicos de países como El Salvador, República Dominicana ou Panamá. Em 2015 a Quidgest estabeleceu parceria com a SST, tendo trabalhado em conjunto para a Assembleia Legislativa e o Ministério de Governação de El Salvador. Membros activos da Cámara Salvadoreña de Industrias de TIC – CASATIC e ganhadores de prémios como o INNOVATICS 2013, a SST representa o aliado perfeito na região centro americana, contribuindo nos projectos em fases chave quer no âmbito técnico, quer no tratamento com o cliente.
Gustavo Leitão, formado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Técnico, é especialista em optimização de processos P2P – Purchase to Pay, sendo actualmente o coordenador do Núcleo de Easy Procurement dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Nos últimos oito anos, liderou a implementação de soluções de e-Procurement, e-Sourcing e-Logistics, e-Payment em grandes organizações com operações multi-geografia, em sectores como Oil&Gas, Utilities, Logística e Transportes, Automóvel, Saúde e Administração Pública (Central e Local). Antes, na Presidência do Conselho de Ministros, conduziu o Programa Nacional de Compras Electrónicas. Conhecedor profundo das realidades B2B e B2G, tem por missão elevar os níveis de eficiência das organizações públicas e privadas, impulsionando práticas desmaterializadas e disruptivas.
Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 6 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projectos e Clientes. Atualmente é VP North America and Caribbean na Quidgest, sendo responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos mercados Norte Americano e Caraíbas. É igualmente na Quidgest Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.
Idalécio Lourenço, pós-graduado em Inteligência Estratégica pelo ISCSP e mestrado executivo em Gestão de Marketing pelo ISCTE/INDEG, frequentou outras instituições universitárias como a AESE, a Academia Militar, o Instituto de Defesa Nacional e a Universidade de Lisboa, em áreas como História, Geoeconomia, Análise Estratégia e Prospectiva, Segurança e Inteligência Competitiva. Foi redator, editor e diretor de diversos meios de comunicação ligados às Tecnologias de Informação e Economia, nomeadamente o Diário Económico, C Computerworld e CXO. Foi responsável de Marketing na Prológica e na ESRI e de Comunicação no SUCH. Exerceu as funções de assessor de imprensa no Ministério da Economia do XIII Governo Constitucional. Ocupa atualmente o cargo de Vogal Executivo do Centro Hospitalar do Oeste.
ack Soifer, de nacionalidade sueca, é mestrado em Economia e Educação pela Universidade de Estocolmo. Autor do livro bilingue “Portugal pós-Troika?” tem mais de 40 publicações em Português, Castelhano, Sueco e Inglês. São exemplos: A Grande Pequena Empresa, Empreender Turismo de Natureza e Entrepreneuring Sustainable Tourism. Escreve regularmente sobre empreendedorismo e boas práticas, tecnologia e turismo, para jornais e revistas em que se destaca a Vida Económica, o OJE, o Jornal de Negócios e o Público. Fundador da empresa sueca SWEDUC, realizou mais de 300 projetos de consultoria em 11 países, nomeadamente Rússia, Brasil, Angola, China e EUA. Tem experiência em 36 sectores, principalmente em PMEs e Turismo, trabalhou para a UNESCO e para o Banco Mundial. Edita o Skalgarve, newsletter, para empresários de turismo e o Swedutech, para 170 empresários e investidores portugueses e 130 de 29 países. Faz palestras em Associações Empresariais e Universidades. Foi Business Angel e juiz em International Sustainable Development Awards. Representa no Algarve a SVIV, Swedes Abroad, com 80.000 associados. É Conselheiro do CONCID-FAO, Conselho da Cidadania - Brasileiros ao Sul do Tejo.
Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joana Barroso iniciou o seu percurso profissional na Quidgest em Fevereiro de 2008. Integrou a área de desenvolvimento de soluções de Gestão Documental, tendo participado em vários projetos de desmaterialização de informação e reengenharia de processos de negócio. Atualmente é Consultora de Negócio da Quidgest, sendo responsável por projetos de clientes tão distintos como o Estado-Maior do Exército Português, a Empresa de Gestão do Parque Habitacional do Município de Cascais, E. M., o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Lisboa, entre outros.
João Gonçalves frequentou o curso de Engenharia Informática na Universidade de Évora. Atualmente é responsável pela geração de aplicações para Plataformas Web e Móveis, e lidera o desenvolvimento do projeto Sense. Exerceu funções como Senior Mobile Developer na NAD/ Design Solutions, na . EmergeIT, na Inova Software e foi Co Founder na Sources.pt.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.
José Félix Ribeiro, é licenciado em Economia pelo ISCEF e doutorado em relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colaborador regular do IDN -Instituto de Defesa Nacional e do IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais. Aposentado do Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território de que foi Sub-Diretor Geral. Responsável até 2011 da área de Prospetiva nos Cursos de Dirigentes da Administração Pública no INA – Instituto Nacional de Administração. Autor de uma obra sobre Economia Internacional, Economia Portuguesa e Prospetiva.
José Sousa Rego foi Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros de 2002 a 2016 e é defensor de reformas decisivas na Administração Pública, como condição para a obtenção de resultados significativos na governação.É licenciado em Sociologia pelo ISCTE e diplomado em Política Social pelo IES - Instituto de Estudos Sociais. Destaca-se ainda o Curso Avançado de Gestão Pública - INA, o Seminário sobre Riscos de Corrupção – TdC, o Curso Geral de Segurança de Matérias Classificadas - ANS, o Seminário de Alta Direção para dirigentes da Administração Pública - INA, o Curso de Especialização em Política da Concorrência – INA e ainda os Curso Integrado de Gestão e Curso de Gestão dos Recursos Humanos - CIFAG,IPE.Foi membro efetivo do Conselho Superior de Estatística e do Conselho Editorial da Revista DIRIGIR do IEFP, coordenador do Programa Piloto de Formação (PME) e do Programa REDE (micro e pequenas empresas), administrador de empresas e diretor dos CTT e do IEFP.
Luís Osório, licenciado em Engenharia Informática pela FCT/UNL é Professor Coordenador no Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores no ISEL (Informática). Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais como investigador, como coordenador e como perito de avaliação. Tem desenvolvido e coordenado um conjunto de projetos de I&D, financiados por programas europeus e nacionais e por parceiros industriais e entidades públicas, como a Brisa, Galpgeste, BP Portugal, APL, ANSR, entre outros, no desenvolvimento de arquiteturas de abertas para sistemas-TI (integrados/complexos) baseadas em serviços (SOA) na promoção de normas, na redução de dependências tecnológicas, promoção de sistema-TI de sistemas-TI abertos multifornecedor, como chave para a dinamização de uma indústria nacional TI de elevado valor acrescentado. É Coordenador do Colégio de Engenharia Informática da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.
Licenciado em Direito, Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais e Doutorando em Direito e Segurança, desenvolve atualmente projetos de investigação em matéria de Proteção de Dados, Ciberilicitude e Cibersegurança na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e no CEDIS-Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade. É Diretor Pedagógico no Centro de Formação em Proteção de Dados e Professor Assistente no ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial . Trabalha atualmente como Formador Técnico, como Consultor de Gestão em Proteção de Dados e Cibersegurança e como «Data Protection Officer» para diversas entidades em Portugal e outros países da União Europeia, estando credenciado como Auditor de Segurança Interna.. Foi nomeado recentemente Presidente da APCIBER – Associação para a Promoção da Cibersegurança e Proteção de Dados.
Mário Parra da Silva, frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa e o Instituto Superior Técnico. Trabalhou na Xerox, ICL e Alcatel. Especializou-se em Consultoria e Formação nas áreas de Marketing e Gestão Comercial. Fundador e Sócio-Gerente da Softag, SA e da Pedra Base, Lda, foi também empresário na área da Saúde. Fundou a APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, da qual foi Presidente da Direção. Foi chefe da Delegação Portuguesa no Grupo de Trabalho ISO 26000 Responsabilidade Social. Foi Chairman da rede europeia Prepare. Fundador e Presidente da Direção do Corporate Wellness International Institute. Membro do Conselho de Ética e dos Corpos Gerentes da CCP. Membro do Conselho de Ética da CERTIF. Membro da Comissão de Responsabilidade Corporativa & Anticorrupção da ICC Portugal. Consultor em Processos de Mudança, Estratégia Comercial, Bem-Estar Organizacional e Desenvolvimento Sustentável. É o Presidente da Aliança ODS Portugal e Network Representative da United Nations Global Compact em Portugal.
Pedro Machado é Mestre em Direção e Administração Internacional de Empresas e pós-graduado em Comércio Exterior e Marketing Internacional pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM). MBA pelo Centro de Estudos de Pós-graduação de Administração de Empresas da UPM. É Licenciado em Informática e Licenciado em Engenharia Multimédia pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa. Integrou os quadros de alguns dos maiores fabricantes tecnológicos mundiais, participando em projetos complexos tanto no domínio público como privado. Na Vodafone Portugal, exerce atualmente funções em Gestão de Risco, Corporate Security e Privacy Management. Foi docente de pós-graduação em gestão e administração de redes na Universidade Fernando Pessoa. É coordenador científico e docente de pós-graduação em Information Security na EdEA e docente da pós-graduação em Cibersegurança na Universidade Europeia. Formador de certificações internacionais no Grupo Rumos, é certificado em Gestão de Projetos pela IPMA e PRINCE2 pela APMG, ITIL, ISO/IEC27002, C|PTE (Certified Penetration Testing Engineer), CIW Security Analyst, entre muitas outras. Autor de diversos artigos e key-speaker em eventos de segurança e tecnologia de referência nacional e internacional. Membro do Projeto MNCDE&T da NATO e da Comissão Técnica Nacional CT163.
Pedro Rosa licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE. Atualmente é Managing Partner na MAIN HUB - Innovation, Incubation & Development, lda. e na Red Dog - Training and Consulting in IT. Anteriormente exerceu as funções de Chief Technology Officer na Worldadcom, de Developer Community Manager na Microsoft, de Consultant na ACE Plus, deTrainner na Rumos, de Quality Assurance Team / Buyers Team na Jerónimo Martins Dystrybucja S.A. e de Call Center Suport na TMN.
Sandra Miranda Ferreira é Chief Technology Officer na Microsoft Portugal e membro da Equipa de Liderança, endereçando, entre outros, temas de transformação digital, segurança, privacidade, compliance e política tecnológica. Anteriormente foi Managing Director na Accenture, membro do Conselho de Administração da Accenture Portugal e membro da Equipa de Liderança global para serviços de compliance e combate à fraude e evasão. Tem sido responsável pela coordenação e gestão de múltiplas iniciativas nas áreas de tecnologias de informação e consultoria de gestão, com projetos estratégicos em temáticas como gestão operacional, estratégia tecnológica, serviços online, transformação digital de processos, mobilidade e combate à fraude. É licenciada em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com uma Pós-Graduação em Comércio Electrónico pela Cocite, um Programa de Desenvolvimento de Competências de Gestão pela Universidade Católica e diversos programas de formação profissional nas áreas de gestão e tecnologias de informação.
Vasco Lagarto é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem o estatuto de Master of Science em Telecomunicações, pela Universidade de Essex, em Inglaterra. Iniciou a sua atividade profissional no Centro de Estudos de Telecomunicações da Portugal Telecom, a atual PT Inovação. Exerceu a profissão de docente na Universidade de Aveiro, lecionando várias disciplinas na área das telecomunicações. É Presidente da Comissão Executiva do Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT).
A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, e pioneira na modelação e geração inteligente de software. Através da plataforma exclusiva de IA generativa Genio desenvolve sistemas complexos, urgentes e específicos, prontos a evoluir continuamente, flexíveis e escaláveis, para várias tecnologias e plataformas. Parceiros e grandes organizações, como governos, empresas multinacionais e instituições multilaterais globais usam as soluções da Quidgest para alcançar as suas estratégias digitais.
R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com