Q-DAY Conference 2011

No dia 15 de Setembro, sob o tema “Vencer o Adamastor”, apresentámos organizações de excelência que estão na vanguarda da tecnologia e da inovação e debatemos soluções inovadoras para a retoma económica do país.

Dirigido a decisores políticos, gestores de topo, investigadores, professores, consultores e profissionais de diversas áreas, o Q-Day contou com temas e intervenções de relevo para a actualidade. Com a entrada do FMI no nosso país e os recentes ataques sofridos pelas agências de rating norte-americanas, a confiança no mercado português ressentiu-se. Propomos inspirarmo-nos na era áurea dos Descobrimentos, marcada por uma onda de inovação e criatividade e uma grande capacidade de adaptação para a superação das dificuldades do cruzamento do Atlântico, para ultrapassar com o maior sucesso o momento actual.

As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.

  • PORQUÊ IR AO Q-DAY 2011?

  • Mais de 200 congressistas estiveram presentes no Q-Day 2010
  • "Muito bom" foi a avaliação média qualitativa da experiência global
  • 50% dos presentes foram Administradores e Directores de organizações públicas e empresariais.
  • No Q-Day 2011 a Quidgest ofereceu um espaço único de debate com:

  • Prestigiados oradores especialistas em diferentes temáticas
  • Temas actuais ligados ao Empreendedorismo, Inovação, Economia e Tecnologia
  • Conferências e workshops em paralelo
  • Partilha de ideias e opiniões
  • Zona de exposição

AGENDA Q-DAY 2011

O Q-Day realizou-se entre as 9:00 e as 17:30 horas. As apresentações seleccionadas inseram-se dentro dos seguintes grupos temáticos:

Inovação além Fronteiras: a descoberta de novos caminhos

Reflexão sobre inovação, estratégia, capital intelectual e empreendedorismo, com perspectivas internas e externas. Jaime Quesado (Economista), Nuno Almeida (Managing Partner da Almeida Consulting), Moacir Bernardes (Consultor na Administração Pública no Brasil) e Isabel Caetano (COTEC Portugal) são os oradores confirmados neste painel.

Práticas de Co-Inovação: a rede dos bons talento

Convidámos as grandes empresas e instituições públicas que têm uma orientação para a inovação conjunta com PME nacionais, na linha do que as COTEC (espanhola e portuguesa) propõem como uma das melhores formas de criar valor, desenvolver a economia e melhorar o desempenho dos países. Oradores confirmados: Félix Esménio (Director de Serviços do IEFP), Maria João Veiga (Research and Innovation Engineer da Mota-Engil), Jorge Sales Gomes (CEO da Brisa Inovação e Tecnologia) e André Macara (Sócio-Gerente da Decimais).

A vontade que nos ata ao leme: a cidadania na gestão pública (rejeitar más práticas e distinguir o mérito)

Através do destaque de casos de sucesso, será transmitida uma palavra de apreço para o mérito de quem coloca o seu trabalho ao serviço da causa comum. Como oradores confirmados temos Paula Pedro (Directora do Gabinete de Apoio à Gestão do IGFSS), Francisco Silva (Técnico da Divisão de Formação do IDP), Jorge Marques dos Santos (Presidente do IPQ) e Anabela Pedroso (Vereadora não Executiva da Câmara Municipal de Oeiras).

Evidence IT: ultrapassar os mitos, mostrar resultados

É o painel mais tecnológico, mas mesmo assim centrado na noção de que a tecnologia dá valor ao que sabemos. Quando exportamos tecnologia, exportamos o conhecimento que a integra. Quando importamos, desvalorizamo-nos. Este ano procuraremos dar destaque à noção de que não basta fazer, é preciso também saber evidenciar. Oradores confirmados: Inês Cavaco (Industry Manager da Google), Miguel Figueiredo (Fundador e CEO da Excentric), Paulo Courela (Consultor da Quidgest).

ORADORES

</p>
<p><center>Anabela Pedroso</center>

Anabela Pedroso

Vereadora não Executiva na Câmara Municipal de Oeiras

Anabela Pedroso foi Adjunta do Secretário de Estado da Administração Pública para a área da qualificação dos recursos humanos da AP; Presidente da Agência para a Modernização Administrativa; Vogal do Conselho Directivo da UMIC- Agência para a Sociedade do Conhecimento; Secretária-Geral Adjunta do Ministério das Finanças; Vogal do Conselho Directivo do IGLC-Instituto para Gestão das Lojas do Cidadão. Em 2003 desenvolveu o Plano de Acção para o Governo Electrónico em Portugal. Actualmente é vereadora não executiva na Câmara Municipal de Oeiras e special advisor na Deloitte. Exerce ainda as funções de perita internacional convidada da OCDE/SIGMA para as áreas de Modernização Administrativa e Inovação. É formadora no Instituto Nacional de Administração (INA) desde 1982 e professora convidada em várias universidades. É também presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Informática da Segurança Social. Em 2009 recebeu o Prémio Best Leader Award, na categoria Administração Pública.

</p>
<p><center>André Macara</center>

André Macara

Sócio-Gerente da Decimais

Formado em Engenharia Multimídia do ramo da Informática no ISTEC em Portugal, é especialista em arquitectura de sistemas híbridos de redes (SHSW), Business Warehouse (BW) e Business Intelligence (BI). Fundou até ao momento 4 empresas, sendo duas Brasileiras, a Decimais e a IEG do Brasil, e duas Portuguesas, a Decimais Portugal e a 8Gpi, ligadas directamente ao uso de tecnologias inovadoras. Actualmente presta serviços de consultoria ao projecto Piraí Digital. Com o sucesso deste projecto, foi convidado pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro a liderar a implementação do Programa Estado Digital. Em 2011 foi agraciado com o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa oferecido pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.

</p>
<p><center>Félix Esménio</center>

Félix Esménio

Director do Centro Nacional de Qualificação de Formadores do IEFP

Félix Esménio, licenciado em Direito, é Director do Centro Nacional de Qualificação de Formadores do IEFP. Elaborou o Estratégico de Investimento (PEI) do IEFP, para o período de 2009 a 2013, com vista ao reequipamento e consolidação da Rede de Centros de Formação Profissional de Gestão Directa e Participada em todo o território nacional. Coordenou um Centro Novas Oportunidades (CNO) a funcionar num Centro de Formação Profissional de Gestão Participada e foi responsável pelo lançamento do projecto RVCC-PRO – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais, no âmbito do IEFP, em Fevereiro de 2005.

</p>
<p><center>Francisco Silva</center>

Francisco Silva

Técnico do Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

Licenciado em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, é actualmente técnico da Divisão de Formação do Instituto do Desporto de Portugal I.P. Entre outras atribuições é responsável pelo acompanhamento da implementação da Plataforma PRODesporto (ferramenta electrónica de gestão dos processos de certificação de recursos humanos do desporto). É ainda professor convidado no curso de Gestão em Organizações Desportivas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém. No passado teve responsabilidades na organização de eventos desportivos em organizações como o Comité Olímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Ginástica e exerceu funções de coordenação técnica de projectos desportivos no Estádio Universitário de Lisboa.

</p>
<p><center>Francisco Vital Ornai</center>

Francisco Vital Ornai

Primeiro Secretário da Embaixada da República Democrática de Timor-Leste

Francisco Vital Ornai, licenciado em Direito pela Universidade Norte de Sumatra, é Primeiro Secretário da Embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Lisboa, desde Agosto de 2010. Em 2003 começou por integrar a Divisão dos Assuntos Jurídicos e Tratados Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Timor-Leste. Entre 2008 e 2010 exerceu, neste mesmo Ministério, o cargo de Director dos Assuntos Jurídicos e Tratados Internacionais. Foi docente na Faculdade de Direito da Universidade Continental, em Díli. Tem marcado presença em várias conferências de nível nacional e internacional e frequentado vários cursos e formações nas áreas do Direito Internacional e da Diplomacia.

</p>
<p><center>Inês Cavaco</center>

Inês Cavaco

Google Portugal

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional enquanto Consultora de Estratégia na BCG (Boston Consulting Group). Lançou uma ONG no Brasil (Sitawi) na área do Financiamento Social e integra desde 2008 a Google Portugal, onde desempenha o cargo de Industry Manager, responsável pelos sectores Financeiro, Automóvel, Media, Educação e Governo.

</p>
<p><center>Isabel Caetano</center>

Isabel Caetano

COTEC Portugal

É licenciada e Mestre em Relações Internacionais. Frequentou o Programa Executivo ‘Driving Strategic Innovation’ no IMD e o programa de Doutoramento "Governação, Conhecimento e Inovação" na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no âmbito do qual tem em curso o seu projecto para a apresentação de tese de doutoramento. Desde 1990 desempenha actividade profissional nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Assumiu cargos de direcção departamental no INESC, na Agência de Inovação e, desde 2003, na COTEC Portugal. É actualmente Representante de Portugal, através do IPQ, no CEN TC 389 "Innovation Management", Avaliadora do IPAC, Delegada Nacional para o 7º PQ da União Europeia e Convenor do grupo de trabalho na área de "Innovation Assessment" no CEN TC389.

</p>
<p><center>Jaime Quesado</center>

Jaime Quesado

Economista

Pós-Graduado em Estudos Europeus e Ciência Política, foi docente da Universidade do Porto e da Universidade Católica. Mantém uma actividade permanente em jornais e revistas sobre temas de Gestão Estratégica, Inovação e Sociedade do Conhecimento. Economista e MBA pela Universidade do Porto, foi Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Exerceu funções de Direcção e Gestão no Grupo Amorim e na AEP – Associação Empresarial de Portugal.

</p>
<p><center>Jorge Marques dos Santos</center>

Jorge Marques dos Santos

Presidente do Instituto Português da Qualidade

Jorge Marques dos Santos é, desde Maio de 2004 o Presidente do IPQ- Instituto Português da Qualidade.
Licenciado em engenharia química pela Universidade do Porto, desenvolveu a sua actividade profissional desde 1974 no sector privado, tendo assumido funções de administração, primeiro na COPAM, Companhia Portuguesa de Amidos e posteriormente em várias áreas de negócio do Grupo SONAE. Desenvolveu também durante dez anos, actividades docentes de matemática no Instituto Superior de Economia, em Lisboa. Participou na Direcção de diversas associações, com destaque para a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e para a APLOG (Associação Portuguesa de Logística), tendo sido presidente de ambas. Canta no Coro Polyphonia Schola Cantorum, a cuja direcção actualmente preside.

</p>
<p><center>Jorge Sales Gomes</center>

Jorge Sales Gomes

CEO da Brisa Inovação e Tecnologia

Jorge Sales Gomes é licenciado em Engenharia de Produção Industrial - pela FCT/UNL, pós graduado em Engenharia Mecânica - Produção Integrada por Computador pelo IST/UTL e em Gestão pela Universidade Católica, sendo ainda Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG/UTL. Foi Director de Inovação e Tecnologia da Brisa Autoestradas e, desde 2009, é Administrador da Brisa Inovação e Tecnologia, uma empresa do grupo Brisa. É autor e co-autor de diversas publicações nas áreas da telemática rodoviária, qualidade e gestão, destacando-se a colaboração continuada com o sector dos moldes, nomeadamente no projecto Incubadora de Empresas OPEN.

</p>
<p><center>Maria João Veiga</center>

Maria João Veiga

Técnica de Inovação na Mota-Engil Engenharia e Construção SA

Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Iniciou a sua carreira profissional, em 2004, no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, tendo também colaborado no Grupo RAR – Imperial, Produtos Alimentares. Durante o período de 2007/2008 esteve em Madrid, na empresa Integra Environmental S.L., ligada ao sector ambiental. Há cerca de 2 anos integrou a equipa de inovação da Mota-Engil Engenharia, como gestora da plataforma de gestão da inovação, InnovCenter, sendo responsável por garantir a sua dinamização e a qualidade da informação disponibilizada. Maria João Veiga colaborou fortemente na concepção do InnovCenter, quer ao nível do conceito base, quer da usabilidade, contribuindo para que a plataforma fosse reconhecida pelo Nielsen Norman Group como uma das 10 melhores intranets internacionais para 2011 no “Best-designed Intranets for 2011”.

</p>
<p><center>Miguel Figueiredo</center>

Miguel Figueiredo

Fundador e CEO da Excentric

Com 15 anos de carreira, dos quais 10 foram ligados à web, Miguel é formado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica e com diversas pós-graduações em universidades como a London Business School, a IMD Switzerland, a EPG e a Universidade Nova.
Começou o seu percurso profissional em 1996, no Marketing da Unilever, onde esteve envolvido em projectos dentro e fora do País. Em 2001 foi, durante 5 anos, Director de Marketing da Sonaecom - Telecomunicações Residenciais Fixas, com responsabilidade sobre o Portal Clix, entre outras coisas.
Em 2006 saiu para fundar a Excentric, uma das top agências de Marketing digital em Portugal. Em 2010 cria a YOweb, empresa especializada na criação de serviços web para empresas. É também professor de Marketing Digital na Escola Superior de Comunicação Social.

</p>
<p><center>Moacir Bernardes</center>

Moacir Bernardes

Consultor na Administração Pública (Brasil)

Formado em Contabilidade e Administração de Empresas, Moacir Bernardes presta serviços de assessoria e consultoria a Câmaras Municipais e Prefeituras. Para as Câmaras tem desenvolvido projectos e participado na elaboração de orçamentos, regimentos internos, actualização de leis orgânicas municipais e audiências públicas. Na Prefeitura de Pilar é encarregado, entre outras actividades, pelas Audiências Públicas das Metas Fiscais da LDO e pelas Audiências da Saúde. Moacir Bernardes tem colaborado com as Câmaras de Vereadores de Rio Largo, Delmiro Gouveia, Campo Alegre e Marechal Deodoro.

</p>
<p><center>Nuno Almeida</center>

Nuno Almeida

Managing Partner da Almeida Consulting

Fundador da Almeida Consulting, Nuno Almeida é apaixonado pelo crescimento de empresas tecnológicas.
A empresa, sedeada no Reino Unido, está focada no apoio estratégico e aconselhamento de alta direcção a empresas tecnológicas que pretendem desenvolver o negócio e entrar em mercados de grande geração de valor, nomeadamente o mercado britânico, tendo apoiado mais de uma dúzia de empresas tecnológicas Portuguesas desde a sua fundação. Antes de 2009, o Nuno foi Business Development Director para a Critical Software em Portugal para os mercados de aeroespaço e defesa, crescendo o negócio a mais de 40%/ano, e foi co-fundador da subsidiária da empresa no Reino Unido que atingiu um volume de facturação de £2.5M em 2008. Mestrado em Automação e Robótica, o Nuno tem uma vasta experiência em projectos nas áreas de Saúde, Aeroespacial, Defesa, Transportes, Indústria Transformadora e Sector Público, tanto em Portugal, como na Europa e Estados Unidos, com responsabilidades de gestão empresarial, desenvolvimento de negócio, planeamento e gestão de projecto.

</p>
<p><center>Paula Pedro</center>

Paula Pedro

Directora do Gabinete de Apoio à Gestão do IGFSS

Paula Cristina Martins Pedro, 36 anos, licenciada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa, iniciou a sua carreira profissional em 1997, no sector privado, como auditora financeira na multinacional Ernst & Young e, mais tarde, na Sociedade de Revisores Oficiais de Contas Oliveira Lima, Neves da Silva e Fernanda Colaço, SROC.
No ano de 2002, ingressou no Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP, (IGFSS), onde é Directora do Gabinete de Apoio à Gestão, sendo responsável pelas áreas de assessoria ao Conselho Directivo, planeamento, controlo de gestão, gestão da qualidade e comunicação interna do IGFSS.

</p>
<p><center>Paulo Courela</center>

Paulo Courela

Consultor Senior da Quidgest

Paulo Courela é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e tem um MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Exerce funções na Quidgest como consultor na área de Gestão Estratégica no apoio à implementação do Balanced Scorecard na DGRS (Direcção Geral de Reinserção Social), no IPQ (Instituto Português da Qualidade), no ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), no IM (Instituto de Meteorologia) e no GEPMTSS (Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social), e também como Gestor de Projecto na implementação do SIG (Sistema Integrado de Gestão) na Assembleia da República.

“Este prémio deve-se em grande parte à equipa da Quidgest que está a trabalhar connosco e a esta forma ágil de trabalhar e de conseguir introduzir todas as nossas ideias, implementá-las e permitir-nos trabalhar com elas”

Carla NevesEurobic

“O Q-Day foi, sem dúvida, um momento muito especial de reflexão e antevisão do devir daquilo que serão as sociedades digitais, com especialistas que sabem do que falam!”

Ana Sampaio DiasEspaço Municipal

“Fantástico! Pessoas maravilhosas, oradores muito entusiasmados e competentes… Parabéns! Vocês são muito bons mesmo.”

Jack SoiferEconomista, Escritor e Consultor

“Foi visível o entusiasmo da equipa envolvida na organização do evento, e esse prazer contagia positivamente a assistência. É de louvar, como uma grande mais valia, a atribuição de prémios de co-inovação”

Maria Luisa MagalhãesFundação INATEL

“Apreciei muito a inteligência com que as apresentações foram feitas e a sua adequação à vida quotidiana e à vida real. Parabéns!”

Paulo Marrecas FerreiraProcuradoria-Geral da República

“Todos ajudaram a perceber o que tem corrido menos bem, não só ao nível da Administração Pública mas também das empresas privadas. Foram apontados caminhos que podem levar a corrigir alguns erros do passado e a mudar a gestão de projetos na área das TIC, em particular, e a gestão das organizações de um modo geral. Assim haja vontade por parte dos dirigentes aos diversos níveis e dos próprios colaboradores!”

Maria Lúcia PereiraAPDSI

“Um evento imperdível pelos insights e pelo networking. Absolutamente meritório que uma empresa privada tenha a capacidade de realização de um evento desta qualidade e dimensão.”

Paulo Marrecas FerreiraStrategic Marketing Adviser & Innovator

APOIOS

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa certificada

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com