APTO: ATUALIZAÇÃO DE SISTEMAS OBSOLETOS

atualização de sistemas obsotetos

DEVOLVER AGILIDADE ESTRATÉGICA AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Muitos dos sistemas de informação em funcionamento nas organizações, sobretudo nas mais complexas, não integram as evoluções tecnológicas mais recentes. O medo de evoluir está associado ao risco de perder funções que, ao longo do tempo, foram introduzidas no sistema e que fazem com que este, embora tecnologicamente ultrapassado, seja ajustado à realidade organizacional e, por isso, fundamental para a atividade desenvolvida. No passado, foi muitas vezes este sistema (agora obsoleto) que deu vantagens competitivas à organização. Ao guardar as práticas e a cultura da organização, o sistema é uma mais-valia, mas carece de flexibilidade.

A quase totalidade dos orçamentos de TI está capturada pelos custos de manutenção (OPEX) de sistemas de informação antigos/obsoletos. Isto impede o investimentos em inovação (CAPEX) e retira competitividade, eficiência e agilidade às organizações.
atualização de sistemas obsoletos

Para além dos elevados custos financeiros, há outros custos importantes decorrentes da manutenção de sistemas obsoletos:

  • Risco acrescido de falhas de segurança
  • Desmotivação dos colaboradores
  • Produtividade com quebras
  • Serviço ao cliente comprometido
  • Reputação da organização afetada negativamente
  • Dificuldade de análise de dados
  • Limites à inovação devido à falta de flexibilidade

Através do Genio, a Quidgest assegura que os sistemas de informação obsoletos de uma organização podem ser recriados com todas as suas funcionalidades. Além disso, garante a transição pacífica e segura de plataformas tecnológicas obsoletas para as mais recentes tecnologias, sem que se percam a coerência global e as funcionalidades do sistema.

atualização do sistemas obsoletos

O APTO (Atualização de Plataformas Tecnológicas Obsoletas) é um processo controlado de desenvolvimento automático através do qual se criam as condições para uma rápida evolução tecnológica de sistemas. O APTO ultrapassa as restrições e os constrangimentos habituais neste tipo de transição, que se calculam ser responsáveis por perdas de milhões de euros: em atrasos; em perdas de dados; em inadequação do sistema; em redução da produtividade; em períodos de inatividade; em custos escondidos.

Através do APTO é possível:

  • Manter processos, regras de negócios e práticas existentes de modo a garantir que a forma de trabalhar não sofre alterações.

  • Imitar as interfaces e funcionalidades do sistema antigo, criando os modelos relevantes e gerando depois o código automaticamente. A interface do utilizador também pode ser atualizado para gerar uma experiência de utilização mais intuitiva.

  • Ter a nova solução acessível através de qualquer platafoma web, garantindo uma transição suave para os clientes e capaz de evoluir de acordo com necessidades de negócios e exigências do cliente.

O APTO é suportado pelo Genio e restante sistema tecnológico da Quidgest, com base em plataformas de última geração. Garante a substituição de plataformas tecnológicas de manutenção dispendiosa, dependentes de uma única pessoa ou de difícil evolução. A transição processa-se aproveitando os dados armazenados e melhorando as funcionalidades do sistema antigo. Na prática, o APTO faz a migração das soluções tecnologicamente obsoletas, recriando-as com todas as suas funcionalidades nas mais modernas tecnologias, arquiteturas, linguagens de programação e metodologias de desenvolvimento.

FASES DE DESENVOLVIMENTO APTO

1.

LEVANTAMENTO DE FUNCIONALIDADES

Interfaces

Regras de negócio

Estrutura de dados

Processos

Perfis de utilizador

Inputs

Outputs

2.

MAPEAMENTO EM PADRÕES GENIO

Padrão equivalente

Usabilidade equivalente

Padrões transversais

Normalização de interfaces

Identificação de novos padrões

3.

CONVERGÊNCIA DE FUNCIONALIDADES

Funcionalidades específicas

Integrações

Desenvolvimento de novos padrões

Especializar padrões existentes

4.

VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO

Avaliar equivalências de interface

Comparar inputs e outputs por processo

Validar regras de negócio

Testar integrações

APTO: um processo de transição testado para recuperar o papel estratégico e a agilidade do seu sistema de informação

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com