Q-DAY Conference 2012

Valorizar as competências nacionais para sair da dependência externa, diversificar mercados para garantir novas oportunidades de negócio e preferir tecnologias inovadoras para ser bem sucedido lá fora. Sob o tema “A Rota das Exportações”, o Q-Day 2012 reuniu especialistas das mais diversas áreas de conhecimento e constituiu-se como um espaço único de debate e reflexão sobre novos modelos para o melhor posicionamento de Portugal na atual ordem económica internacional.

O Q-Day é o congresso anual dedicado à inovação, promovido pela Quidgest. Dirige-se a gestores de topo, dirigentes públicos, decisores, investigadores, professores, políticos, consultores, empreendedores, networkers e jornalistas.

As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.

  • PORQUÊ IR AO Q-DAY 2012?

  • Entre 2009 e 2011 mais de 600 congressistas participaram no Q-Day
  • Muito bom foi a avaliação média qualitativa da experiência global
  • 70 % dos participantes foram Gestores (organizações públicas e empresariais).
  • O que pode esperar do Q-Day 2012:

  • Conferências sobre Empreendedorismo, Gestão, Economia e Tecnologia;
  • Workshops, em paralelo, sobre sistemas e soluções inovadoras;
  • Espaço aberto à inovação, à partilha de novas ideias e opiniões;
  • Valorização das competências nacionais;
  • Contacto com especialistas das mais variadas áreas de negócio;
  • Networking qualificado;
  • Oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas.

AGENDA Q-DAY 2012

O Q-Day 2012 realizou-se no dia 18 de Setembro, entre as 09h00 e as 17h30. Nesta edição, o Q-Day concentrou 4 eventos num só dia! Isto significa que cada painel contou com um tema diferente, dirigido a um público-alvo distinto.

    • Descobrir a rota certa: inteligência económica ao serviço de um novo modelo de decisãoNeste painel serão discutidas soluções para a saída da atual dependência externa em que o país se encontra, através da valorização das competências nacionais e da aposta em produtos e serviços inovadores e geradores de valor. Jaime Quesado (Economista), José Vital Morgado (AICEP), Francisco Mendes Palma (BES) e João Paulo Carvalho (Quidgest) são os oradores confirmados neste painel.
    • Modelos de globalização em redeO esforço de internacionalização das empresas portuguesas não pode ser feito de forma solitária. Este painel irá debater novos modelos de globalização que promovem o esforço conjunto das organizações no processo de internacionalização das suas atividades. Oradores confirmados: Sérgio Pinheiro (Galp Energia), Alexander Coenen (Public Research), Bernardo Macedo (Inpakt) e Jorge Nascimento Rodrigues (Expresso).
    • Do capital ao talento: compromisso, proactividade, envolvimentoPainel dedicado ao capital humano e ao talento. Hoje, o que distingue as pessoas no mercado de trabalho não são só as competências técnicas mas sim a vontade de chegar mais longe e de arriscar procurando novos desafios e novas abordagens para o sucesso. Como oradores confirmados temos Hugo Ribeiro (Quidgest) e Miguel Gonçalves (Spark Agency). Serão ainda apresentadas “As melhores ideias de crowdsourcing em tecnologias da informação” por Joana Barroso (Quidgest).
    • O que levar na bagagem tecnológica para ser bem sucedido lá foraNeste painel, serão divulgadas as tecnologias mais facilmente exportáveis e que representam uma vantagem competitiva em qualquer parte do mundo: geração automática de software, plataformas mobile, smartcards, georeferenciação, assinatura digital e códigos 2D. Oradores confirmados: Michael Seufert (Deputado da Assembleia da República), Miguel Mira da Silva, (Instituto Superior Técnico), João Magalhães (FCT/UNL) e Bernardo Macedo (Embaixador Tecnológico da Quidgest).

Paralelamente às apresentações, decorreram workshops em ERP, Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Documental, Gestão Financeira e Gestão de Aprovisionamento e Patrimonial.

AGENDA

09h00 Café de boas-vindas

09h15  Sessão de Abertura

09h30 Painel 1 | Descobrir a rota certa: inteligência económica ao serviço de um novo
modelo de decisão – moderação por Alda Martins, Económico TV
 

// Jaime Quesado – Economista
// José Vital Morgado – AICEP
// Francisco Mendes Palma – BES
// Mercado Moçambicano

// João Paulo Carvalho – Quidgest

//Moderador: Alda Martins, Económico TV

11h00 Pausa para café

11h20 Painel 2 | Modelos de globalização em rede – moderação por Vasco Trigo, RTP

// Sérgio Pinheiro – Galp Energia
// Alexander Coenen – Public Research
// Bernardo Macedo – Inpakt
// Jorge Nascimento Rodrigues – Secção de Economia Expresso

13h00 Pausa para almoço

14h30 Painel 3 | Do capital ao talento: compromisso, proactividade, envolvimento –
moderação por Duarte Carreira, Revista Pessoal

// Hugo Ribeiro– Quidgest
// Miguel Gonçalves – Spark Agency
// “ExpertSourcing: os clientes no centro da solução” – apresentação de Joana Barroso
(Quidgest) e Carla Gomes (Quidgest)

16h00 Pausa para lanche

16h20 Painel 4 | O que levar na bagagem tecnológica para ser bem sucedido lá fora –
moderação por João Ramos, Expresso

// Michael Seufert – Deputado da Assembleia da República
// Miguel Mira da Silva – Instituto Superior Técnico
// João Magalhães – FCT/UNL
// Bernardo Macedo – Embaixador Tecnológico da Quidgest

17h15 Sessão de Encerramento

ORADORES

</p>
<p><center>Alda Martins</center>

Alda Martins

Apresentadora do Económico TV

Alda Martins integra a equipa do Diário Económico e é apresentadora do programa “Projecto Empresa” do Económico.TV. Licenciada em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, iniciou actividade no jornalismo em 1999 no semanário de economia “Euronotícias”, do onde saiu para dar início ao projecto Agência Financeira. Em 2003, o site de notícias económicas foi comprado pelo grupo da TVI e integrado no portal IOL. Durante a permanência na Media Capital, fez algumas colaborações para o canal, concluiu o curso de televisão do Cenjor e participou da direcção do site.

</p>
<p><center>Bernardo Sousa de Macedo</center>

Bernardo Sousa de Macedo

Fundador e CEO do Inpakt.com

Bernardo Sousa de Macedo é Fundador e CEO do Inpakt.com, a primeira rede social online do seu tipo que liga a responsabilidade social e o empreendedorismo social local e mundialmente. O projecto idealizado em 2007, já teve presença em programas de televisão nacionais, blogs na internet, jornais e revistas como a Vogue. A sua capacidade para empreendedorismo, programação e resolução de problemas, levou-o a ser CTO da Tux&Gill – agência de publicidade; Consultor para a RedFortune Ltd – Marketing e Comunicação baseada em Londres (presente); Partner e CTO da GoFind Lda, empresa que abriu com os seus amigos. Foi também programador principal na Easypay – sistemas de pagamentos, e por último, um “one man show” na IGMarketing (Interactive Global Marketing) durante 7 anos.

</p>
<p><center>Carla Gomes</center>

Carla Gomes

Consultora da Quidgest

Carla Gomes desenvolve a sua actividade profissional na Quidgest desde Setembro de 2007, integrando a área de Consultoria de Negócio. É licenciada em Sociologia do Trabalho, com especialização em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa. No passado, foi responsável pela gestão de contas empresariais da Vodafone Negócios e gestora de duas lojas próprias, em regime de franchising.

</p>
<p><center>Duarte Albuquerque Carreira</center>

Duarte Albuquerque Carreira

Jornalista e Coordenador Editorial da Revista Pessoal

Duarte Albuquerque Carreira é Jornalista e Coordenador Editorial da Pessoal, revista líder no segmento da gestão de Recursos Humanos, e responsável pela coordenação editorial de outros títulos da agência Tema Central, como o RHonline ou o Fora de Série RH. Coordenou editorialmente a edição de 2011 do Great Place to Work, distribuída juntamente com a revista Sábado. Jurista de formação, iniciou a sua carreira profissional, em 2006, no Semanário, título fundado em 1983 por Marcelo Rebelo de Sousa e José Miguel Júdice, tendo sido responsável pela Grande Entrevista política do jornal; jornalista parlamentar; e jornalista acreditado junto presidência portuguesa da União Europeia, em 2007. Para além de assumir diversos cargos político-partidários no PS e na JS, é membro da direcção da Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO).

</p>
<p><center>Francisco Mendes Palma</center>

Francisco Mendes Palma

Diretor do Espírito Santo Research e Administrador do Banco Espírito Santo Cabo Verde, S.A.

Francisco Mendes Palma é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui Mestrado em Economia pelo Colégio da Europa, Bélgica. É Director do Espírito Santo Research e Administrador do Banco Espírito Santo Cabo Verde, S.A.. Foi docente na Universidade Católica Portuguesa, assessor no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, além de consultor em empresas, projectos e estudos ligados a áreas temáticas da economia industrial, da regulação e concorrência, da energia e da inovação. Tem participado em conferências e debates, assim como em artigos e livros, nacionais e internacionais, sobre actividade económica, internacional e sectorial, energia, internacionalização económica, economia industrial, inovação e sustentabilidade.

</p>
<p><center>Hugo Ribeiro</center>

Hugo Ribeiro

Coordenador da área de Gestão de Recursos Humanos da Quidgest

Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É coordenador do departamento de sistemas de informação de Gestão de Recursos Humanos da Quidgest. Foi o responsável pela concepção, o desenvolvimento e a implementação das soluções Gestão de Competências, Gestão da Formação e Gestão de Orgânicas, entre outras, em algumas das organizações clientes da Quidgest.

</p>
<p><center>Jaime Quesado</center>

Jaime Quesado

Economista

Pós-Graduado em Estudos Europeus e Ciência Política, foi docente da Universidade do Porto e da Universidade Católica. Mantém uma actividade permanente em jornais e revistas sobre temas de Gestão Estratégica, Inovação e Sociedade do Conhecimento. Economista e MBA pela Universidade do Porto, foi Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Exerceu funções de Direcção e Gestão no Grupo Amorim e na AEP – Associação Empresarial de Portugal.

</p>
<p><center>João Magalhães</center>

João Magalhães

Professor no Departamento de Informática da FCT/UNL

Doutorado pelo Imperial College London (UK) em Computer Science, Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, João Magalhães é Professor no Departamento de Informática na Universidade Nova de Lisboa na área de motores de pesquisa para a web e multimédia, onde coordena vários projectos de investigação e de transferência de tecnologia. Anteriormente foi Investigador na Universidade de Sheffield, tendo iniciado a sua carreira na Siemens R&D Portugal na área de Telecomunicações. Recebeu o prémio de melhor artigo na conferência internacional da ACM sobre Multimedia Retrieval, o prémio de Jovem Engenheiro da Ordem dos Engenheiros e o prémio Invovação da Siemens R&D Portugal.

</p>
<p><center>João Paulo Carvalho</center>

João Paulo Carvalho

Senior Partner da Quidgest

João Paulo Carvalho é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (actual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (actual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das actividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.

</p>
<p><center>Jorge Nascimento Rodrigues</center>

Jorge Nascimento Rodrigues

Colaborador do Expresso e da Revista Exame

Jorge Nascimento Rodrigues colabora com o semanário Expresso desde 1983. É coordenador da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão e editor dos portais janelanaweb.com, Gurusonline.tv e geoscopio.tv. É autor e co-autor de diversos livros de gestão, empreendedorismo e história económica tendo publicado em 2011 o livro "Portugal, Pioneiro da Globalização" e mais recentemente os livros "Portugal na Bancarrota" e "Como o capital financeiro conquistou o mundo". Jorge Nascimento Rodrigues exerce também a função de editor executivo na Editora Centro Atlântico.

</p>
<p><center>José Vital Morgado</center>

José Vital Morgado

Administrador Executivo da AICEP

Licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico, ingressou no ICEP em 1987, onde foi director, em Portugal, e delegado em Nova Iorque e em Madrid, sendo vogal executivo da administração da AICEP desde a sua criação em Julho de 2007. O seu percurso profissional fez-se também em empresas do sector da construção como a Corul – Construções Urbanas, Lda., a Ilídio Monteiro Construções, Lda., e a Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas, Lda. Tem actualmente a seu cargo os pelouros do INOV Contacto, dos Recursos Humanos, do Património, Logística e Compras, e dos Sistemas e Tecnologias de Informação.

</p>
<p>

Deputado da Assembleia da República

Michael Seufert tem 29 anos e é mestrando em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Deputado desde 2009 pelo CDS, é coordenador no seu grupo parlamentar na Comissão de Educação, Ciência e Cultura e é relator nessa comissão para a Educação para o Empreendedorismo. É ainda membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública. Foi membro do Conselho Directivo da FEUP, presidente da Juventude Popular e trabalhou dez anos no Departamento de Turismo da Sandeman, em Vila Nova de Gaia.

</p>
<p><center>Miguel Gonçalves</center>

Miguel Gonçalves

Fundador da SparkAgency

Miguel Gonçalves é um psicólogo atípico, criativo com imaginação infantil que ao longo dos últimos anos tem vindo a transformar ideias em projectos fora-do-cubo. Fundou a SparkAgency, uma agência de criatividade especializada em design thinking e ecossistemas de aceleração e tem criado diversos frameworks que estão a redesenhar o interface entre pessoas e empresas, nomeadamente, o So Pitch, evento que aproxima uma nova geração de empresas com pessoas que querem trabalhar. É pintor e lançou o SliceWalking, um projecto que através de Arte, apoia neste momento mais de 40 famílias em países de 3º Mundo. No TEDxYouth Braga partilhou o que acredita sobre o mercado de trabalho. Tem 33 anos e quer Mudar o Mundo.

</p>
<p><center>Miguel Mira da Silva,</center>

Miguel Mira da Silva,

Professor no Instituto Superior Técnico

Miguel Mira da Silva obteve a licenciatura e o mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, o doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow na Escócia, e mais recentemente um prestigiado mestrado em gestão designado “Sloan Fellowship” pela London Business School. Exerce a sua actividade profissional há mais de 20 anos como consultor, investigador, e professor, tendo participado na criação de cinco empresas e publicado +80 artigos em revistas e conferências científicas internacionais. Actualmente é Professor de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico, responsável pelo grupo "Digital Services Innovation" no INOV, e consultor de diversas empresas.

</p>
<p><center>Sérgio C. Pinheiro</center>

Sérgio C. Pinheiro

Responsável pela Área de Inovação da Galp Energia

Responsável pela Área de Inovação da Galp Energia desde 2006. Entre 2003 e 2006, esteve envolvido no lançamento do projeto de lojas de Conveniência Tangerina e na gestão das lojas de conveniência M24. Foi Gestor Comercial da Sonae Distribuição entre 2001 e 2003, para as insígnias Modelo e Continente. Iniciou a sua carreira em 1999, no marketing de produtos de grande consumo na Kraft Foods em Madrid, tendo posteriormente transitado para a Kraft Foods em Bruxelas, com responsabilidade na gestão de várias marcas e lançamento de vários produtos. Master in Management (com distinção) e Diplôme de Grande École de Commerce pela ESCP Europe. Foi lhe atribuído o Prix d’Excellence 1999, pela Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris e pela ESCP/EAP, pelo melhor projeto de investigação em gestão desse ano.

“Este prémio deve-se em grande parte à equipa da Quidgest que está a trabalhar connosco e a esta forma ágil de trabalhar e de conseguir introduzir todas as nossas ideias, implementá-las e permitir-nos trabalhar com elas”

Carla NevesEurobic

“O Q-Day foi, sem dúvida, um momento muito especial de reflexão e antevisão do devir daquilo que serão as sociedades digitais, com especialistas que sabem do que falam!”

Ana Sampaio DiasEspaço Municipal

“Fantástico! Pessoas maravilhosas, oradores muito entusiasmados e competentes… Parabéns! Vocês são muito bons mesmo.”

Jack SoiferEconomista, Escritor e Consultor

“Foi visível o entusiasmo da equipa envolvida na organização do evento, e esse prazer contagia positivamente a assistência. É de louvar, como uma grande mais valia, a atribuição de prémios de co-inovação”

Maria Luisa MagalhãesFundação INATEL

“Apreciei muito a inteligência com que as apresentações foram feitas e a sua adequação à vida quotidiana e à vida real. Parabéns!”

Paulo Marrecas FerreiraProcuradoria-Geral da República

“Todos ajudaram a perceber o que tem corrido menos bem, não só ao nível da Administração Pública mas também das empresas privadas. Foram apontados caminhos que podem levar a corrigir alguns erros do passado e a mudar a gestão de projetos na área das TIC, em particular, e a gestão das organizações de um modo geral. Assim haja vontade por parte dos dirigentes aos diversos níveis e dos próprios colaboradores!”

Maria Lúcia PereiraAPDSI

“Um evento imperdível pelos insights e pelo networking. Absolutamente meritório que uma empresa privada tenha a capacidade de realização de um evento desta qualidade e dimensão.”

Paulo Marrecas FerreiraStrategic Marketing Adviser & Innovator

APOIOS

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com