q-day 2019

Q-Day 2019: The New Spring of Artificial Intelligence and models

Q-Day 2019: “The New Spring of Artificial Intelligence and models”

No próximo dia 18 de setembro terá lugar mais uma edição da Q-Day Conference. A 11.ª edição desta conferência anual sobre estratégia, inovação, empreendedorismo, modelos de decisão e internacionalização, promovida pela Quidgest, tem como tema central “The New Spring of Artificial Intelligence and models” e decorrerá, uma vez mais, na Culturgest, em Lisboa.
Estará a Inteligência Artificial (IA) a entrar numa nova primavera? Ao longo da sua história, a IA tem vivido períodos de euforia, aos quais se sucedem fases de “arrefecimento”. São os chamados “AI Winters”, em que tanto o financiamento de projetos ligados a esta ciência como o interesse na sua pesquisa decrescem significativamente. Porém, nos últimos anos, tem-se assistido a todo um novo hype à volta da IA, materializado em mais investimento, mais recursos e mais jovens talentos dirigidos para este domínio. Assistimos, assim, à IA na sua fase de primavera.
Com o software a refletir e a acompanhar o novo despertar da IA, as empresas que se pretendem diferenciar devem acompanhar esta evolução. A Quidgest tem vindo a trilhar, ao longo dos últimos 30 anos, um caminho neste sentido. Com o Genio é possível garantir aumentos extraordinários na produtividade dos desenvolvedores de software, já que este sistema pioneiro é declarativo (alinhado com o MDE) e recorre a mecanismos de inferência (de acordo com a Inteligência Artificial).
Como poderemos acelerar ainda mais esta evolução da IA? Estarão os líderes de opinião, empresários e dirigentes públicos dispostos e preparados para acompanhar esta vertiginosa aceleração nos seus processos produtivos? De que forma poderemos potenciar os avanços já alcançados?
Estas e outras questões serão debatidas em mais um Q-Day a não perder.