POLÍTICAS DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

(Qualidade, Ambiente, Segurança da Informação, Gestão de Serviços e Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar)

Política de Qualidade (ISO 9001)

A política prosseguida pela direção da Quidgest estabelece, como objetivo estratégico, conseguir obter e manter uma reputação de liderança de qualidade dos sistemas de informação que produz e dos serviços complementares que fornece, procurando sempre atingir e, se possível, superar as expetativas dos seus clientes.

Esta política da qualidade corresponde ao lema: “Quidgest, uma referência na produção de software”.

A Quidgest reconhece que o fator humano é o elemento fundamental para a obtenção da qualidade total da sua organização, e que lhe deve ser dado todo o apoio necessário para perfeito entendimento deste compromisso.

Objetivos que promovam a satisfação dos clientes e a produtividade dos colaboradores da Quidgest ou dos utilizadores dos seus sistemas de informação, serão considerados prioritários e terão todo o apoio da Direção.

É política da Quidgest promover e valorizar o comprometimento pessoal e individual de cada colaborador com o processo de melhoria contínua do sistema da qualidade, encorajando e facilitando a autoconfiança, a simplicidade e a agilidade em cada tarefa executada.

O compromisso da Quidgest é nunca comprometer a qualidade dos seus produtos e serviços. Procurar e conseguir a perfeição das coisas, promovendo a qualidade em todos os processos existentes é uma missão permanente, exigindo trabalho de equipa, comprometimento, propriedade e apoio de todos na equipa.

Política de Ambiente (ISO 14001)

A Quidgest considera que a sua atividade deve ser exercida no âmbito de uma cultura que promova o desenvolvimento sustentável, a prevenção da poluição e a minimização do impacte ambiental.

A decisão de adoção de um sistema de gestão ambiental corresponde a uma opção estratégica, a qual vai permitir que a Quidgest continue a expandir a sua atividade de acordo com as normas ambientais aplicáveis e internacionalmente reconhecidas.

Com este objetivo, a Administração da Quidgest assume o compromisso de cumprir todos os requisitos legais aplicáveis ao exercício da sua atividade, bem como de voluntariamente subscrever requisitos próprios que continuamente melhorem o seu desempenho ambiental.

Política de Segurança da Informação (ISO 27001)

A Quidgest considera a informação como um ativo essencial para o cumprimento das suas funções e para a atividade dos seus clientes e assume a responsabilidade pela sua proteção e segurança.

A adoção de um sistema de gestão da segurança da informação é uma decisão estratégica, que vai permitir que a Quidgest continue a expandir a sua atividade, de acordo com as normas e as regulamentações, sobre esta matéria, internacionalmente reconhecidas.

Com este objetivo, a Administração da Quidgest assume o compromisso de cumprir todos os requisitos legais e regulamentos europeus aplicáveis ao exercício da sua atividade.

A Quidgest compromete-se também a apoiar as iniciativas que visem fomentar a consciência dos seus colaboradores, clientes e fornecedores sobre a segurança da informação.

O objetivo desta Política de Segurança da Informação é estabelecer requisitos para garantir o nível apropriado de proteção de informação de todos os Sistemas de Informação que suportam as operações e o negócio da Quidgest, bem como, na componente sob a sua responsabilidade, de todos os Sistemas de Informação que suportam as operações e o negócio dos seus clientes.

Política de Gestão de Serviços (ISO 20000-1)

A adoção de um Sistema de Gestão de Serviços, em complemento a todos os outros referenciais de gestão, permite à Quidgest continuar a expandir a sua atividade numa ótica de melhoria continua e a cumprir com legislação e regulamentação aplicáveis.

Através do seu Sistema de Gestão de Serviços, a Quidgest assegura serviços de elevado desempenho em todas as áreas de atividade de apoio aos clientes, descritas no Portfólio de Serviços, no âmbito de uma cultura que visa a conformidade, a inovação, a segurança da informação e a responsabilidade social e ambiental.

Assegurando o respeito pelos diversos valores da cultura da Quidgest e com o apoio da implementação e sistematização de uma gestão por processos é promovida uma gestão eficiente dos seus recursos, a consciencialização dos seus colaboradores, a satisfação dos clientes e a sustentabilidade ambiental, social e económica.

Política da Conciliação (NP 4552)

A Quidgest reconhece a importância de promover um equilíbrio saudável entre as esferas profissional, familiar e pessoal e de como esse equilíbrio contribui para o bom desempenho global da empresa e das pessoas.

A decisão de adoção de um sistema de gestão da conciliação corresponde a uma opção estratégica, a qual vai permitir que a Quidgest continue a expandir a sua atividade de acordo com diretivas europeias e legislação nacional em matéria de conciliação profissional, familiar e pessoal.

Com este objetivo, a Administração da Quidgest assume o compromisso de cumprir os requisitos legais e normativos aplicáveis ao exercício da sua atividade, bem como de voluntariamente subscrever requisitos próprios que continuamente melhorem o desempenho do seu sistema de gestão da conciliação.

A Quidgest compromete-se também a apoiar as iniciativas que visem fomentar a consciência dos seus colaboradores, clientes e outras partes interessadas sobre o equilíbrio trabalho-vida.

Mensagem da nossa CEO

As Políticas do Sistema Integrado de Gestão da Quidgest (Qualidade, Ambiente, Segurança da Informação, Gestão de Serviços e Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar) resumem o compromisso da Quidgest com a excelência:

  • Promover uma mentalidade de qualidade para desenvolver e fornecer sistemas de informação e serviços que são confiáveis ​​e preferidos por nossos clientes
  • Cumprir as leis e regulamentos, bem como os requisitos internos
  • Desafiando-nos continuamente para melhorar nossa qualidade, meio ambiente e sistema de gestão de segurança da informação
  • Incentivar a participação e promoção de responsabilidades entre todos os funcionários e partes interessadas

A Quidgest compromete-se a fornecer a liderança, gestão e recursos necessários e a garantir que as políticas são revistas anualmente e comunicadas às partes interessadas.

Procurar e alcançar a perfeição e promover a qualidade em todos os processos existentes é uma missão permanente que exige trabalho em equipa, empenho, propriedade e apoio. Cada um de nós tem o poder de influenciá-la e confiar nela através da nossa liderança, dedicação e paixão.

PROCEDIMENTOS

Q01A. Documentação e Gestão de Processos

Os procedimentos do Sistema Integrado de Gestão da Quidgest estão institucionalizados e são praticados em toda a empresa: “That’s the way we do things around here”.

Q01B. Desempenho do Sistema Integrado de Gestão

“At Quidgest, to provide Quality evidence, we use tools rather than documents”. Os resultados da qualidade são evidenciados para toda a organização. “In God we trust. All others bring data” – Deming. “Output Matters”

Q01C. Comunicação e Coordenação

De acordo com a cultura participativa da Quidgest, 1) toda a informação empresarial existente é partilhada com todos os colaboradores, 2) a estrutura organizacional tem o mínimo de níveis hierárquicos e 3) as decisões coletivas são rapidamente assumidas e colocadas em prática (“a Quidgest aprende depressa”).

Q02A. Estratégia e Planeamento Global

Seguir uma estratégia equilibrada e sustentada de crescimento, suportada pelo nosso Balanced Scorecard.

Q02B. Análise e Decisão

Tomar decisões relevantes de forma descentralizada, segundo critérios de racionalidade partilhados por toda a empresa.

Q03A. Gestão de Pessoas

Desenvolver uma cultura empresarial que promove os valores de inovação, empreendedorismo, profissionalismo, autonomia, responsabilidade, participação e colaboração. Premiar o mérito, o esforço, a dedicação, a iniciativa e o aperfeiçoamento contínuo. Criar uma equipa multicultural, com vocação global.

Q03B. Recrutamento e Seleção

A competência atrai competência. A inovação atrai inovação.

Q03C. Formação Interna

Ampliar e valorizar constantemente as competências dos colaboradores da Quidgest.

Q03D. Avaliação de Desempenho

Reconhecer e premiar o mérito, o esforço, a dedicação, a iniciativa e o aperfeiçoamento contínuo.

Q03E. Gestão da Conciliação

Os procedimentos da conciliação da Quidgest estão institucionalizados e são praticados em toda a empresa: “That’s the way we treat and respect every person around here”.

A Quidgest define e revê as suas estratégias, políticas, práticas e processos de implementação de Gestão da Conciliação de acordo com os princípios e valores de:

  • Igualdade e não-discriminação
  •  Conciliação
  • Responsabilização
  • Transparência
  • Conduta ética e
  • Respeito pelas partes interessadas

Q04A. Instalações e Mobiliário

Garantir o funcionamento eficaz da Quidgest, através de opções “Best value for money

Q04B. Infraestrutura Lógica e Equipamentos

Garantir o funcionamento eficaz da Quidgest através da disponibilização aos colaboradores de tecnologia e ferramentas necessárias ao desenvolvimento.

Q05A. Gestão de Projetos

Executar projetos de elevada complexidade (urgentes, específicos, integrados, de grande dimensão ou continuamente alterados) ao nível do melhor que se faz no mundo. Desenvolver eficaz e simultaneamente múltiplos projetos, em múltiplas áreas, como empresa referência em sistemas de informação de gestão. Obter resultados mesmo onde os outros não são capazes.

Q05B. Gestão do Risco

A Quidgest é reconhecida como uma opção segura, estável, sem risco. Em último caso, o risco é assumido pela Quidgest.

Q05C. Validação e Aceitação

Alterações que melhorem a solução fornecida ao cliente, mesmo que inicialmente não previstas ou não contratadas, podem ser incorporadas no fornecimento, a expensas da Quidgest, desde que façam sentido e acrescentem valor à solução.

Q05D. Garantia da Qualidade do Processo e do Produto

Evidenciar um padrão de qualidade homogéneo, de elevado nível e reconhecido pelos mercados onde a Quidgest atua.

Q06. Elaboração da Proposta e Orçamentação do Projeto

Demonstrar a excelência, logo no Sumário Executivo. Encontrar o equilíbrio entre a valorização das competências da Quidgest e a satisfação das necessidades dos clientes do nosso Cliente.

Q07. Conceção e Gestão de Requisitos

Fomentar a co-inovação e privilegiar o envolvimento do cliente desde o início da conceção do produto (e não apenas após lhe ser fornecido um protótipo).

Q08A. Desenvolvimento de software

Recorrer exclusivamente à plataforma Genio, a qual é constantemente ampliada para acolher as tecnologias e as funcionalidades requeridas por novos projetos de desenvolvimento. Iniciar os sistemas pela estrutura de dados, mais estável que os processos.

Q08B. Integração

Fornecer sistemas realmente integrados: coerentes, sem duplicação de tarefas para os utilizadores e sem suportes de informação paralelos.

Q08C. Testes e Verificação

Política da QuidgestNa Quidgest, os testes não são responsabilidade de uma equipa externa. “Cease dependence on inspection to achieve quality. Inspections are costly and unreliable, and they don’t improve quality, they merely find a lack of quality. Don’t just find what you did wrong, eliminate the “wrongs” altogether.” – Deming.

Q08D. Instalação

Garantir que os sistemas fornecidos pela Quidgest funcionam adequadamente, no ambiente de produção do Cliente.

Q09. Assistência Técnica e Manutenção Evolutiva

Garantir que os Clientes da Quidgest têm soluções para sempre. Garantir que qualquer erro detetado, mesmo em fases adiantadas do ciclo de vida do projeto, é fácil e rapidamente corrigido e não volta a acontecer.

Q10. Formação

Desenvolver as competências de todos os utilizadores de sistemas da Quidgest e aumentar o seu valor e reconhecimento no mercado de trabalho.

Q11. Documentação

Criar documentação flexível (que se atualiza rapidamente) e eficaz (que é efetivamente usada), privilegiando suportes multimédia.

Q12. Marketing e Gestão de Oportunidades

Apresentar soluções tecnologicamente avançadas, que contribuam para o desenvolvimento das organizações e da sociedade. “Market the benefits, not the features of our products”.

Q13A. Gestão do relacionamento com o cliente

Desenvolver laços de confiança com todos os clientes, numa relação Win-Win. Facilitar e aprender com a reclamação.

Q13B. Gestão do relacionamento com o parceiro (QuidNet)

Desenvolver um ecosistema de parcerias de valor acrescentado, tanto a nível nacional, como a nível internacional. “Se queres ir depressa vai sozinho, se queres ir longe vai acompanhado” – provérbio africano.

Q13C. Satisfação dos Clientes

Incentivar o feedback dos clientes, essencial para a melhoria do nosso desempenho.

Q14. Inovação e Investigação

Estar na linha da frente, à escala mundial, na inovação e na investigação relacionada com model driven development e geração automática de software.

Q15. Tecnologia

Estruturar o processo de desenvolvimento automático de software em torno do Genio, a plataforma criada e continuamente melhorada na Quidgest para a gestão de metamodelos dinâmicos de especificações funcionais e a geração automática de código.

Q16A. Segurança de Pessoas e Bens

Garantir a segurança permanente de pessoas e bens.

Q16B. Segurança da Informação

Assegurar a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade da informação sob responsabilidade da Quidgest. Assegurar, na medida adequada, que os procedimentos que garantem a segurança da informação não impedem o desenvolvimento da atividade da Quidgest.

Q16C. Continuidade de Negócio

Assegurar que a atividade da Quidgest pode prosseguir, sem interrupções ou com um mínimo de interrupções, independentemente da imprevisibilidade e da gravidade do fenómeno que provoque a interrupção da atividade.

Q17. Aquisições

Dar oportunidade a fornecedores inovadores.

Q18. Ambiente e Responsabilidade Social

Melhorar continuamente o desempenho ambiental e o impacto das ações de responsabilidade social promovidas pela Quidgest.

Q19A. Ações Corretivas

Procurar insistentemente e eliminar as causas dos defeitos.

Q19B. Iniciativas de Melhoria

Melhorar continuamente é uma tarefa de todos. “Se eu não morresse, nunca, e eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas” – Cesário Verde.

Q19C. Auditorias Internas

Usar as auditorias internas como meio de garantir a melhoria contínua dos procedimentos.

Q19D. Revisão pela Gestão

Garantir o alinhamento do sistema de gestão da qualidade com a visão estratégica da empresa.

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com