ERP SINGAP da Quidgest @ Universidade Nova de Lisboa

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) já está a operar com a nova plataforma SINGAP da Quidgest, que inclui a Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Patrimonial e Gestão de Projetos, em funcionamento nas 11 Unidades Orgânicas. O projeto inovador foi concretizado num prazo recorde.

A NOVA está em grandes transformações. Desde fevereiro de 2017 que é uma Fundação Pública com regime de direito privado. Isso fez com que iniciasse uma profunda mudança, no sentido da uniformização de processos de todas as unidades orgânicas, usando apenas um único número de contribuinte mas garantindo a sua autonomia e especificidades. Este projeto enquadra-se na estratégia de afirmação nacional e internacional da NOVA, e pretende constituir uma importante vantagem competitiva na consolidação desta dinâmica e na sua Transformação Digital. Com cerca de 20.000 alunos, dos quais 2.000 são estrangeiros de 100 nacionalidades, 1.700 professores, 80 doutoramentos e 40 unidades de investigação, esta é a única universidade portuguesa, com menos de 50 anos, entre as 50 melhores do mundo.

A substituição dos vários sistemas de gestão existentes na NOVA, em tão curto prazo, foi conseguida pela Quidgest, ganhadora do concurso público internacional, graças à sua tecnologia inovadora e à longa experiência e reconhecimento pela qualidade de serviço na Administração Pública, nomeadamente na área da Educação e Ensino Superior.

O processamento de vencimentos de todas as Unidades foi implementado em cerca de 3 meses. A Gestão Financeira e Patrimonial ficaram em funcionamento um mês depois, altura em que a Fundação emitiu para a DGO o balancete consolidado de todas as Unidades.

Este é um dos mais avançados ERP do mercado, baseado na mais recente tecnologia (web, mobile, SQL, MVC) e desenvolvido com recurso à modelação e à inteligência artificial, através da plataforma de geração automática de código Genio. O SINGAP permitirá às unidades do universo NOVA maior agilidade no acompanhamento da sua atividade, endereçando dinamicamente os constantes e enormes desafios na gestão universitária.

Estamos habituados a grandes desafios na implementação de soluções complexas, em vários países, mas este foi um dos mais exigentes na história da nossa empresa, pelo prazo curto, pela dimensão e sobretudo pela quantidade de inovações introduzidas. A criação da Fundação NOVA e de todos os novos procedimentos necessários para suporte a esta nova realidade, tornou o desafio ainda maior”. Adiantou ainda que “esta é uma história de sucesso que estamos a criar, não apenas para uma das Universidades mais inovadoras do país mas, também, para todas as grandes empresas e instituições nacionais, que procuram inovar e melhorar o desempenho, com menos custos, no seu ERP.

Beatriz Guimarães | Gestora de Projeto da Quidgest

Já em produção, o sistema continuará o seu desenvolvimento previsto para as fases seguintes, nos anos posteriores.

É decisiva e urgente a adesão de todos os organismos públicos ao novo SNC-AP. A solução SINGAP Web da Quidgest é de utilização muito intuitiva para qualquer instituição pública, pelo que a migração de antigos sistemas POC é relativamente fácil de realizar. A equipa altamente experiente e especializada da Quidgest e seus parceiros está preparada para prestar o apoio necessário. Além disso, esta nova versão possui um grande número de funcionalidades que permitem aos seus utilizadores uma migração mais tranquila para a nova norma, incluindo a possibilidade de um paralelo de POC (P/E/AL) ou SNC com o SNC-AP e muito maior mobilidade.

Uma palavra final de apreço a toda a equipa da NOVA pelos desafios constantes colocados aos mais de 40 operacionais da Quidgest, envolvidos neste projeto, no sentido do enriquecimento da solução, num processo de co-inovação, muito caraterístico em todos os projetos da tecnológica portuguesa, por onde já passaram mais de 50 licenciados e mestres nesta importante instituição de Ensino Superior.

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, e pioneira na modelação e geração inteligente de software. Através da plataforma exclusiva de IA generativa Genio desenvolve sistemas complexos, urgentes e específicos, prontos a evoluir continuamente, flexíveis e escaláveis, para várias tecnologias e plataformas. Parceiros e grandes organizações, como governos, empresas multinacionais e instituições multilaterais globais usam as soluções da Quidgest para alcançar as suas estratégias digitais.

certificações quidgest

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com