Gestão de dados sensíveis de cidadania

CASO DE ESTUDO

sistema de gestão de dados de veteranos de guerra quidgest

Desde o fim da guerra civil, em 1992, que o governo de El Salvador tem promovido, ativamente, o crescimento económico, a estabilidade política e uma transição pacífica para um regime democrático.

Criação de um sistema que permitiu a recolha rápida e eficiente dos dados, garantindo uma melhor gestão da informação recolhida.

DESAFIO

Um dos maiores desafios que o governo enfrenta é a população deslocada, particularmente os cerca de cem mil veteranos da guerra civil, tanto das Forças Armadas como da guerrilha, dispersos por todo o território.
Com isto em mente, o governo de El Salvador realizou, em 2012, um censo para apurar o número de veteranos de guerra em todo o país. O censo foi realizado por funcionários do governo que registaram os dados recolhidos em formulários de papel, um processo comprovadamente caro, ineficiente e lento.

SOLUÇÃO

O governo decidiu reabrir o processo de censos em 2015, desta vez contratando os serviços da Quidgest. Foi criado um sistema de gestão que permitiu a recolha rápida e eficiente dos dados, garantindo uma melhor gestão da informação recolhida.
Em 2015, quando o novo censo foi organizado, os funcionários do governo inseriram as informações recolhidas, num sistema de base de dados centralizado, criado pela Quidgest.
De entre as principais funcionalidades do sistema destaque para o acesso imediato a todas as informações e histórico dos veteranos, edição de formulários e de documentos, gestão de requerimentos e petições, e, num estágio mais avançado, emissão automática de cartões de identificação especiais para os veteranos.

RESULTADOS

O sistema de gestão de veteranos de guerra da Quidgest não só simplificou o processo de criação do censo, tornando-o mais ágil e eficiente e minimizando a possibilidade de erro humano, como também permitiu ao governo de El Salvador melhorar a gestão das informações, aumentando assim a eficiência dos serviços governamentais para a cidadania.
A emissão automática de documentos de identidade foi outra peça fundamental do sistema, que ajudou a melhorar os serviços públicos. Apresentando os documentos de identidade, os veteranos podem aceder a uma série de serviços, nomeadamente, de saúde. Espera-se que essa possibilidade se possa aplicar a uma variedade de outros serviços públicos, por exemplo, pensões.

“Com fácil acesso a informações confiáveis, atuais, precisas e detalhadas sobre os veteranos, o governo pode planear, monitorizar, avaliar, comparar os dados e atuar de forma apropriada.”

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com