Cumprimento normativo exigido

CASO DE ESTUDO

A Portugália Airlines, atual TAP, exerce atividade nas áreas de operações de voo, manutenção e formação. Criada em 1990, a empresa iniciou a sua internacionalização dois anos mais tarde, com voos regulares para Colónia, Turim e Estrasburgo. Em meados de 2007, a PGA integrou o Grupo TAP passando a trabalhar em exclusividade para o Grupo como provedora de capacidade de voo através do aluguer das aeronaves à TAP Portugal.

Os principais objetivos alcançados com a solução foram a operacionalização, com grande eficiência, do processo de formação, exames e auditoria.

DESAFIO

Com o intuito de responder aos desafios colocados pela Agência Europeia para a Aviação e Segurança da Aviação (EASA),e obter a Certificação Parte 147 pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), a PGA sentiu a necessidade de implementação de um software de gestão da formação. O principal objetivo deste projeto era desenvolver um sistema que respondesse ao cumprimento normativo exigido pelas entidades reguladoras, que fosse userfriendly, de rápido desenvolvimento, facilmente adaptável, seguro e fiável.

SOLUÇÃO

O sistema permitiu à organização a gestão de todo o processo de formação, exame e auditoria, assim como a gestão de todo o processo pedagógico, permitindo uma gestão integrada e sistematizada de todos os requisitos, registos e documentos. Por outro lado, o processo de geração de exames permitia a geração de exames de formação base e tipo (componente teórica e prática).
Foi ainda desenvolvido, especificamente para a Portugália Airlines, o módulo de gestão de auditorias e não-conformidades, que veio permitir a elaboração dos planos de auditoria, definição dos requisitos e respetiva exportação de formulários e relatórios.

RESULTADOS

Os principais objetivos alcançados com a solução foram a operacionalização, com grande eficiência, do processo de formação, exames e auditoria. A implementação do sistema permitiu a obtenção do Certificado de Aprovação Técnica emitido pelo INAC.

“Posso dizer que foi um prazer trabalhar com toda a equipa da Quidgest, desde a consultoria de negócio, passando pelo departamento de desenvolvimento estratégico, até ao departamento técnico. Sem retirar mérito ao genio, considero que as pessoas que trabalham com a plataforma são o verdadeiro fator chave da empresa. Em súmula, a equipa da Quidgest é a excelência espelhada num conjunto.”

Daniel Coimbra, Gestor da Qualidade da PGA-MTO

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso