Gestão da formação

CASO DE ESTUDO

sistema de gestão de formação quidgest

A LASFORMAÇÃO-MTO é uma organização de Formação em Manutenção de Aeronaves com certificação Parte 147. Os cursos de formação são reconhecidos pela Entidade Reguladora Portuguesa, INAC I.P. (Instituto Nacional de Aviação Civil) e pela Agência Europeia para a Aviação e Segurança da Aviação (EASA), o que implica que os certificados de formação ou de exame emitidos sejam válidos em Portugal e em qualquer outro País da União Europeia.

A empresa de formação em manutenção em aeronaves considera, no entanto, que a não utilização de um software com valências de gestão iria garantidamente duplicar os custos.

DESAFIO

Na qualidade de organização de Formação de Manutenção de Aeronaves, com certificação EASA PARTE 147 e atendendo à especificidade da regulamentação inerente à sua atividade, não existia no mercado nenhum Sistema de Gestão de Formação em Manutenção de Aeronaves que preenchesse os requisitos e as necessidades da LASFORMAÇÃO-MTO, no que se refere à gestão de dados. Assim, a LASFORMAÇÃO-MTO sentiu a necessidade de procurar uma entidade que desenvolvesse uma ferramenta, assente em requisitos muito específicos, solicitados e esboçados pela escola, nomeadamente no que diz respeito à gestão de formandos e formadores, gestão de cursos, gestão de exames e gestão de documentação técnica.

SOLUÇÃO

Dada a inexistência, no mercado, de um produto para Gestão da Formação que se adequasse às necessidades da LASFORMAÇÃO-MTO, a empresa efetuou uma prospeção de mercado. A procura passou por empresas que desenvolvessem plataformas segundo as especificidades dos clientes. Das empresas consultadas, a LASFORMAÇÃOMTO optou pela Quidgest.

RESULTADOS

A maioria dos objetivos inicialmente definidos foram atingidos, sofrendo alguns ajustes ao longo do tempo. Entre os principais resultados alcançados com a implementação da ferramenta, a LAS FORMAÇÃO-MTO destaca um maior controlo e monitorização dos dados pelos diversos utilizadores, a partilha da informação, maior comunicação entre serviços através de uma base de dados única e a consequente eliminação de informação paralela.

A LASFORMAÇÃO-MTO nunca trabalhou sem um sistema de gestão da formação. Assim, não é possível medir a redução de custos pela implementação do mesmo. Considera-se, no entanto, que a não utilização de uma plataforma iria garantidamente mais que duplicar o trabalho realizado.”

Mónica Teixeira, Gestora da Formação da LASFORMAÇÃO-MTO

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso