QAP

Gestão de Auditorias Internas

Para apoiar todas as partes envolvidas em compliance e auditorias a garantir uma operação sustentável e dar uma maior maturidade aos processos, produtos e serviços das organizações, a Quidgest desenvolveu o sistema de Gestão de Auditorias Internas.

QAP sistema de gestão de auditorias internas

MAIS QUALIDADE COM MENOS ESFORÇO

As organizações líderes procuram certificar as suas operações nos vários modelos de referência e critérios normativos (e.g. ISO, NIST, CMMI, PCI Council, COBIT, Regulação, Legislação). O sistema QAP- Quality Appraisal da Quidgest  facilita o exigente e oneroso processo de gestão de auditorias.
Esta solução tem uma abordagem holística às necessidades de todos os utilizadores, apoiando todos os processos de mapeamento, acompanhamento e de emissão de relatórios, de forma a garantir a máxima eficácia.

O QUE FAZ O QAP

  • Mapeamento entre requisitos de referenciais distintos
  • Mapeamento entre requisitos normativos e testes
  • Planeamento do programa de auditorias
  • Execução dos testes de auditoria
  • Follow-up das constatações identificadas com identificação dos planos de ação e avaliações de eficácia
  • Reporting
  • Notificações
  • Dashboard
gestão de auditorias mais rápida

Reduza o tempo e os custos associados às auditorias

BENEFÍCIOS NOS PROCESSOS DE COMPLIANCE E AUDITORIA

  • Evita omissões, duplicações, redundâncias e incoerências

  • Agrupa controlos e reúne evidências de modo a minimizar o tempo de avaliação e de auditorias

  • Impulsiona o processo de melhoria contínua dos procedimentos, aumentando a sua eficiência e eficácia, graças ao domínio total que se tem sobre as implicações

  • Reduz os custos associados às auditorias

  • Descentraliza as atividades de auditoria de qualidade e verificação

  • Evolui continuamente e ajusta-se rápida e economicamente a novas exigências

OS QUATRO PILARES DO QAP

ACOMPANHAMENTO

Acompanha todos os estados de conformidade. Permite auditar, em simultâneo, vários objetos de auditoria segundo quaisquer critérios de referência e gera checklists automáticas para avaliação e registo de constatações. Adicionalmente, tem a vantagem de os auditores poderem anexar quaisquer documentos digitais às suas observações e constatações.

MAPEAMENTO

O mapeamento entre controlos implementados e requisitos normativos é feito de forma matricial. No decorrer do processo de auditoria, ao evidenciar o grau de conformidade de um controlo, é evidenciado automaticamente o grau de conformidade para uma série de requisitos de um ou vários critérios. Desta forma, reduz-se o tempo de auditoria e, consequentemente, os custos associados.

EVIDÊNCIAS & CRITÉRIOS

Cria pontes sólidas entre os controlos/evidências da organização e critérios de referência necessários, permitindo, assim, acompanhar os estados de conformidade e notificar os responsáveis pela implementação de correções e/ou planos de ações corretivas a executar.

REPORTING

Gera automaticamente os planos e relatórios de auditoria, por referencial, com indicação de todo o histórico de não-conformidades em aberto. Numa perspetiva de gestão, pode integrar com o Power BI para uma visão evolutiva e estratégica do grau de conformidade da organização e apresenta dashboards no sistema para comunicação e divulgação a todas as partes interessadas

GESTÃO DA MUDANÇA

Ainda que alguns membros consigam compreender as grandes mais-valias da introdução de um novo sistema que impulsione a produtividade e melhore os resultados, sabemos que estas mudanças pressupõem uma alteração na forma de atuar de todos os stakeholders internos.

ANTES

Partilhadas as mais-valias da mudança para um novo sistema com todos os stakeholders internos.

DURANTE

Ações de formação para que todos os profissionais operacionais aprendam as funcionalidades do novo sistema.

DEPOIS

Sessões de feedback com o objetivo de melhoria contínua do sistema de informação implementado, de forma a que evolua consoante as necessidades de todos os stakeholders.

Saiba mais sobre a abordagem da Quidgest à mudança de sistemas.

CLIENTES QUE USAM O QAP DA QUIDGEST

Garanta a eficácia na gestão das auditorias internas da sua organização