QAP

Gestão de Auditorias Internas

Com o objetivo de ajudar as empresas e instituições a reduzir os custos da qualidade, assegurando e mantendo os níveis requeridos de conformidade, a Quidgest desenvolveu uma solução inovadora de gestão de auditorias.

QAP sistema de gestão de auditorias internas

A SOLUÇÃO INDISPENSÁVEL PARA A GESTÃO DE AUDITORIAS INTERNAS

As empresas mais exigentes certificam os seus procedimentos de acordo com vários referenciais/critérios normativos (ISO, CMMI, PMI, DGERT, normas setoriais). Para facilitar o exigente processo de gestão de auditorias da Qualidade e para gerar resultados rigorosos, a Quidgest criou o QAP – Quality Appraisal.

  • Permite a identificação das políticas e procedimentos organizacionais.

  • Permite identificar os requisitos normativos de quaisquer referenciais.

  • Possibilita o registo e identificação dos controlos que estão implementados na organização para responder à conformidade dos requisitos, com definição do grau de criticidade para cada um deles.

  • Assegura o registo do histórico de todas as auditorias, não-conformidades, oportunidades de melhoria e lições aprendidas.

gestão de auditorias mais rápida

REDUZA O TEMPO E OS CUSTOS ASSOCIADOS ÀS AUDITORIAS

O QUE FAZ O QAP

ACOMPANHAMENTO

O QAP acompanha todos os estados de conformidade. Permite auditar, em simultâneo, vários objetos de auditoria (procedimentos, unidades orgânicas, controlos implementados) segundo quaisquer critérios de referência. Gera checklists automáticas para avaliação e registo de constatações. Adicionalmente, tem a vantagem de os auditores poderem anexar quaisquer documentos digitais às suas observações e constatações.

MAPEAMENTO

O mapeamento entre controlos implementados e requisitos normativos é feito de forma matricial. No decorrer do processo de auditoria, ao evidenciar o grau de conformidade de um controlo, é evidenciado automaticamente o grau de conformidade para uma série de requisitos de um ou vários critérios. Desta forma reduz-se o tempo de auditoria e, consequentemente, os custos associados.

RELAÇÃO EVIDÊNCIAS/CRITÉRIOS

O QAP cria pontes sólidas entre os controlos/evidências da organização e tantos quantos os critérios de referência necessários. Isto permite acompanhar os estados de conformidade e notificar os responsáveis pela implementação de correções e ou planos de ações corretivas a executar.

REPORTING

O QAP gera automaticamento os planos e relatórios de auditoria, por referencial, com indicação de todo o histórico de não-conformidades em aberto Numa perspetiva de gestão, o QAP permite integrar com o Power BI para uma visão evolutiva e estratégica do grau de conformidade da organização e, também, apresentar dashboards no sistema, para comunicação e divulgação a todas as partes interessadas.

VANTAGENS DO QAP PARA AS ORGANIZAÇÕES

  • Maior organização de todas as atividades de auditoria e verificação, com centralização de todas as constatações e evidências recolhidas pelas equipas de auditoria

  • Potenciação do processo de melhoria contínua dos procedimentos, aumentando a sua eficiência/eficácia, graças ao domínio total que se tem sobre as implicações

  • Desmaterialização definitiva dos processos em papel ou em folhas de Excel, aumentando o foco da auditoria na identificação de melhorias

  • Evita omissões, duplicações, redundâncias e incoerências

  • Permite a consulta e análise da informação em tempo real e os dados de histórico de forma eficaz

Garanta a eficácia na gestão das auditorias internas da sua organização