GIHABITA

Gestão Integrada de Habitação Social

A solução que permite gerir de forma eficiente e transversal todos os processos, informação e documentação relativos à inscrição, ordenação, lançamento e execução de pedidos para parque habitacionais.

GESTÃO HOLÍSTICA EM PROL DA EFICIÊNCIA

A gestão de habitações sociais é um exercício complexo do ponto de vista operacional e sensível a nível da informação e dos casos tratados.
A capacidade de resposta rápida aos desafios impostos pela gestão de habitações sociais é fundamental para garantir que os segmentos desfavorecidos das populações têm soluções atempadas. Contudo, são muitas as variáveis a ter em consideração pelos gestores, que despendem grande parte do seu tempo a agregar a informação de diferentes fontes.

Tendo estes desafios em consideração, a Quidgest desenvolveu o GIHABITA, um sistema de gestão integrada desenhado para dar resposta às necessidades das entidades gestoras de habitações sociais.

GESTÃO HABITACIONAL

  • Gestão de inquilinos
  • Gestão de contratos comerciais e de habitação
  • Cálculo de proposta/simulação de renda
  • Registo de rendas a aplicar em cada contrato
  • Calendarização e processamento mensal das rendas em vigor
  • Emissão de listagens de controlo e gestão

GESTÃO DE ATIVIDADES

  • Gestão de atividades associadas aos contratos
  • Gestão de equipas de trabalho
  • Emissão de listagens e fichas auxiliares às visitas/atividades

GESTÃO DE PROCESSOS DE CONTENCIOSO

  • Acompanhamento e registo dos processos judiciais associados
  • Processos em contencioso associados a contratos
  • Registo e histórico das várias ações decorridas no processo

GESTÃO DE IMÓVEIS – TABELAS BASE

  • Controlo das tabelas auxiliares ao funcionamento dos módulos anteriores
  • Gestão de frações, edificações, bairros e freguesias

PRODUTIVIDADE ASSENTE EM TRÊS EIXOS

Gestão de Património

No centro de todas as operações encontramos a informação sobre o património do Município, ou seja, os bairros e fogos de habitação social, onde se inclui o inventário dos imóveis e espaços e respetiva atribuição e manutenção. A agregação de toda esta informação dá acesso a uma visão de 360º e em tempo real de todos os bens pertencentes à entidade gestora.

Gestão de Documentos

Nos processos de documentos, cuja digitalização assume um papel fundamental para a desmaterialização e rápido processamento dos pedidos, encontramos os dados sobre a atribuição de habitação – quer por concessão social direta ou por arrendamento –, a possibilidade de gerir os contratos com os inquilinos e a informação sobre os agregados familiares.

Gestão Financeira

Por fim, encontramos o módulo de gestão financeira, onde se podem executar atividades de cobrança de dívidas, emissão de recibos de rendas e controlar pagamentos de forma simplificada.

Através da automatização de processos habitualmente realizados manualmente e da integração de todas as atividades, não só é possível garantir tempos de resposta mais rápidos por parte dos gestores, cuja produtividade aumenta substancialmente e que, por consequência, apoiam mais rapidamente os munícipes, como também melhorar os custos operacionais.

Garantir uma operação eficaz ao mesmo tempo que se conservam e atribuem rapidamente os bens imobiliários aos munícipes em dificuldades é uma tarefa árdua.

SAIBA COMO PODEMOS AJUDAR

EVOLUÇÃO CONTÍNUA E AJUSTE LEGISLATIVO SEM ATRITO

Devido à natureza do GENIO, a plataforma de desenvolvimento de software da Quidgest, todos os sistemas desenhados e desenvolvidos pelas nossas equipas têm a possibilidade de fazer ajustes e de introduzir novas funcionalidades de forma rápida e sem erros, garantindo a estabilidade da operação mesmo em tempos de mudança.
Este aspeto é especialmente importante para as entidades que tenham como objetivo estar em contínua inovação e melhoria de processos, bem como ajustar a sua operação a novos regulamentos / guias de atuação locais.

20%

DE REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS

Entre os vários clientes, o GIHABITA é atualmente utilizado pela Cascais Envolvente, entidade que gere mais de 3.000 habitações Concelho de Cascais. Além da gestão dos imóveis, a organização cascalense gere também os parques infantis, jardins e os polidesportivos pertences aos cerca de 40 bairros.
De acordo com a Cascais Envolvente, a introdução do GIHABITA resultou numa redução de 20% nos custos operacionais.

“De um modo global, a equipa da Quidgest deu uma boa reposta às nossas necessidades. Desde início teve uma atitude de abertura, compreensão, disponibilidade e simpatia. Esta atitude é uma constante desde os dirigentes aos operacionais.”
Conceição Pinto, Assessora da Administração da EMGHA (atual Cascais Envolvente)

VANTAGENS DA SOLUÇÃO

  • Anulação da duplicação de esforços

  • Controlo do acesso aos dados

  • Introdução eficiente de dados

  • Automatização/Simplificação de processos

  • Simplificação da comunicação interna e externa

  • Evolução constante

Resposta rápida e eficiente aos desafios impostos pela gestão de habitações sociais