CINEL e Quidgest promoveram formação em desenvolvimento de software

“Criação Ágil de Sistemas de Informação” foi o nome da ação de formação profissional, inovadora, a desenvolvida em junho de 2017 no CINEL – Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação.
Destinada a jovens preferencialmente licenciados em qualquer área, pretendeu alargar as oportunidades de emprego nas Tecnologias de Informação, mesmo a quem não tivesse uma formação técnica nas ciências da computação.
Estima-se que faltem 700 mil a 1 milhão de programadores na Europa até 2020.
A Quidgest acredita que, se a programação for efetuada com modelação (à semelhança dos conceitos da Indústria 4.0) e depois gerada automaticamente, em vez de ser feita em código, manualmente, esta carência será muito menor.
O CINEL, tal como já faz noutras áreas – como a robótica -, ambiciona ser uma escola de referência na preparação de profissionais para indústria de software do futuro, enveredando por este caminho da automação, na expetativa de contribuir para a empregabilidade de jovens desempregados. Após uma formação teórica e prática em sala durante duas semanas, os formandos desenvolveram, pelo período de três meses, em várias empresas aderentes, uma atividade em contexto de trabalho, com o objetivo de conceber e oferecer um sistema de informação.