Empresas portuguesas respondem ao apelo das Nações Unidas de combate às alterações climáticas
Apresentada recentemente pelo United Nations Global Compact e assinada por diversos líderes empresariais, a “Business Ambition for 1.5ºC” é uma iniciativa que responsabiliza as empresas, a nível mundial, pelo estabelecimento de metas e objetivos de redução das emissões para alcançar as zero emissões líquidas até 2050 e limitar o aquecimento global a 1.5ºC até 2030.
A Cerimónia Solene de assinatura da “Business Ambition for 1.5ºC”, que contou com a participação de Lise Kingo, CEO e Executive Director do United Nations Global Compact, foi um dos momentos altos da Conferência Internacional “Making Global Goals Local Business – Iberia”, que decorreu, no dia 6 de novembro, na Culturgest, Lisboa. Esta iniciativa do United Nations Global Compact que está a ser promovida em diversos países, chegou, agora, a Portugal.
À EDP e à Scoop – que foram as primeiras empresas portuguesas a assumirem este compromisso “Business Ambition for 1.5ºC”, em setembro último e no âmbito do Climate Summit, em Nova Iorque – juntaram-se, agora, outras 21 organizações (19 portuguesas e duas espanholas). A Quidgest é uma delas.
O documento encoraja as organizações a empenharem-se verdadeiramente na preservação do planeta, exigindo a assunção de um compromisso com metas concretas que devem ser alcançadas em matéria de redução da emissão de gases com efeito de estufa, essenciais para travar o aquecimento global. Alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera são os seus principais objetivos.
Empresas portuguesas que assinaram a carta de compromisso:
Empresas espanholas que assinaram a carta de compromisso: