talks on mde and ai 2020

Talks on Model Driven Engineering and Artificial Intelligence Approaches

– A Algoritmização da Arquitetura –

Tal como várias outras áreas, a Arquitetura está a atravessar uma profunda mas irreversível mudança: uma nova geração de praticantes começa a empregar abordagens algorítmicas nos seus processos de projeto, o que lhes permite conceber formas que antes eram quase impensáveis. Para além disso, usando algoritmos, automatizam os processos de projeto e de análise e, consequentemente, podem optimizar projetos. Isto permite melhorar o seu comportamento em diferentes métricas, nomeadamente a resistência estrutural e o conforto lumínico e térmico.

Nesta apresentação discutiremos a algoritmização da arquitetura e iremos apresentar alguns desenvolvimentos recentes nesta área.

O orador convidado é António Menezes Leitão*.

Será também apresentado nesta sessão o conference paperModel Driven Automatic Code Generation: An Evolutionary Approach to Disruptive Innovation Benefits” da autoria de João Penha-Lopes, Manuel Au-Yong-Oliveira e Ramiro Gonçalves.

O orador convidado é João Penha-Lopes**.

Inscrições gratuitas, limitadas à capacidade do auditório, mas com registo obrigatório. Almoço ligeiro oferecido aos participantes.

(*) António Menezes Leitão é licenciado em Eng. Mecânica, mestre em Eng. Eletrotécnica e doutorado em Eng. Informática pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. Presentemente, é Professor Auxiliar da mesma escola e investigador senior do INESC-ID, no Grupo de Eng. de Software, lecionando e investigando em Computação e Arquitetura.

(**) João Penha-Lopes é Master of Science – MS Field Of Study Telecommunications Engineering pelo Instituto Superior Técnico e PhD Field Of Study Information Management pela Universidad de Alcalá. É atualmente VP Global Growth na Quidgest.

Esta sessão faz parte duma série de encontros promovidos regularmente entre o Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e a Quidgest, realizam-se à hora de almoço e contam com diversos oradores convidados.

A APDSI, a COTEC, o CS03 do IPQ e o Link to Leaders apoiam também esta iniciativa.

Edições anteriores:

12 abr. 2019: Engenharia orientada por modelos

21 fev. 2019: Pontos de função – Model versus Low-Code

28 jan. 2019: Demonstração prática de desenvolvimento de software com automação

18 jan. 2019:  Tecnologias baseadas em modelos (MDE) e em técnicas de inteligência artificial (IA)