4.º Seminário Tecnológico

NOVAS IDEIAS SOBRE A ENGENHARIA DO SOFTWARE

No passado dia 17 de março realizou-se uma nova edição do Seminário Tecnológico, uma iniciativa anual dedicada à Engenharia do Software.
No ano passado, a equipa de I&D da Quidgest defendeu a geração automática, associada a uma metodologia Agile, como a forma mais eficaz de desenvolver sistemas de informação de qualidade. Através da apresentação da plataforma Genio, os participantes tiveram a oportunidade de ver ao vivo como se constrói um sistema simples em menos de 4 minutos e como se mantém o controlo sobre um sistema complexo, com centenas de tabelas, milhares de linhas de código e em permanente evolução.
Nesta 4.ª edição do Seminário Tecnológico foram debatidas, num formato dinâmico e interactivo, as principais diferenças entre modelos de maturidade e geração automática de software e procurou-se perceber até que ponto estes dois paradigmas podem ser integrados com o objectivo de melhorar o desempenho das equipas e a qualidade dos produtos desenvolvidos.
Do conjunto de propostas disruptivas apresentadas, foram abordadas temáticas tais como a realização, ou não, de testes de software, o levantamento e/ou alteração de requisitos, o aumento ou redução do número de gestores de projecto, o lugar dos sistemas de controlo, onde preservar a lógica do negócio, as etapas de implementação do CMMI, entre outras.
Houve ainda espaço para a apresentação das últimas inovações na Engenharia do Software da Quidgest e das consequências positivas no desempenho das organizações, nomeadamente no aumento da produtividade e racionalização de recursos. Acreditamos que o futuro passa pela engenharia conduzida por modelos (Model Driven Engineering) de forma a proporcionar uma manutenção técnica e evolutiva dos sistemas instalados, continuamente actualizados.
O seminário destinou-se a responsáveis tecnológicos de clientes e parceiros Quidgest, a engenheiros de software, a engenheiros do conhecimento, a professores universitários na área da engenharia do software, a consultores tecnológicos, a quem acompanha de muito perto a evolução tecnológica ou é responsável pela adopção de tecnologias. 

PROGRAMA

  1. Genio: 1 Visão, 4 Aplicações, 1 Sistema. Como criar um sistema de informação completo a partir de um mesmo modelo;
  2. Modelos de Maturidade vs Geração Automática: O que produz resultados mais rápidos? O que permite um melhor retorno do investimento? Em qual apostar primeiro?
  3. Como adaptar o CMMI à Geração Automática e a Geração Automática ao CMMI;
  4. Inovação: práticas disruptivas na Engenharia de Software;