Otimizar a Gestão de Recursos Humanos na hotelaria de luxo

CASO DE ESTUDO

software ritz

O Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, é gerido pela Four Seasons Hotels and Resorts, empresa de topo no setor da hotelaria de luxo. Tendo como missão satisfazer, com elevados padrões de qualidade, as necessidades e gostos dos seus clientes, a unidade aposta em serviços diferenciadores.
Para uma organização desta dimensão, com um elevado número de colaboradores, é fundamental que existam soluções de gestão tecnologicamente evoluídas e integradas, capazes de responder, rapidamente, às solicitações e alterações necessárias.

Numa óptica de renovação dos seus sistemas, o Hotel Ritz Four Seasons confiou à Quidgest o desenvolvimento de uma solução de Gestão de Recursos Humanos integrada com toda a estratégia da empresa.

DESAFIO

Criar um sistema que substituísse o anterior, que já se encontrava desadequado às  necessidades acrescidas da unidade e que, consequentemente, punha em causa a competitividade e eficiência da empresa.
Os objetivos primários do projeto passavam por melhorias nos níveis de desempenho do serviço e redução de custos na gestão de recursos humanos.

SOLUÇÃO

Desenhou-se a solução em conjunto com o cliente, a fim de cobrir todos os requisitos. A implementação e formação duraram, aproximadamente, dois meses.
A fase de transição decorreu com os dois sistemas – o novo e o antigo – a funcionar em paralelo, assim, a adaptação foi gradual e pacífica.
Neste projeto foram implementadas as seguintes funcionalidades: gestão do processo do funcionário, assiduidade, processamento de vencimentos, emissão de mapas de vencimentos, avaliação de desempenho, acompanhamento de ações de formação e estatísticas obrigatórias.
Garantiu-se, ainda, a total integração dos diversos processos, salvaguardando, o cumprimento das normas e procedimentos em vigor no Hotel Ritz.

RESULTADOS

Com esta solução, o Hotel Ritz Four Seasons:

  • Aumentou os níveis de produtividade média, por funcionário, através de uma maior velocidade na execução das operações, não duplicação de esforços e redução de erros, por meio dos mecanismos de validação, e preenchimento automático;
  • Interligou a gestão de recursos humanos com a gestão do negócio, identificando, rapidamente, os pontos fortes e fracos da sua estrutura de pessoal;
  • Fomentou a integração e a gestão por processos, aumentando a competitividade e a criação de valor para o cliente;
  • Optimizou a gestão da informação, através da maior partilha da informação, maior controlo e monitorização de dados por vários utilizadores e eliminação da informação paralela;
  • Poupou mais de 10 horas semanais nas tarefas que passaram a ser desempenhadas com o apoio do sistema.

Com o software de Gestão de Recursos Humanos da Quidgest, conseguimos um aumento significativo da qualidade do trabalho produzido, que resulta na redução das dúvidas apresentadas pelos colaboradores sobre o processamento dos salários. Também houve uma redução significativa do tempo necessário à execução das tarefas.
A equipa da Quidgest revela muita simpatia, disponibilidade total para resolver as nossas questões e flexibilidade na adaptação do programa às nossas necessidades.

Rosina Resende Assist. Direção de Recursos Humanos do Hotel Ritz

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso