Apoio à Gestão Estratégica

CASO DE ESTUDO

ipq cliente quidgest

O Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ), é um organismo público que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei. Tem também como atribuições a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades inerentes à sua função de Organismo Nacional de Normalização e Instituição Nacional de Metrologia.

A diversidade de funções do Instituto conduziu à necessidade da adoção de uma metodologia de trabalho eficaz que permitisse uma visão balanceada e integrada do mesmo.

DESAFIO

Visualizar rapidamente os resultados e trabalhar corporativamente com toda a equipa, alinhada e motivada, em torno de objetivos comuns, inscritos no mapa estratégico, sem esquecer a necessidade de implementar e monitorizar as necessárias atividades de correção de desvios, foi o principal motivo que levou à implementação do sistema.

SOLUÇÃO

O BSC Quidgest® é um sistema de informação de apoio à Gestão Estratégica que tem como principal objetivo garantir a eficácia do planeamento, da comunicação, da execução, da monitorização e do controlo da estratégia organizacional. A ferramenta mantém a informação concentrada e, simultaneamente, descentralizada em modo colaborativo.

RESULTADOS

A aplicação do BSC Quidgest® permitiu ao IPQ:
• Estruturar a estratégia organizacional, assente na sua visão e missão, considerando as perspetivas dos stakeholders, financeira, de inovação e aprendizagem, de processos e de recursos;
• Efetuar superiormente a monitorização contínua da performance das atividades, uma vez que a metodologia BSC é suportada em indicadores de desempenho com periodicidade variável;
• Disciplinar as unidades orgânicas na prestação da informação, ou seja, assegurar a obtenção dos elementos relativos ao comportamento de cada objetivo/indicador de forma correta e atempada;
• Proceder a uma análise crítica dos desempenhos;
• Proceder ao registo das ações corretivas a implementar em caso de tendência desfavorável dos respetivos indicadores de medida.

O IPQ faz uma apreciação globalmente positiva à colaboração prestada pela Quidgest. Reconhece-se a permanente e prestimosa colaboração, bem como a disponibilidade e profissionalismo na prestação de esclarecimentos ao longo da aplicação prática da ferramenta e na resolução de problemas.

Jorge dos Santos, Presidente do IPQ

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso