GESTÃO DE EMPREITADAS

O Sistema de Gestão de Empreitadas da Quidgest é uma ferramenta robusta e eficiente que permita, de forma totalmente integrada e sem perda de informação, a execução do orçamento, o planeamento da obra, a execução e acompanhamento da mesma, bem como a contínua análise financeira e controlo de custos.

sistema de gestão de empreitadas

GERIR TODO O CICLO DE VIDA DE UMA EMPREITADA

Para projetistas, empreiteiros e donos de obras, é fundamental ter um sistema que apoie a gestão de todo o ciclo de vida de uma empreitada – desde a fase de projeto até à libertação de cauções.
Só através do apoio de ferramentas digitais é possível garantir uma gestão e visão holística de todos os projetos e, assim, assegurar que o tempo estimado de finalização e o orçamento entram em conformidade com os planos iniciais.
Isto deve-se especialmente a má gestão de projeto, falta de recursos humanos, má comunicação, falta de controlo sobre os ativos em construção, entre outros.
O sistema Gestão de Empreitadas da Quidgest apoia as organizações a aumentar a eficiência e eficácia dos seus recursos, de forma a que os prazos e orçamentos sejam cumpridos.

CUSTOS, PRAZOS, QUALIDADE: A INDÚSTRIA EM NÚMEROS

desafio da gestão de empreitadas

De acordo com um estudo da KPMG, 50% das empresas de construção apontam que o mau desempenho impacta significativamente a empresa apenas 25% acreditam que a indústria já atingiu um nível aceitável de desempenho no que diz respeito à entrega de projetos a tempo e dentro do orçamento planeado – de facto, o estudo aponta que, tendo em conta o período de três anos que antecederam o relatório, apenas um em cada quatro projetos não excederam o valor acordado em 10%.

Porém, os números aumentam drasticamente quando falamos de projetos de grande dimensão. A consultora McKinsey aponta que projetos de maior tamanho demoram, por norma, mais 20% do tempo a serem completo e ficam 80% acima do orçamento. No caso dos megaprojetos, 98% atrasam-se ou excedem o valor orçamentado.

Estes valores, de acordo com 69% dos donos de obras inquiridos no estudo da KPMG, estão relacionados com o mau desempenho das empresas contratadas.

VANTAGENS DA SOLUÇÃO

O sistema Gestão de Empreitadas da Quidgest permite acompanhar, avaliar e controlar todas as empreitadas através de um sistema integrado, com informações atualizadas sobre todos os processos. Desta forma, os utilizadores e respetivo ecossistema que utiliza a ferramenta, podem contar com:

  • Maior facilidade no planeamento, execução e controlo das obras internas.

  • Controlo em tempo real dos custos.

  • Controlo em tempo real dos prazos estipulados das obras em curso.

  • Avaliação das obras terminadas.

  • O QUE FAZ ESTE SISTEMA

    • Gestão de orçamentos
    • Gestão e controlo de execução
    • Gestão de custos
    • Geração de documentos
    • Planeamento de atividades
    • Planeamento de recursos
    • Gestão de desvios do orçamento
    • Gestão de custos por linha
    • Mapas de desvios de custos

Aumente a eficácia dos projetos desenvolvidos pela sua organização

GESTÃO DA MUDANÇA

Ainda que alguns membros consigam compreender as grandes mais-valias da introdução de um novo sistema que impulsione a produtividade e melhore os resultados, sabemos que estas mudanças pressupõem uma alteração na forma de atuar de todos os stakeholders internos.

Para que a transição seja feita de forma eficaz, a Quidgest desenvolve ações de formação com os profissionais dos vários níveis, onde são partilhadas as mais-valias e a forma de operar com as novas funcionalidades.

No centro de todas estas iniciativas estarão os ganhos de produtividade e de possibilidade de impactar positivamente a operação da organização. Leia mais sobre a abordagem da Quidgest à mudança de sistemas neste artigo.

ORGANIZAÇÕES QUE UTILIZAM O SISTEMA GESTÃO DE EMPREITADAS DA QUIDGEST

            infraestruturas de portugal com gestão de frotas quidgest

Garanta uma gestão completa e eficaz do ciclo de vida das suas empreitadas