GESTÃO DE ASSIDUIDADE

gestão de assiduidade

O PAPEL DA ASSIDUIDADE NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

As organizações, tanto públicas como empresariais, têm cada vez mais necessidade de melhorar a gestão da assiduidade e da pontualidade dos seus colaboradores. No sentido de concretizar elevados níveis de produtividade individual e coletiva, a Gestão de Assiduidade assume, cada vez mais, um papel relevante no desenvolvimento de métricas de desempenho, ao mesmo tempo que representa um mecanismo de justiça e autorregulação do trabalho realizado.
Com o objetivo de responder a estes, a Quidgest desenvolveu uma solução de Gestão de Assiduidade capaz de responder a todas as necessidades de assiduidade e pontualidade.

A SOLUÇÃO DE GESTÃO ASSIDUIDADE DA QUIDGEST

Integrada no Sistema de Recursos Humanos da Quidgest, a Gestão de Assiduidade constitui um fator fundamental de sucesso para a gestão rigorosa da assiduidade e de todas as ações complementares associadas a este processo: presenças, atrasos, faltas, férias, horários de trabalho, horas extraordinárias, créditos/saldos de horas para justificação de atrasos, estatísticas, entre outros.
Os dados de assiduidade são acompanhados de diversas perspetivas, eliminando completamente a necessidade do uso de papel. No sentido da desmaterialização permanente dos processos dos colaboradores, é disponibilizado um workflow de aprovação dos dados inseridos ou obtidos automaticamente, que pode ser usado através da estrutura orgânica de um organismo, ou adaptado a casos especiais de supervisão de dados.

gestão de assiduidade
  • RASTREABILIDADE

    A informação de assiduidade que seja modificada por utilizadores do sistema fica devidamente gravada, com
    a identificação do autor da alteração e dos respetivos dia e hora, distinguindo-se da informação diretamente
    gerada pelo sistema.

  • VISIBILIDADE

    Os dados de assiduidade são visíveis para o próprio colaborador e o seu coordenador/superior. Desta forma, fomenta-se
    a pontualidade e a assiduidade.

  • INTEGRAÇÃO HARDWARE - SOFTWARE

    O registo de entradas e saídas pode ser realizado através de relógios de ponto físicos ou através de um relógio de ponto virtual. Deste modo, os funcionários realizam as picagens no relógio de ponto por meio de controlo biométrico, cartão de banda magnética, cartão de proximidade ou código pessoal. Os relógios de ponto atualmente suportados contemplam o uso de biometria (impressão digital ou reconhecimento facial) e RFID, permitindo complementarmente o acesso por cartões de proximidade ou por código secreto. O software importa o ficheiro de texto, tratando a informação contida e dando origem a diversos históricos, listagens e grafismos, que possibilitam uma gestão da assiduidadeintuitiva, simples e eficaz.

  • SIMPLIFICAÇÃO DE TAREFAS

    • Através da automatização de todos os processos, o pessoal de Recursos Humanos só tem de se preocupar com
      situações atípicas;
    • Devido ao workflow de aprovação, deixa de ser da sua responsabilidade a aprovação de alterações requeridas
      pelo funcionário, mas apenas a sua execução;
    • Através de interfaces simplificadas, o tempo despendido com as restantes tarefas é substancialmente reduzido.

A Gestão de Assiduidade da Quidgest é uma solução que, sem duplicação de esforços ou tarefas, está totalmente integrada com as restantes soluções de Recursos Humanos.

FUNCIONALIDADES VANTAJOSAS

  • Dados cruzados com soluções de processamento de vencimentos e de gestão de pessoal: faltas, férias, atrasos, feriados nacionais e municipais;

  • Interfaces dinâmicas, que apresentam toda a informação de que necessita de forma simples, imediata e intuitiva;

  • Utilização de créditos/saldos de horas, usados para justificação de atrasos;

  • Cálculo automático de medições às horas de trabalho realizadas durante um mês;

  • Recarregamento automático de créditos, consoante o excesso de horas do mês anterior;

  • Justificação inteligente de atrasos: o sistema disponibiliza ao funcionário determinados tipos de justificação para cada horário, tendo em conta a duração do atraso, a sua localização ao longo do dia, o número de vezes que a justificação é usada ou o horário de trabalho do funcionário;

  • Definição avançada de horários de trabalho, todos eles configuráveis: horários fixos, flexíveis, isenções de horário com e sem carga horária, plataformas obrigatórias, turnos;

  • Criação de estatísticas: absentismo, horas por tipo de atraso e por tipo de falta, número de colaboradores por dia, efetividade do pessoal;

  • Marcação de férias em portal web: o próprio colaborador, segundo as regras previamente estabelecidas, efetua a sua marcação de férias através do browser, sendo posteriormente aprovadas. O dirigente possui um mapa de férias global que lhe permite observar as férias de toda a sua equipa ao longo do ano;

  • Envio de notificações por e-mail: o sistema deteta automaticamente os atrasos do colaborador e notifica-o, por e-mail, para que este os justifique. Após a justificação dos atrasos, o respetivo dirigente é notificado para validar as justificações.

Contacte-nos para saber mais sobre a solução de Gestão de Assiduidade

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com