aQuid

aquid sistema de gestão de águas

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ÁGUAS

O abastecimento público de água, o saneamento de águas residuais urbanas e a gestão de resíduos urbanos são serviços públicos basilares.

Para dar resposta às necessidades específicas deste sector, a Quidgest desenvolveu o aQuid, uma solução completa para entidades gestoras, em baixa, de Água, Saneamento e Resíduos que querem liderar a modernização administrativa e a transformação digital.

Este sistema integrado de gestão, desenvolvido para gerir eficazmente as infraestruturas de abastecimento de água e infraestruturas de drenagem de águas residuais, responde a todas as necessidades e especificidades do sector, tanto na perspetiva operacional como na perspetiva comercial. O objetivo é assegurar os mais elevados níveis de qualidade de serviço e potenciar economias na exploração das redes.

ERP Financeiro  |  Comercial  |  Ativos  |  Manutenção  |  SIG

Na vertente Comercial, o aQuid gere todo o processo de relacionamento com o cliente, desde a contratação do serviço até à cessação de contrato, incluindo os ciclos de leitura, faturação, cobrança e gestão de dívida.

A componente Operacional do aQuid assegura o planeamento e gestão de todos os ativos e componentes que constituem as redes de água e saneamento, a definição de zonas de medição e controlo (ZMC), a gestão da antiguidade dos contadores instalados e a gestão das equipas de obras, tudo suportado, de forma integrada, pelo Sistema de Informação Geográfica.

Graças à Inteligência Artificial (IA), a perspetiva integrada do aQuid permite aprimorar a deteção de fugas (analisando volumes de água introduzida no sistema versus água faturada) ou a deteção de infiltrações na rede de saneamento (por comparação entre volume de água introduzida na rede de abastecimento e o volume de água residual recolhida na rede de saneamento), bem como consumos anómalos ou consumos abusivos.

O módulo de manutenção cobre as perspetivas preventiva e preditiva, baseada em IA, permitindo antecipar o risco de avaria de condutas, com base em parâmetros diversos como material, diâmetro, comprimento, antiguidade, pressão, volume de tráfego do local e histórico de avarias.

Com a componente Balanced Scorecard do aQuid é possível a monitorização integral do sistema e o acompanhamento de todos os indicadores relevantes para o sector, incluindo o reporte ERSAR.

O aQuid é o mais avançado ERP de Águas e Resíduos, integrando as vertentes Comercial e Operacional com a Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira. Uma solução única e uma visão estratégica para a transformação digital do sector.