Universidade do Minho com tele-unidade curricular sobre Modelação e Geração Automática de Software
A Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu, em parceria com a Quidgest, uma unidade curricular de Modelação e Geração Automática de Software, para o Mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (MiEGSI).
Esta unidade curricular, agora lecionada em modo não presencial, visa o desenvolvimento e produção de software segundo o paradigma no-code com recurso ao Genio – plataforma de geração automática de código da Quidgest, a qual assenta em modelação do domínio (model-driven engineering) e em inteligência artificial. No final, os formandos (36 inscritos na primeira edição de 2019/2020) deverão ser capazes de produzir os modelos de uma situação de negócio/organizacional necessários à produção de software usando a plataforma Genio; produzir os modelos da aplicação informática usando os padrões disponibilizados; aplicar o gerador para a produção automática de software com base nos modelos; verificar que o software disponível exibe as funcionalidades e características desejadas; alterar os modelos de forma evolutiva e regerar o software.
Para a lecionação desta unidade curricular, o Departamento de Sistemas de Informação da UMinho conta com a colaboração, a título de professor convidado, de Álvaro Damas, um dos administradores da Quidgest.
João Varajão, responsável pela unidade curricular por parte da UMinho, destaca a importância deste paradigma de produção de software e o seu impacto na gestão de projetos de sistemas de informação.
Este é mais um elemento importante do esforço de inovação realizado na Universidade do Minho no contexto do ensino em tecnologias e sistemas de informação, concretamente no desenvolvimento organizacional com base em tecnologias da informação.
João Álvaro Carvalho | Professor Catedrático e diretor do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho.