Universidade do Minho e Quidgest

Universidade do Minho com tele-unidade curricular sobre Modelação e Geração Automática de Software

A Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu, em parceria com a Quidgest, uma unidade curricular de Modelação e Geração Automática de Software, para o Mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (MiEGSI).

Esta unidade curricular, agora lecionada em modo não presencial, visa o desenvolvimento e produção de software segundo o paradigma no-code com recurso ao Genio – plataforma de geração automática de código da Quidgest, a qual assenta em modelação do domínio (model-driven engineering) e em inteligência artificial. No final, os formandos (36 inscritos na primeira edição de 2019/2020) deverão ser capazes de produzir os modelos de uma situação de negócio/organizacional necessários à produção de software usando a plataforma Genio; produzir os modelos da aplicação informática usando os padrões disponibilizados; aplicar o gerador para a produção automática de software com base nos modelos; verificar que o software disponível exibe as funcionalidades e características desejadas; alterar os modelos de forma evolutiva e regerar o software.

Para a lecionação desta unidade curricular, o Departamento de Sistemas de Informação da UMinho conta com a colaboração, a título de professor convidado, de Álvaro Damas, um dos administradores da Quidgest.

João Varajão, responsável pela unidade curricular por parte da UMinho, destaca a importância deste paradigma de produção de software e o seu impacto na gestão de projetos de sistemas de informação.

Este é mais um elemento importante do esforço de inovação realizado na Universidade do Minho no contexto do ensino em tecnologias e sistemas de informação, concretamente no desenvolvimento organizacional com base em tecnologias da informação.

João Álvaro Carvalho | Professor Catedrático e diretor do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho.

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, e pioneira na modelação e geração inteligente de software. Através da plataforma exclusiva de IA generativa Genio desenvolve sistemas complexos, urgentes e específicos, prontos a evoluir continuamente, flexíveis e escaláveis, para várias tecnologias e plataformas. Parceiros e grandes organizações, como governos, empresas multinacionais e instituições multilaterais globais usam as soluções da Quidgest para alcançar as suas estratégias digitais.

certificações quidgest

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com