Quidgest e Câmara Municipal de Cascais vencem Prémio Cidades e Territórios do Futuro, categoria “Igualdade e Inclusão”, da APDC
O projeto premiado foi a Carta Social de Cascais e a cerimónia de premiação decorreu ontem, no âmbito da 33.ª edição do Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), este ano sob o mote “40 years Futurizing”.
A Quidgest (fornecedor tecnológico) e a Câmara Municipal de Cascais (promotor da iniciativa) receberam o galardão pelo seu trabalho conjunto na Carta Social de Cascais – uma plataforma digital interativa de informação ao cidadão sobre os equipamentos e as respostas sociais da rede pública, solidária e privada-lucrativa em funcionamento, disponíveis no concelho de Cascais.
Este portal funciona como importante diagnóstico dos recursos sociais e de suporte à tomada de decisão política relativamente ao planeamento da rede de equipamentos e serviços sociais no município. A informação está organizada por 11 grandes domínios de atuação onde se encontram as respostas sociais existentes: Comunidade em geral; Infância e juventude; Pessoas adultas com deficiência; Pessoas com comportamentos aditivos e suas famílias; Pessoas com doenças de foro mental; Pessoas com VIH/SIDA e suas famílias; Pessoas em situação de dependência; Pessoas em situação de sem-abrigo; Pessoas idosas; Pessoas vítimas de violência; Residentes estrangeiros.
Para Pedro Nobre, Responsável Comercial para a Administração Pública Local na Quidgest, este prémio é um reflexo do compromisso da Quidgest com a categoria em que foi premiada – “Igualdade e Inclusão”, e com os restantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030 da ONU.
“Receber um prémio como este é extremamente gratificante, porque serve de estímulo para continuarmos o nosso caminho de inovação, reinvenção e excelência tecnológica na Quidgest, que dura há já 36 anos”, referiu, acrescentando que “a Carta Social de Cascais não é apenas de uma ferramenta tecnológica. É um projeto com impacto significativo na comunidade, nas pessoas, que não só melhora o mapeamento e a gestão de recursos, mas aproxima os apoios e serviços sociais de quem mais precisa.”
Também Frederico Pinho de Almeida, Vereador com o Pelouro da Ação Social e da Educação na Câmara Municipal de Cascais, destacou o “excelente dinamismo da Rede Social de Cascais e o excelente trabalho dos parceiros que dela fazem parte. É graças a todos e à coesão da Rede que Cascais consegue dar resposta a todas as pessoas e ser um exemplo a nível nacional”.
No discurso em palco, durante a entrega do prémio, Frederico Pinho de Almeida explicou que a Rede Social de Cascais “é uma rede de excelência” composta por 138 entidades. “E somos uma rede de excelência no planeamento e na implementação de toda uma estratégia definida a nível concelhio e depois nessa mesma operacionalização. Mas tudo isto ficaria incompleto se não tivéssemos, obviamente, a tecnologia a acompanhar aquela que é a resposta de apoio à comunidade. A Quidgest tem sido um parceiro de excelência e temos feito esta viagem em conjunto, o que tem sido para nós um privilégio.”
- Fotografias da cerimónia de entrega dos Prémios Cidades & Territórios do Futuro disponíveis aqui.
- Lista de vencedores, categorias e júris dos Prémios Cidades & Territórios do Futuro disponíveis aqui.
Saiba mais sobre a plataforma digital Carta Social aqui.