09:00 Abertura

           João Paulo Carvalho – Administrador da Quidgest

           Rui Pedro Saraiva – CTO da Caixa Geral de Depósitos

           Martin Ney – Embaixador da República Federal da Alemanha em Portugal (A Alemanha é o país convidado do Q-Day 2019)

           João Pedro Matos Fernandes – Ministro do Ambiente e da Transição Energética

09:30 1º painel – IA: o desenvolvimento de software precisa de mais inteligência?

Nesta nova era de otimismo sobre a IA, qual o impacto de ter mais inteligência no desenvolvimento de software? Quais as consequências desta inteligência nos produtos e nos serviços prestados, nas equipas, nas vantagens competitivas e nos planos estratégicos das organizações? O que já mudou e o que se espera vá mudar?

Moderador: João Mesquita (CIO | Computerworld)

António Jesus – Thales Portugal

Gonçalo Conde – CEO Bubblevel Consulting

José Luís Ferreira – Quidgest

10:00  Workshop Impacto: Como comunicar em público – Norberto Amaral

10:30 Pausa para Café e Networking

11:00 2º painel – Histórias de sucesso com modelação e automação suportada por IA

A utilização de IA no desenvolvimento de software já é uma realidade. O que tem sido permitido por esta transformação? O que leva as organizações a investir nesta transição tecnológica?

Rui Vitorino – TAP Express

Teresa Borges – Cinemateca

Ricardo Barros (Quidgest): Se os municípios têm modelos territoriais, económicos, sociais e demográficos diferentes, porque razão têm os seus ERP de ser todos iguais?

11:20 Steve Lungley: Projeto myRH+ do Governo da Jamaica

11:30 Ana Paiva – “fellow” da Associação Europeia para a Inteligência Artificial – entrevistada por Patrícia Matos (TVI)

Os CIOs (Diretores de Sistemas de Informação) dizem que precisam de mais pessoas, de mais programadores e técnicos de TI para as suas equipas. A Europa está mesmo a dizer que falta 1 milhão de informáticos no mercado. Mas… todas as outras indústrias estão a pedir mais produtividade com menos pessoas. Mais robôs. Mais automação e mais inteligência. Porque é que a modelação e a automação, com IA, não estão a ser aplicadas massivamente ao desenvolvimento de software? Não era essa a promessa da IA, já há 30 anos? O que aconteceu, entretanto?

12:00   Prémios de Co-inovação

Apresentação Carla Gomes e Luís Santana (Quidgest)

Processos colaborativos fazem o sucesso dos projetos, das equipas de desenvolvimento e das organizações que os promovem. A Quidgest faz questão, todos os anos, de premiar os clientes e os projetos que mais se destacam, pela ousadia dos desafios e pelos resultados alcançados. Este ano, são 15 as entidades a quem queremos reconhecidamente agradecer. São projetos de inovação aberta que merecem ser divulgados, em primeira mão, pelos seus patrocinadores.

13:00 Almoço e Networking

14:00   Workshop SINGAP
Web 6.1 / Faturação eletrónica com participação da Saphety (na sala 2, começa um pouco antes da próxima sessão no auditório)

14:30 3º painel – You and AI, we are moving the world

Os impactos económicos, sociais, culturais e ambientais da nova era de produtividade e inovação. O desenvolvimento sustentável, a transparência, a inclusão social e a privacidade digital como requisitos adicionais para as novas soluções tecnológicas.

Frank Otto (I-CEM): Learning@FirstSight, um projeto inovador de e-Learning para grandes empresas na Alemanha e na Europa 

Jaime Prieto (Piloto de linha aérea): Garantir que o avanço tecnológico não conduz a desastres na aviação

Jorge Fontes (mome.lab): Edge AI, desafios, compromissos e exemplos práticos

Rui Freitas (Quidgest): A inovação como propulsor empresarial

16:00 Pausa para Café e Networking

16:20  Workshop PM2 – Uma Metodologia de Gestão de Projetos para a Europa: comum, livre e aberta (na sala 2, começa um pouco antes da próxima sessão no auditório)

16:30 4º painel – Developing without coding

Como formar a próxima geração de criadores de software, tirando partido de soluções suportadas por modelação e por IA? Qual o estado da arte, quais são os desafios da investigação e da formação em engenharia do software na nova era da AI?

Moderador: Alberto Silva (IST)

Luís Pires – INETE

Mário Figueiredo – IST

Paulo Novais – Universidade do Minho

Vasco Amaral – NOVA FCT

17:45 Encerramento

________________

Pitch de Startups portuguesas ao longo do dia.

Toda a informação em: www.quidgest.com/qday ou pelo e-mail q-day@quidgest.com