CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Portal das Entidades Financiadoras

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) é um órgão colegial, tripartido e equilátero, composto por um representante do ministério com atribuições na área do emprego; outro na área da igualdade; outro na área da Administração Pública; outro na área da solidariedade e da segurança social; dois representantes de cada uma das associações sindicais e um representante de cada uma das associações patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social.
O desenvolvimento do Portal das Entidades Financiadoras teve como principais atribuições promover a igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens no mundo laboral; a proteção na parentalidade; e a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.

DESAFIO

O desenvolvimento do Portal das Entidades Financiadoras nasceu de uma necessidade identificada pela CITE que se concretizou na criação de um sistema online que permitisse, de forma expedita, consultar os registos relativos à condenação judicial de organizações por violação dos direitos de trabalhadoras grávidas, puérperas e lactantes.
O procedimento é indispensável no âmbito da prevenção de concessão de financiamentos a organizações que não cumpram a legislação em vigor sobre a matéria da igualdade e não discriminação.

SOLUÇÃO

O Portal das Entidades Financiadoras é uma solução web, de nova geração, acessível a partir de qualquer computador pessoal, tablet ou smartphone, segura e de fácil utilização para consulta e carregamento de dados.

RESULTADOS

  • A produtividade média dos/das técnicos/as da CITE envolvidos/as no processo aumentou por via da simplificação do processamento da informação, resultante de acrescida velocidade na execução das operações, e da redução de erros por meio dos mecanismos de validação e preenchimento automático.

    É possível estimar uma redução de custos operacionais superior a 50% face ao período anterior à implementação do sistema

A Quidgest revelou, ao longo de todo o projeto, uma boa capacidade de resposta às necessidades colocadas, bem como um bom entendimento do que se pretendia realizar.

Joana Gíria – Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego