Otimização de desempenho

CASO DE ESTUDO

BSC sistema de gestão estratégica quidgest

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) é um serviço periférico da Presidência do Conselho de Ministros, com tutela conjunta do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia. Tem por missão assegurar a coordenação e a articulação das diversas políticas sectoriais de âmbito regional, bem como executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades, e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações, ao nível da respetiva área geográfica de atuação.

CCDR Alentejo otimiza desempenho da organização com Sistema de Balanced Scorecard

DESAFIO

O Balanced Scorecard é uma solução que otimiza o desempenho da organização, que disciplina e sistematiza o pensamento estratégico e que foi escolhido, por isso, como metodologia de apoio à gestão estratégica da CCDR Alentejo. Pretendia-se que a mesma fosse compreendida por toda a organização e que todos contribuíssem para a melhoria do seu funcionamento. Era ainda importante que todos conhecessem os pontos fortes e fracos da organização de forma a melhorar desempenhos e contribuir para o alcance das metas estabelecidas e dos resultados esperados.

SOLUÇÃO

O PMIS (Personnel Management Information System) permite conhecer efetivamente toda a Administração Pública, cada ministério, cada direção nacional e cada funcionário ou contratado a trabalhar no Estado. Os vários organismos têm acesso online ao sistema e acedem, somente, à informação dos funcionários sob a sua responsabilidade. O acesso à informação referente a toda a Função Pública é apenas disponibilizado para a Comissão da Função Pública, órgão central responsável pela gestão dos funcionários civis.

RESULTADOS

O BSC Quidgest® é um sistema de Gestão Estratégica cuja função é garantir a eficácia do planeamento, da comunicação, da execução, da monitorização e do controlo da estratégia organizacional.

“A equipa da Quidgest revelou-se muito dinâmica, profissional, disponível e eficiente na resolução de dificuldades sentidas na fase inicial de implementação do projeto. Foram igualmente notórios o domínio científico dos temas abordados, a capacidade de transmissão de conhecimentos e de técnicas assim como a excelente perceção do modo de funcionamento da nossa organização. Estas competências resultaram na satisfação integral das nossas expetativas e no cumprimento dos objetivos propostos.”

Rui Mendes, Vice-Presidente da CCDR Alentejo

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso