O papel do software na Prosperidade

João Simões de Abreu, 2 de Setembro, 2021

Falar de prosperidade nunca foi tão importante. É de extrema importância compreender como podemos prosperar nos tempos tão interessantes que vivemos atualmente. Os últimos anos mudaram a forma como operamos, não só com a pandemia, que trouxe a necessidade de trabalhar em casa em vez de trabalhar no escritório ou de termos videochamadas em vez de reuniões presenciais, mas também com a necessidade de criarmos operações mais sustentáveis.

Muita coisa mudou e as empresas precisam de compreender como lidar com esta nova (e muito provavelmente duradoura) realidade. Só as empresas inteligentes conseguirão prosperar. No entanto, não há empresas inteligentes sem software inteligente, que tenha a capacidade de acompanhar a velocidade de mudança das necessidades das empresas e do mercado com custos e prazos de entrega sustentáveis.

A tecnologia mudou todos os aspetos da forma como as organizações fazem negócios num ambiente de ritmo acelerado. De facto, o software foi o principal capacitador para que muitas empresas mantivessem o seu negócio a funcionar durante a pandemia, uma vez que transformou as comunicações externas e internas, otimizou a gestão e as operações, e – mais importante – formou uma nova oportunidade para a globalização.

Quer uma empresa tenha a sua sede em São Francisco, Lisboa, Berlim ou Tóquio, é possível atrair e fechar negócios com pessoas ou empresas de países de todo o mundo. Por exemplo, a Quidgest está sediada em Lisboa, mas tem clientes em cerca de 20 países.

Da mesma forma, o software inteligente também permite uma melhor gestão de recursos humanos e materiais, criando um ambiente mais rentável e capacitando as empresas a criar mais valor para os seus stakeholers – aumentam os ganhos dos seus investidores, libertam os seus colaboradores de tarefas repetitivas, podem seguir de mais perto os seus clientes e promovem a sustentabilidade.

Por sustentabilidade, leia-se programas, produtos e práticas que têm em consideração o ambiente e a sociedade. Poderá perguntar-se por que razão estamos a falar de sustentabilidade num artigo sobre prosperidade. Eis a resposta: cada vez mais estudos e relatórios mostram que as empresas que têm uma estratégia alinhada com a sustentabilidade são mais competitivas.

Durante mais de uma década, parte do discurso empresarial tem girado em torno da sustentabilidade e da responsabilidade empresarial. As empresas que publicaram relatórios de sustentabilidade e informaram o público sobre as suas ações sustentáveis não foram levadas tão a sério como deveriam. Tais iniciativas foram vistas como um investimento de luxo ou como um aparelho de relações públicas.

No entanto, os números mostram o contrário. As empresas inteligentes estão a caminhar em passos largos em direção a operações mais sustentáveis devido ao impacto financeiro tremendo que isto implica. Uma investigação da Universidade de Oxford mostra que boa sustentabilidade e as práticas de responsabilidade social, ambiental e governativa estão relacionadas com custos operacionais mais baixos, desempenho superior do preço das ações e melhor rentabilidade. “As empresas que combinaram a sustentabilidade na sua estratégia empresarial são 2,5 mais bem-sucedidas do que as que não o fizeram”, de acordo com a CEO global da Accenture.

Em suma, a utilização de software inteligente está diretamente ligada a um futuro mais próspero e proveitoso. Promove a globalização e a expansão das operações e melhora todos os elementos-chave relativos à sustentabilidade.

Este será um dos principais temas do próximo Q-Day 2030 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que terá um painel com especialistas que partilharão a forma como podemos utilizar a tecnologia para melhorar a busca da prosperidade.

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, e pioneira na modelação e geração inteligente de software. Através da plataforma exclusiva de IA generativa Genio desenvolve sistemas complexos, urgentes e específicos, prontos a evoluir continuamente, flexíveis e escaláveis, para várias tecnologias e plataformas. Parceiros e grandes organizações, como governos, empresas multinacionais e instituições multilaterais globais usam as soluções da Quidgest para alcançar as suas estratégias digitais.

certificações quidgest

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com