36 VETORES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
No ano em que a Quidgest celebra o seu 36.º aniversário, partilhamos os principais marcos da transformação digital que têm pautado a nossa história e jornada tecnológica.
No ano em que a Quidgest celebra o seu 36.º aniversário, partilhamos os principais marcos da transformação digital que têm pautado a nossa história e jornada tecnológica.
Da automação pioneira no desenvolvimento de software à implementação e execução de uma estratégia digital, identificámos 36 vetores-chave que impulsionam organizações, comunidades e nações rumo a uma nova era de capacitação e transformação digital.
E porque a Transformação Digital não precisa ser um conceito abstrato, a Quidgest torna-a uma realidade prática. Compreenda como estes vetores podem otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e revolucionar as interações com os clientes.
![]()
1. GESTÃO DA INOVAÇÃO
Implemente um procedimento para a gestão da inovação interna. Atribua esta missão a uma equipa. Dê-lhe reconhecimento. Transponha as ideias para o mercado.
![]()
2. COLABORAÇÃO E COMUNIDADE
Incentive, selecione e ponha em prática as melhores ideias (ou as melhores respostas) dos colaboradores, cidadãos comprometidos ou clientes “advogados”/“defensores”.
![]()
3. DISRUPÇÃO
Crie desafios e cenários que provoquem respostas disruptivas por parte dos engenheiros do conhecimento e fomentem a inovação e a resolução criativa de problemas no desenvolvimento digital.
![]()
4. DESIGN THINKING
Desenvolva protótipos e teste repetidamente até alcançar a perfeição, garantindo soluções inovadoras e eficazes.
![]()
5. VIGILÂNCIA COMPETITIVA
Antecipe como a sua concorrência pode disromper digitalmente as suas tecnologias e os seus processos, produtos, serviços ou mercados.
![]()
6. ONE-STOP-SHOP / SINGLE WINDOW
Organize os seus serviços e produtos num único local, centrado no cidadão ou no cliente.
![]()
7. IMPLEMENTAÇÃO CONTÍNUA
Melhore como um fluxo (um comboio). Apresente melhorias digitais continuamente (diariamente). Esteja atento às versões de controlo.
![]()
8. SERVIÇOS PARTILHADOS 4.0
Ganhe escala e massa crítica através de serviços partilhados digitais, capazes de garantir personalização em massa (tanto de forma geral quanto única).
![]()
9. PERSONALIZAÇÃO EM MASSA
Aproveite a tecnologia para oferecer produtos personalizados em larga escala que permitam às empresas responderem eficientemente às diversas preferências dos clientes.
![]()
10. PROXIMIDADE / UBIQUIDADE / MOBILIDADE
Atue desde o sítio certo, no momento certo, com as pessoas certas. Esteja presente em todo o lado.
![]()
11. REGULAMENTAÇÃO LEAN
Reduza o impacto da regulamentação. Reutilize inputs e dados. Inverta a responsabilidade.
![]()
12. TRANSPARÊNCIA
Adote uma perspetiva de “livro aberto”. As organizações fazem o que é inspecionado, não o que é esperado. Torne as suas ações publicamente conhecidas.
![]()
13. INTERAÇÃO INTELIGENTE
Interaja com o mundo de forma automatizada, através de chatbots e processamento de linguagem natural.
![]()
14. EXCELÊNCIA NA ESTRATÉGIA
Redefina a sua abordagem estratégica e destaque-se na sua execução com ferramentas digitais como Balanced Scorecards (BSC), Objetivos e Resultados Chave (OKR), Métricas North Star e Indicadores Chave de Desempenho (KPI).
![]()
15. NEGÓCIO = DIGITAL = NEGÓCIO
Trabalhe em DevOps até que o seu negócio seja totalmente digital e seu digital seja totalmente o seu negócio.
![]()
16. BANCOS DE CONHECIMENTO
“Arquive” todo o conhecimento disponível na sua organização. Torne-o explícito. Torne-o passível de melhorias.
![]()
17. ABSTRAÇÃO E SIMULAÇÃO
Decida em um nível mais elevado de abstração com base em valores, modelos e simulações.
![]()
18. GAMIFICAÇÃO
Incorpore elementos de jogo que aumentem o envolvimento e a participação. Defina em metas relevantes, motivando as pessoas a alcançá-las.
![]()
19. INPUTS INTELIGENTES
Sensores ou integração de outros sistemas podem substituir os humanos na maioria dos processos de entrada de dados.
![]()
20. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS
Otimize o tempo das pessoas. Promova a eficiência, permitindo que os colaboradores se concentrem no que realmente importa. As máquinas devem fazer tudo aquilo que forem capazes de fazer.
![]()
21. CITIZEN DEVELOPMENT
Capacite as pessoas a desenvolverem competências digitais e a resolverem desafios únicos nas suas áreas de atividade.
![]()
22. ECOSSISTEMA INOVADOR
Traga inovação e disrupção para o seu ecossistema, através de startups e ideias fora da caixa. Dê-lhes uma oportunidade. “Caixas de areia”.
![]()
23. COMPETITION IMPROVEMENT
Promova ferramentas como Marketplaces e Digital Pre-Commercial Procurement (“Sources Sought”).
![]()
24. MACHINE LEARNING
Use algoritmos para tomar decisões, começando pelas mais simples (decisões dicotómicas, classificações). Requer explicação da aprendizagem.
![]()
25. IA GENERATIVA
Tire partido dos algoritmos complexos para produzir conteúdo novo e original (texto, imagens, vídeos, etc.), que imita a criatividade e a compreensão humanas.
![]()
26. HIPER-AGILIDADE
Seja Ágil. Trabalhe para encurtar os prazos. Pense em horas em vez de dias, dias em vez de semanas, meses em vez de anos.
![]()
27. JUST IN TIME, NOT JUST IN CASE
Planeie as funções (Aprendizagem, Procurement, Produção, etc.) para serem eficazes no momento certo.
![]()
28. SHIFT LEFT
Pondere o futuro. Preveja o impacto. Antecipe reações. Previna os erros antes que eles ocorram, garantindo transições mais suaves e resultados melhorados.
![]()
29. PRODUTIZAÇÃO
Desenvolva todos os seus processos, ideias, competências ou serviços e torne-os digitalmente comercializáveis (para o público global).
![]()
30. CADEIA DE VALOR DIGITAL
Como é que a Revolução Digital está a transformar os seus fornecedores, clientes e partes interessadas?
![]()
31. TELE TRANSPORTE
Supere as barreiras físicas e amplie o seu âmbito operacional, otimize a logística e expanda as capacidades tecnológicas através de canais globais, realidade aumentada/virtual, impressão 3D, etc.
![]()
32. ADVOCACIA DO CLIENTE E DIGITAL GROWTH HACKING
Implemente estratégias de crescimento e envolvimento digital para capacitar os clientes a tornarem-se “advogados”/”defensores” que promovem a sua marca e reforçam a sua reputação e lealdade.
![]()
33. INTEROPERABILIDADE
Estabeleça standards com as partes interessadas para garantir integração e compatibilidade entre sistemas, departamentos ou equipes, promovendo maior eficiência e conetividade.
![]()
34. ENCURTE OS CICLOS DE DECISÃO
Descentralize e capacite a sua equipa com o apoio de estruturas para tomada de decisão. Simultaneamente, meça e monitorize em tempo real.
![]()
35. CLASSIFICAÇÃO POR MATURIDADE
Avalie e classifique todos os elementos organizacionais (processos, soluções, etc.) de acordo com os níveis de maturidade, de forma a elevar ambições e alinhar-se com necessidades dos clientes e do mercado.
![]()
36. SELF-SERVICES
Cidadãos e clientes podem fazer muitos trabalhos de “escritório antigo”. É do interesse deles próprios. Transforme as salas de espera em escritórios colaborativos.
Contacte-nos e descubra como a Quidgest o pode ajudar a transformar o seu negócio, com estes Vetores para a Transformação Digital, a partir de hoje: