36 VETORES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
No ano em que a Quidgest celebra o seu 36.º aniversário, partilhamos os principais marcos da transformação digital que têm pautado a nossa história e jornada tecnológica.
No ano em que a Quidgest celebra o seu 36.º aniversário, partilhamos os principais marcos da transformação digital que têm pautado a nossa história e jornada tecnológica.
Da automação pioneira no desenvolvimento de software à implementação e execução de uma estratégia digital, identificámos 36 vetores-chave que impulsionam organizações, comunidades e nações rumo a uma nova era de capacitação e transformação digital.
E porque a Transformação Digital não precisa ser um conceito abstrato, a Quidgest torna-a uma realidade prática. Compreenda como estes vetores podem otimizar processos, melhorar a tomada de decisões e revolucionar as interações com os clientes.
1. GESTÃO DA INOVAÇÃO
Implemente um procedimento para a gestão da inovação interna. Atribua esta missão a uma equipa. Dê-lhe reconhecimento. Transponha as ideias para o mercado.
2. COLABORAÇÃO E COMUNIDADE
Incentive, selecione e ponha em prática as melhores ideias (ou as melhores respostas) dos colaboradores, cidadãos comprometidos ou clientes “advogados”/“defensores”.
3. DISRUPÇÃO
Crie desafios e cenários que provoquem respostas disruptivas por parte dos engenheiros do conhecimento e fomentem a inovação e a resolução criativa de problemas no desenvolvimento digital.
4. DESIGN THINKING
Desenvolva protótipos e teste repetidamente até alcançar a perfeição, garantindo soluções inovadoras e eficazes.
5. VIGILÂNCIA COMPETITIVA
Antecipe como a sua concorrência pode disromper digitalmente as suas tecnologias e os seus processos, produtos, serviços ou mercados.
6. ONE-STOP-SHOP / SINGLE WINDOW
Organize os seus serviços e produtos num único local, centrado no cidadão ou no cliente.
7. IMPLEMENTAÇÃO CONTÍNUA
Melhore como um fluxo (um comboio). Apresente melhorias digitais continuamente (diariamente). Esteja atento às versões de controlo.
8. SERVIÇOS PARTILHADOS 4.0
Ganhe escala e massa crítica através de serviços partilhados digitais, capazes de garantir personalização em massa (tanto de forma geral quanto única).
9. PERSONALIZAÇÃO EM MASSA
Aproveite a tecnologia para oferecer produtos personalizados em larga escala que permitam às empresas responderem eficientemente às diversas preferências dos clientes.
10. PROXIMIDADE / UBIQUIDADE / MOBILIDADE
Atue desde o sítio certo, no momento certo, com as pessoas certas. Esteja presente em todo o lado.
11. REGULAMENTAÇÃO LEAN
Reduza o impacto da regulamentação. Reutilize inputs e dados. Inverta a responsabilidade.
12. TRANSPARÊNCIA
Adote uma perspetiva de “livro aberto”. As organizações fazem o que é inspecionado, não o que é esperado. Torne as suas ações publicamente conhecidas.
13. INTERAÇÃO INTELIGENTE
Interaja com o mundo de forma automatizada, através de chatbots e processamento de linguagem natural.
14. EXCELÊNCIA NA ESTRATÉGIA
Redefina a sua abordagem estratégica e destaque-se na sua execução com ferramentas digitais como Balanced Scorecards (BSC), Objetivos e Resultados Chave (OKR), Métricas North Star e Indicadores Chave de Desempenho (KPI).
15. NEGÓCIO = DIGITAL = NEGÓCIO
Trabalhe em DevOps até que o seu negócio seja totalmente digital e seu digital seja totalmente o seu negócio.
16. BANCOS DE CONHECIMENTO
“Arquive” todo o conhecimento disponível na sua organização. Torne-o explícito. Torne-o passível de melhorias.
17. ABSTRAÇÃO E SIMULAÇÃO
Decida em um nível mais elevado de abstração com base em valores, modelos e simulações.
18. GAMIFICAÇÃO
Incorpore elementos de jogo que aumentem o envolvimento e a participação. Defina em metas relevantes, motivando as pessoas a alcançá-las.
19. INPUTS INTELIGENTES
Sensores ou integração de outros sistemas podem substituir os humanos na maioria dos processos de entrada de dados.
20. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS
Otimize o tempo das pessoas. Promova a eficiência, permitindo que os colaboradores se concentrem no que realmente importa. As máquinas devem fazer tudo aquilo que forem capazes de fazer.
21. CITIZEN DEVELOPMENT
Capacite as pessoas a desenvolverem competências digitais e a resolverem desafios únicos nas suas áreas de atividade.
22. ECOSSISTEMA INOVADOR
Traga inovação e disrupção para o seu ecossistema, através de startups e ideias fora da caixa. Dê-lhes uma oportunidade. “Caixas de areia”.
23. COMPETITION IMPROVEMENT
Promova ferramentas como Marketplaces e Digital Pre-Commercial Procurement (“Sources Sought”).
24. MACHINE LEARNING
Use algoritmos para tomar decisões, começando pelas mais simples (decisões dicotómicas, classificações). Requer explicação da aprendizagem.
25. IA GENERATIVA
Tire partido dos algoritmos complexos para produzir conteúdo novo e original (texto, imagens, vídeos, etc.), que imita a criatividade e a compreensão humanas.
26. HIPER-AGILIDADE
Seja Ágil. Trabalhe para encurtar os prazos. Pense em horas em vez de dias, dias em vez de semanas, meses em vez de anos.
27. JUST IN TIME, NOT JUST IN CASE
Planeie as funções (Aprendizagem, Procurement, Produção, etc.) para serem eficazes no momento certo.
28. SHIFT LEFT
Pondere o futuro. Preveja o impacto. Antecipe reações. Previna os erros antes que eles ocorram, garantindo transições mais suaves e resultados melhorados.
29. PRODUTIZAÇÃO
Desenvolva todos os seus processos, ideias, competências ou serviços e torne-os digitalmente comercializáveis (para o público global).
30. CADEIA DE VALOR DIGITAL
Como é que a Revolução Digital está a transformar os seus fornecedores, clientes e partes interessadas?
31. TELE TRANSPORTE
Supere as barreiras físicas e amplie o seu âmbito operacional, otimize a logística e expanda as capacidades tecnológicas através de canais globais, realidade aumentada/virtual, impressão 3D, etc.
32. ADVOCACIA DO CLIENTE E DIGITAL GROWTH HACKING
Implemente estratégias de crescimento e envolvimento digital para capacitar os clientes a tornarem-se “advogados”/”defensores” que promovem a sua marca e reforçam a sua reputação e lealdade.
33. INTEROPERABILIDADE
Estabeleça standards com as partes interessadas para garantir integração e compatibilidade entre sistemas, departamentos ou equipes, promovendo maior eficiência e conetividade.
34. ENCURTE OS CICLOS DE DECISÃO
Descentralize e capacite a sua equipa com o apoio de estruturas para tomada de decisão. Simultaneamente, meça e monitorize em tempo real.
35. CLASSIFICAÇÃO POR MATURIDADE
Avalie e classifique todos os elementos organizacionais (processos, soluções, etc.) de acordo com os níveis de maturidade, de forma a elevar ambições e alinhar-se com necessidades dos clientes e do mercado.
36. SELF-SERVICES
Cidadãos e clientes podem fazer muitos trabalhos de “escritório antigo”. É do interesse deles próprios. Transforme as salas de espera em escritórios colaborativos.
Contacte-nos e descubra como a Quidgest o pode ajudar a transformar o seu negócio, com estes Vetores para a Transformação Digital, a partir de hoje: