Gestão de desempenho: o caminho para o excecional
A gestão de desempenho está diretamente relacionada com a gestão de pessoas. Isto porque ao terem metas claras e objetivos de desempenho definidos, os colaboradores sabem o que se espera deles e sentem-se mais motivados e comprometidos para os alcançar. A gestão de desempenho permite aumentar a eficiência, ajustar procedimentos e recursos necessários, elevar os padrões de qualidade do trabalho entregue, tomar decisões mais informadas e, no final, melhorar a produtividade e a satisfação global de todos os membros da equipa.
Processos mais humanizados e menos burocráticos
“Performance Conversations” é um livro escrito pelo especialista em RH Christopher D. Lee, que propõe uma nova forma de motivar, acompanhar e avaliar os colaboradores ao longo da sua jornada de desempenho.
De forma a complementar os métodos de gestão mais desatualizados e burocráticos, que não incluem momentos para dar e receber feedback, esta nova abordagem mais humanizada apresenta orientações práticas sobre como os gestores e supervisores podem aplicar as ‘conversas de desempenho’ para melhorar a produtividade e a confiança dos seus colaboradores – combinando-as com os resultados dos indicadores fornecidos por soluções de software criadas especificamente para ajudar a medir e avaliar o desempenho. O livro indica o passo a passo para conduzir estas conversas de desempenho, como prepará-las, como fazer as perguntas certas, como lidar com situações difíceis e como dar seguimento prático à conversa.
7 passos para melhorar a gestão de desempenho, segundo o livro “Winning”, de Jack Welch, considerado “O maior gestor do século XX” pela revista Fortunee
- Defina objetivos e metas claras para cada colaborador e para a organização, de forma a criar foco e orientação para todos.
- Crie um ambiente de trabalho que valorize e recompense o mérito, através de incentivos baseados no desempenho dos colaboradores que mais se destacam.
- Avalie regularmente o desempenho de cada colaborador, através de reuniões de acompanhamento, feedbacks formais e informais e avaliações de desempenho periódicas.
- Forneça as ferramentas e os recursos necessários para que os colaboradores desempenhem o seu trabalho de maneira eficiente e eficaz (formação adequada, tecnologia atualizada e um ambiente de trabalho saudável e seguro).
- Mantenha uma comunicação aberta e com todos os colaboradores. Partilhe informações relevantes sobre a organização, ouça as suas preocupações e dê-lhes oportunidade para participar na tomada de decisões.
- Seja flexível e abrace a mudança sempre que necessário. Mantenha uma mentalidade aberta e proativa em relação a novas oportunidades e desafios.
- Encoraje a criatividade e a inovação em todos os níveis da organização, através de programas de incentivo à inovação, espaços de trabalho colaborativos, entre outras oportunidades.
Como o software contribui para uma melhor gestão de desempenho
- Permite maximizar o desempenho: O software dá apoio à implementação de qualquer modelo de avaliação organizacional e de capital humano. Isto constitui um instrumento essencial para a criação de dinâmicas de mudança, de motivação profissional e de melhoria do desempenho dos colaboradores, quer a nível individual como em equipa. É ainda possível integrar soluções de Balanced Scorecard para aceder a objetivos estratégicos de topo aplicáveis a todos os colaboradores da organização.
- Promove uma estratégia data-driven: As ferramentas que permitem a recolha, acesso e leitura de dados identificam insights, tendências e padrões, podem ser usadas para tomar decisões sobre o negócio e o mercado mais céleres, eficientes e inteligentes – já que suportadas por indicadores reais e atualizados, e produção automática de relatórios facilmente exportáveis para análise.
- Facilita planeamento e gestão de projetos: As soluções digitais ajudam as organizações a melhorar a visibilidade e o controlo dos vários projetos em todas as suas vertentes (planeamento, comunicação, qualidade, orçamento e gestão do desempenho), alinhando os gastos às prioridades estratégicas e apoiando o trabalho das equipas, por forma a assegurar uma entrega de projetos dentro dos prazos e orçamento predefinidos.
- Facilita a avaliação que fomenta crescimento: Para avaliar continuamente o desempenho dos colaboradores, os gestores de RH precisam de um software que seja capaz de mudar consoante as necessidades e que seja facilmente integrável com os que já existem no mercado. Esta solução deve abarcar todo o processo de avaliação (da definição do período de avaliação, agendamento, classificação dos objetivos e competências, etc.) até à própria avaliação, e permitir o registo e a comunicação do feedback para que tanto o gestor como o avaliado possam revê-los sempre que necessário.
- Dá suporte à liderança, através da capacidade analítica: Uma liderança com o controlo holístico do processo de avaliação é uma liderança consciente dos pontos fortes e menos fortes de cada membro da equipa e possui capacidade analítica para se alinhar com as macro e micro estratégias. Está também mais bem preparada para lidar com pressões e desafios, e melhorar o que é necessário para colmatar lacunas de competências identificadas para alcançar as metas estabelecidas.
- Garante a conformidade com a legislação e o mercado: O software permite rapidamente dar uma resposta adaptada a todos os regulamentos e leis locais, regionais ou nacionais em vigor, em organizações públicas, empresariais ou cotadas em bolsa. Caso uma nova lei seja implementada num dos mercados em que a empresa opera, é possível, através do software, identificar as necessidades e adaptar rapidamente o sistema.
Leia mais:
👉 E-book – 5 Eixos estratégicos na gestão de RH impulsionados pelo Software
👉 Download our newest “People Management and Capacitation”
A propósito deste artigo, conheça as soluções Quidgest que permitem uma gestão transversal e eficaz dos Recursos Humanos da sua organização.