q-day

Na edição do Q-Day 2019 o tema central será “The New Spring of Artificial Intelligence and models”.

Estará a Inteligência Artificial (IA) a entrar numa nova primavera? Ao longo da sua história, a IA tem vivido períodos de euforia, aos quais se sucedem fases de “arrefecimento”. São os chamados “AI Winters”, em que tanto o financiamento de projetos ligados a esta ciência como o interesse na sua pesquisa decrescem significativamente. Nos últimos anos, porém, assiste-se a todo um novo hype à volta da IA, materializado em mais investimento, mais recursos e mais jovens talentos dirigidos para este domínio. É, portanto, a IA na sua fase de primavera.

Com o software a refletir e a acompanhar o novo despertar da IA, as empresas que pretendem diferenciar-se devem acompanhar esta evolução. Durante as duas últimas décadas emergiu uma nova abordagem que considera os modelos não apenas como artefactos de documentação, mas como peças centrais no processo de engenharia de software. Esta abordagem permite a criação ou execução automática de sistemas de software baseados nesses próprios modelos.

A Quidgest tem vindo a trilhar, ao longo dos últimos 30 anos, um caminho neste sentido. Com o Genio é possível garantir aumentos extraordinários na produtividade dos desenvolvedores de software, já que este sistema pioneiro é declarativo (alinhado com o MDE) e recorre a mecanismos de inferência (de acordo com a Inteligência Artificial). O Genio permite assim criar sistemas de informação (IS) melhores, mais simples, e de forma praticamente automática.

Como poderemos acelerar ainda mais esta evolução da IA? Estarão os líderes de opinião, empresários e dirigentes públicos dispostos e preparados para acompanhar esta vertiginosa aceleração nos seus processos produtivos? De que forma poderemos potenciar os avanços já alcançados?

Este será, certamente, um Q-Day a não perder.

Faça já a sua inscrição aqui

Esta conferência é organizada pela Quidgest e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e de diversos parceiros, universidades e meios de comunicação.