Q-DAY Conference 2014

6ª EDIÇÃO DO Q-DAY CONFERENCE

Boas decisões são fundamentais para garantir o crescimento e a competitividade da economia nacional. No passado dia 18 de setembro, sob o tema “Decidir Melhor”, abrimos perspetivas para o futuro e apresentámos exemplos de decisores que constantemente apostam na inovação e em modelos e sistemas de apoio à tomada de decisão.

A 6.ª edição do Q-Day Conference foi também palco da entrega do “Prémio Decidir Melhor”, uma iniciativa pioneira da Quidgest que visa contribuir para um melhor conhecimento dos processos de decisão em Portugal. Os trabalhos premiados serão divulgados e distribuídos de forma alargada, no sentido de elevar o nível de notoriedade e relevância do tema para todos os potenciais interessados.

O Q-Day Conference é o encontro anual da Quidgest, que visa contribuir para a evolução global da tecnologia, gestão e inovação.

O Q-Day Conference 2014 destina-se Clientes, Parceiros, Gestores, Responsáveis de Informática e Líderes de Opinião

As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.

  • PORQUÊ IR AO Q-DAY 2014?

  • Entre 2009 e 2013 mais de 885 congressistas participaram no Q-Day Conference;
  • Muito bom foi a avaliação média qualitativa da experiência global;
  • 75 % dos participantes foram Gestores (organizações públicas e empresariais).
  • O QUE PODE ESPERAR DO Q-DAY CONFERENCE 2014?

  • Prestigiados oradores especialistas em diferentes temáticas;
  • Temas atuais ligados à Competitividade, Gestão, Estratégia e Tecnologia
  • Conferências e workshops em paralelo;
  • Partilha de ideias e opiniões;
  • Contacto com especialistas das mais variadas áreas de negócio;
  • Oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas.

AGENDA Q-DAY 2014

Inteligência Estratégica

Painel 1 – As grandes decisões para Portugal e para Portugal dentro da Europa 

09h00

É dando voz às grandes questões estratégicas nacionais de desenvolvimento do país, analisando as causas estruturais profundas da atual crise e apontando soluções para o futuro, que se dá início ao Q-Day Conference 2015. Os temas estarão relacionados com a Influência Estratégica, na procura de opções consensuais e de longo prazo. Serão oradores candidatos à Presidência da República e líderes da opinião pública.

Smart Management

Painel 2 – Gestão Inteligente

11h30

Gestores de prestigiadas organizações nacionais, incluindo instituições públicas, irão apresentar a sua visão para o futuro e as estratégias que implementaram ou equacionam implementar para gerir os recursos de forma mais eficiente. Serão também entregues os prémios Co-Inovação às ideias inovadoras dos clientes da Quidgest incorporadas nos seus sistemas de informação.

Smart Management

Painel 3 – Empresas mais competitivas

14h15

Como os empresários vêem as estratégias e as políticas nacionais. O que falta para termos empresas mais competitivas? Serão oradores gestores de empresas inovadoras, incluindo alguns dos parceiros tecnológicos e de negócio da Quidgest.

Inteligência Estratégica

Painel 4 – Políticas Públicas para a Criação de Valor na Sociedade de Informação

16h30

Em plena campanha eleitoral um espaço de debate para as principais forças políticas apresentarem as suas melhores propostas para o futuro do país, de geração de valor para a Sociedade da Informação e, analisando o que temos de mudar, nas causas e não nas consequências. Em contraponto ao primeiro painel, este estará focado na Ação Estratégica. Vamos colocar em debate personalidades conhecedoras do impacto que o setor das TI tem no desenvolvimento do país, associadas aos principais partidos políticos em Portugal, que se candidatam a integrar a Assembleia da República e a constituir Governo.

Agenda detalhada: clicar aqui

Faça o download das apresentações clicando aqui

ORADORES

</p>
<p><center>Ana Escoval</center>

Ana Escoval

Professora na ENSP

Ana Escoval doutorou-se em Gestão no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e é economista e administradora hospitalar, com uma vasta experiência na área da saúde. Publicou inúmeros artigos, monografias e livros especializados na área de gestão, economia e contratualização em saúde. Atualmente, é Administradora Hospitalar no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e Professora Auxiliar de Políticas e Administração de Saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Paralelamente, é Presidente da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), membro-fundador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde e coordenadora, em Portugal, do Gabinete HOPE (Federação Europeia dos Hospitais) e da IHF (Federação Internacional dos Hospitais.

</p>
<p><center>Carlos Matias Ramos</center>

Carlos Matias Ramos

Bastonário da Ordem dos Engenheiros

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Carlos Matias Ramos participou em projetos de obras hidráulicas, quer em Portugal, quer no estrangeiro, e é autor de diversos artigos de natureza técnica, em revistas, jornais e seminários. Foi Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (2005-2010) e Membro do Conselho de Escola do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2009-2015). Em 2008, foi eleito “Personagem do Ano em Engenharia” num concurso promovido pelo Jornal “Construir”. Atualmente, é o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal.

</p>
<p><center>Gonçalo Neves Pereira</center>

Gonçalo Neves Pereira

Senior Manager da MY CHANGE

Gonçalo Neves Pereira é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1989) e tem um MBA de Gestão com Especialização em Marketing pela UCP (1996). Entre 1990 e 1995 desenvolveu funções como Gestor no Entreposto Holding e Gestor de Vendas no Entreposto Algarve e Lisboa (Nissan). Entre 1995 e 1999 foi Consultor Senior na Iberconsult tendo participado em projetos nas áreas de Marketing, Reflexão Estratégica e Gestão da Mudança - alinhamento e mobilização de Colaboradores. Entre 1999 e 2005 foi Gestor na Área Comercial na PT Comunicações e Diretor da Rede de Agentes. Entre 1995 e 2012 foi Gestor na Anchor Livery, Inc. (Nova Jérsia – E.U.A.) - Serviço de Limousines. Na MY CHANGE é responsável pelo acompanhamento de Clientes e projetos de Gestão da Mudança além de ser Senior Manager.

</p>
<p><center>Gonçalo Xufre da Silva</center>

Gonçalo Xufre da Silva

Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional

Gonçalo Xufre Gonçalves da Silva, é Doutorado em Investigação Operacional, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, Mestre em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, Especialista em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação. É Professor de Análise de Circuitos no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde leciona desde 1998, no curso de Engenharia Eletrotécnica e Automação. De Outubro de 2011 a Fevereiro de 2012 exerceu as funções de Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, sendo desde essa altura o Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.

</p>
<p><center>Hugo Miguel Ribeiro</center>

Hugo Miguel Ribeiro

VP North America and Caribbean na Quidgest

Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 6 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projectos e Clientes. Atualmente é VP North America and Caribbean na Quidgest, sendo responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos mercados Norte Americano e Caraíbas. É igualmente na Quidgest Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.

</p>
<p><center>Jaime Quesado</center>

Jaime Quesado

Presidente da ESPAP

Pós-Graduado em Estudos Europeus e Ciência Política, foi docente da Universidade do Porto e da Universidade Católica. Mantém uma actividade permanente em jornais e revistas sobre temas de Gestão Estratégica, Inovação e Sociedade do Conhecimento. Economista e MBA pela Universidade do Porto, foi Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Exerceu funções de Direcção e Gestão no Grupo Amorim e na AEP – Associação Empresarial de Portugal. Atualmente é Presidente da ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P.

</p>
<p><center>Joana Barroso</center>

Joana Barroso

Consultora da Quidgest

Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joana Barroso iniciou o seu percurso profissional na Quidgest em Fevereiro de 2008. Integrou a área de desenvolvimento de soluções de Gestão Documental, tendo participado em vários projetos de desmaterialização de informação e reengenharia de processos de negócio. Atualmente é Consultora de Negócio da Quidgest, sendo responsável por projetos de clientes tão distintos como o Estado-Maior do Exército Português, a Empresa de Gestão do Parque Habitacional do Município de Cascais, E. M., o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Lisboa, entre outros.

</p>
<p><center>Joana Santos</center>

Joana Santos

Consultora de Gestão Estratégica da Quidgest

Joana Miguel Santos é licenciada em Gestão pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e encontra-se a concluir o Mestrado Executivo em Gestão, com especialização em Marketing Estratégico na Católica Lisbon School of Business and Economics. Possui experiência como auditora pela Deloitte & Associados, SROC, S.A., na área de Financial Services Industry, Public Setor, Life Sciences & Health Care. Na Quidgest, Joana Santos é consultora de Gestão Estratégica, onde desenvolve funções de implementação e monitorização da ferramenta Balanced Scorecard . É ainda formadora em ações sobre “Gestão Estratégica e Balanced Scorecard” e “Balanced Scorecard para a internacionalização”.

</p>
<p><center>João Barbosa</center>

João Barbosa

Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade

Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, com MBA/DFA e Doutorando pelo Instituto Superior Técnico, iniciou percurso profissional na área da indústria com funções na área financeira e de controlo de gestão. Posteriormente integrou os quadros de uma multinacional de referência na área de recrutamento especializado, assumindo responsabilidades de Direção. Integrou os quadros dos CTT, onde assumiu funções de Direção em diversas áreas. Foi responsável pela criação de diversas empresas. Nos últimos três anos, exerceu as funções de Adjunto e Chefe de Gabinete Adjunto dos Secretários de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

</p>
<p><center>João Jacinto</center>

João Jacinto

Diretor Executivo dos Serviços Partilhados da Reitoria da Universidade de Lisboa

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, João Jacinto foi Diretor Regional de Educação Física e Desporto na Região Autónoma dos Açores e Secretário da Faculdade de Motricidade Humana, integrando o Conselho Administrativo e o Conselho de Gestão. Atualmente é Diretor Executivo dos Serviços Partilhados da Reitoria da Universidade de Lisboa e integra o Conselho de Gestão da ULisboa.

</p>
<p><center>João Paulo Carvalho</center>

João Paulo Carvalho

Senior Partner da Quidgest

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.

</p>
<p><center> Jorge Sequeira</center>

Jorge Sequeira

Fundador da Team Building

Jorge Sequeira é um dos principais motivational speakers nacionais, tendo participado no desenvolvimento comportamental de mais de duas centenas de organizações. A sua ação incide essencialmente nas áreas da Resiliência, Liderança, Motivação e Gestão de Equipas. É docente universitário, com Doutoramento no Treino de Competências Mentais. No âmbito da sua intervenção no alto rendimento desportivo, trabalhou com o Prof. Jesualdo Ferreira. É preletor nos cursos para treinadores da UEFA. Nesta qualidade, foi professor de vários técnicos de nomeada, entre os quais José Mourinho. Fundou a empresa Team Building, é autor de várias crónicas, artigos científicos e comentador televisivo.

</p>
<p><center>Luís Rego</center>

Luís Rego

Diretor Internacional de Negócio da CGD

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto e Pós-Graduado em Estudos Europeus pela College of Europe de Bruges, Luís Rego foi Gestor Bancário com especial foco no negócio das PME e Diretor em Instituições Financeiras Globais e Departamentos de Trade-Finance. Atualmente é Diretor Internacional de Negócio na Caixa Geral de Depósitos.

</p>
<p><center>Miguel Mira da Silva</center>

Miguel Mira da Silva

Professor no Instituto Superior Técnico

Miguel Mira da Silva obteve a licenciatura e o mestrado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, o doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow na Escócia, e mais recentemente um prestigiado mestrado em gestão designado “Sloan Fellowship” pela London Business School. Exerce a sua actividade profissional há mais de 20 anos como consultor, investigador, e professor, tendo participado na criação de cinco empresas e publicado 4 livros e mais de 100 artigos em revistas e conferências científicas internacionais. Atualmente é Professor de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico e responsável pelo grupo "Digital Services Innovation" no INOV.

</p>
<p><center>Nicolas Kinting</center>

Nicolas Kinting

Vice-Presidente D-A-CH da Quidgest

Natural da Alemanha, Nicolas Kinting é licenciado em Gestão de Empresas, Comércio Internacional e Línguas, com posterior especialização em Gestão de Processos de Negócio. Possui mais de 16 anos de experiência profissional na área das tecnologias de informação. É membro dos Jovens Empresários da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. Na Quidgest, é responsável pelos mercados de língua alemã desde setembro de 2013.

</p>
<p><center>Nuno Cardeal</center>

Nuno Cardeal

Professor na Catolica Lisbon School of Business & Economics

Nuno Cardeal é doutorado em Estratégia pelo ISCTE-IUL. Licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e efetuou o MBA com especialização em Gestão Internacional na Universidade Católica Portuguesa. É, desde 1997, docente da CATÓLICA-LISBON onde leciona disciplinas de estratégia. É atualmente responsável pela disciplina de Estratégia da Licenciatura em Gestão de Empresas e do Mestrado em Direito e Gestão, responsável por diversos seminários de dissertação no mestrado em gestão e colabora com regularidade em programas de executivos. É, desde 2005, senior partner do Grupo Eurodefinição, um grupo de empresas de consultoria e formação. Na sua experiência de consultor tem trabalhado com clientes dos mais diversos sectores de atividade. Viveu cerca de dois anos em São Paulo, na Brasil, onde foi diretor geral numa empresa industrial. É autor do Livro “Pensamento Estratégico".

</p>
<p><center>Rui Mendes</center>

Rui Mendes

Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo

Natural de Portalegre, Rui Mendes é licenciado em Investigação Social Aplicada e Pós-graduado em Gestão do Sector Público Administrativo. Desde 2001 que exerce cargos dirigentes em organismos da Administração Publica tais como a Direcção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território do Alentejo, Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus / Universidade de Évora e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Entre 2004 e 2006 integrou a Comissão Especializada de Administradores dos Institutos Politécnicos. Atualmente exerce o cargo de Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

</p>
<p><center>Salvador Barros</center>

Salvador Barros

Executive President BET - Bring Entrepreneurs Together

Salvador Barros tem 22 anos, é aluno de Mestrado e Licenciado em Gestão na Católica Lisbon School of Business and Economics. Enquanto estuda é também o Presidente do BET - Bring Entrepreneurs Together, associação de empreendedorismo jovem cujos objetivos são desenvolver o "mindset" empreendedor nos jovens e atacar os maiores problemas do Empreendedorismo Nacional. Em dois anos, o BET organizou três eventos grátis de empreendedorismo que geraram 25 mil euros em prémios e ajudou startups a conseguirem um montante acumulado de mais de 1 milhão de euros em investimento.

</p>
<p><center>Victor Gil</center>

Victor Gil

Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP

Victor Gil é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Detém o Curso Avançado em Administração Pública – CAGEP, INA. Iniciou a sua actividade profissional no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em 1988, tendo desempenhado vários cargos de direção intermédia e superior. Pertenceu a várias Comissões interministeriais no âmbito do Emprego e da Formação Profissional, foi Delegado oficial à World Skills – International Vocacional Training Organization e esteve em Missão de cooperação com a República de Cabo Verde, inserido no projeto de apoio ao funcionamento de Centros de Emprego. Atualmente é Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP.

</p>
<p><center>Teresa Fialho</center>

Teresa Fialho

Membro da Comissão Executiva da MY CHANGE

Teresa Fialho é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Começou a sua carreira em Espanha, onde, durante quatro anos, desempenhou funções nas áreas de gestão de lojas e de gestão de projetos de qualidade. A partir de 1994 integrou a empresa de consultadoria Iberconsult, tendo desenvolvido projetos de Formação Comportamental, Recursos Humanos, Coaching e Comunicação interna. Entre 2003 e 2006 trabalhou na Deloitte, como manager da área de Human Capital. É uma das sócias fundadoras da MY CHANGE (2006). Teresa Fialho conta também com experiência na área da Gestão de Processos de Mudança e acompanhamento de Executivos. Certificação em coaching pela ICF (International Coach Federation). Atualmente, é Membro da Comissão Executiva da MY CHANGE.

“Este prémio deve-se em grande parte à equipa da Quidgest que está a trabalhar connosco e a esta forma ágil de trabalhar e de conseguir introduzir todas as nossas ideias, implementá-las e permitir-nos trabalhar com elas”

Carla NevesEurobic

“O Q-Day foi, sem dúvida, um momento muito especial de reflexão e antevisão do devir daquilo que serão as sociedades digitais, com especialistas que sabem do que falam!”

Ana Sampaio DiasEspaço Municipal

“Fantástico! Pessoas maravilhosas, oradores muito entusiasmados e competentes… Parabéns! Vocês são muito bons mesmo.”

Jack SoiferEconomista, Escritor e Consultor

“Foi visível o entusiasmo da equipa envolvida na organização do evento, e esse prazer contagia positivamente a assistência. É de louvar, como uma grande mais valia, a atribuição de prémios de co-inovação”

Maria Luisa MagalhãesFundação INATEL

“Apreciei muito a inteligência com que as apresentações foram feitas e a sua adequação à vida quotidiana e à vida real. Parabéns!”

Paulo Marrecas FerreiraProcuradoria-Geral da República

“Todos ajudaram a perceber o que tem corrido menos bem, não só ao nível da Administração Pública mas também das empresas privadas. Foram apontados caminhos que podem levar a corrigir alguns erros do passado e a mudar a gestão de projetos na área das TIC, em particular, e a gestão das organizações de um modo geral. Assim haja vontade por parte dos dirigentes aos diversos níveis e dos próprios colaboradores!”

Maria Lúcia PereiraAPDSI

“Um evento imperdível pelos insights e pelo networking. Absolutamente meritório que uma empresa privada tenha a capacidade de realização de um evento desta qualidade e dimensão.”

Paulo Marrecas FerreiraStrategic Marketing Adviser & Innovator

APOIOS

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa com certificações ISO e DGERT

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com