Q-DAY Conference 2013

5ª EDIÇÃO DO Q-DAY CONFERENCE

Sob o tema “Building the Future”, o Q-Day Conference 2013 mostrou como a inovação, suportada em tecnologias flexíveis, pode contribuir para revolucionar os modelos de gestão das organizações tradicionais, apoiando-as no seu processo de crescimento e de internacionalização.

Dirigido a clientes, parceiros, gestores, responsáveis de informática e líderes de opinião, o Q-Day Conference é o encontro anual da Quidgest que visa contribuir para a definição de novos caminhos globais para a evolução do setor das Tecnologias da Informação.

O Q-Day Conference 2013 destina-se Clientes, Parceiros, Gestores, Responsáveis de Informática e Líderes de Opinião

As inscrições são gratuitas, sujeitas a confirmação, limitadas à capacidade máxima da sala.

  • PORQUÊ IR AO Q-DAY 2013?

  • Entre 2009 e 2012 mais de 750 congressistas participaram no Q-Day Conference;
  • Muito bom foi a avaliação média qualitativa da experiência global;
  • 75 % dos participantes foram Gestores (organizações públicas e empresariais).
  • O QUE PODE ESPERAR DO Q-DAY CONFERENCE 2013?

  • Conferências sobre Empreendedorismo, Gestão, Economia e Tecnologia;
  • Workshops, em paralelo, sobre sistemas e soluções inovadoras;
  • Espaço aberto à inovação, à partilha de novas ideias e opiniões;
  • Valorização das competências nacionais;
  • Contacto com especialistas das mais variadas áreas de negócio;
  • Networking qualificado;
  • Oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas.

AGENDA Q-DAY 2013

Painel 1 – O Futuro da Inovação, Tecnologia e Competitividade

Este painel vai mostrar como as organizações, trabalhando em parceria e partilhando conhecimentos e ideias inovadoras, poderão chegar mais longe e a mais mercados. Jaime Quesado (Economista), José Ramalho Fontes (Diretor-Geral da AESE), Francisco Viana (Diretor Central de Marca e Comunicação da CGD), Francisco Meneses (Consultor da Quidgest Macau) e João Paulo Carvalho (Senior Partner da Quidgest) são os oradores confirmados.

Painel 2 – Melhorar a Credibilidade e a Confiança nos Serviços Públicos do Futuro

Painel dedicado à importância das TIC na credibilização dos serviços públicos, através de sistemas de informação adequados. Luís Meneses (Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito), Irene Paredes (Instituto da Cooperação e da Língua), Ana Laranjeira (Directora de Serviços de Modernização e Gestão Financeira na Direção Regional de Organização e Administração Pública dos Açores), Joana Barroso (Consultora da Quidgest) e Hugo Ribeiro (VP North America and Caribbean da Quidgest) serão os oradores deste painel.

Painel 3 – Inteligência Competitiva nas Organizações do Futuro

Neste painel serão apresentadas algumas organizações portuguesas que, no contexto de crise, conseguiram inovar e são exemplos inspiradores de competitividade nos mercados externos. Como oradores confirmados temos Rui Paiva (CEO da WeDo Technologies), Henrique Neto (Autor do livro “Uma Estratégia Para Portugal”, João Maciel (Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da EDP Inovação) e Hugo Ribeiro (VP Business Development for Americas da Quidgest).

Painel 4 –A Geração Automática de Código na Perspetiva do CIO

Painel dedicado às vantagens da geração automática de código no desenvolvimento de soluções exclusivas e únicas para cada cliente. Oradores confirmados: Carlos Costa (Diretor de Marketing na Quidgest), Daniel Reis (IT Manager na Securitas Portugal), Mónica Teixeira (Gestora da Formação na LAS Formação) e Daniel Coimbra (Gestor da Qualidade da Portugália Airlines).

Agenda detalhada: clicar aqui

Faça o download das apresentações clicando aqui

ORADORES

</p>
<p><center>Ana Laranjeira</center>

Ana Laranjeira

Diretora de Serviços de Modernização e Gestão Financeira na Direção Regional de Organização e Administração Pública (Açores)

Ana Laranjeira é licenciada em Organização e Gestão de Empresas e Mestre em Gestão Pública, pela Universidade dos Açores. Desempenha o cargo de Diretora de Serviços de Modernização e Gestão Financeira, na Direção Regional de Organização e Administração Pública, na Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, desde 2006, tendo anteriormente desempenhado funções de Chefe de Divisão de Finanças Locais, na mesma Direção Regional. Colabora ainda, desde 2010, com a Universidade dos Açores, onde leciona a disciplina de Contabilidade Pública.

</p>
<p><center>Carlos Costa</center>

Carlos Costa

Coordenador de Marketing da Quidgest

Carlos Costa é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico com uma pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Desempenhou diversos cargos de direção técnica, comercial, marketing, qualidade e geral, em empresas nacionais no setor das tecnologias de informação desde 1984. Escreveu o livro “A culpa é do computador” uma ponte de comunicação entre as tecnologias e a gestão. É o coordenador de Marketing da Quidgest desde Abril de 2011. É também responsável pela divulgação das soluções e da tecnologia de desenvolvimento ágil da Quidgest, o Genio, pela sua rede de parceiros a nível nacional e internacional.

</p>
<p><center>Daniel Reis</center>

Daniel Reis

IT Manager na Securitas Portugal

Daniel Reis é licenciado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo Intituto Superior de Economia e Gestão e Mestre em Gestão (MBA) pelo INDEG/ISCTE-IUL. Fez carreira profissional desde 1996 no setor das tecnologias de informação, tendo desenvolvido grande parte da sua atividade ao serviço consultora Capgemini. É, desde 2011, o responsável pelos sistemas e soluções aplicacionais da Securitas em Portugal.

</p>
<p><center>Francisco Viana</center>

Francisco Viana

Diretor Central de Comunicação e Marca da Caixa Geral de Depósitos

Licenciado em Gestão Bancária pelo Instituto Superior de Gestão Bancária e pós-graduado em Gestão Bancária pelo Instituto de Formação Bancária em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira em 1992 na Caixa Geral de Depósitos, como comercial. Entre 2004 e 2007 esteve ligado a projetos estratégicos da CGD e à constituição do Banco Caixa Geral no Brasil. De 2007 a 2010 foi diretor-adjunto da Direção de Financiamento Imobiliário, responsável pelas áreas de Suporte ao Negócio e Gestão da Carteira, bem como da gestão da componente operacional da cadeia de valor. Em 2010 integra a Direção de Comunicação e Marca, como diretor de publicidade, patrocínios e relações públicas. E é, desde 2012, diretor central de Comunicação e Marca, sendo responsável pela estratégia e plano de comunicação (interno e externo), programa corporativo de sustentabilidade e imagem institucional da Caixa e do Grupo CGD.

</p>
<p><center>Gabriel Silva</center>

Gabriel Silva

CEO da TGA

Gabriel Silva é licenciado em Economia e mestre em Economia Europeia pela Universidade de Coimbra. Obteve diploma de Estudios Avanzados em Nuevas Tendências en Direccion de Empresas e está a concluir o doutoramento na Universidade de Salamanca. Foi presidente da Cefamol- Associação Nacional da Indústria de Moldes e Vice-presidente da Associação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica do Sul. É professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra das disciplinas de Estratégia, Gestão de Empresas e Instrumentos de Controlo de Gestão nos cursos de mestrado e licenciatura. Também é membro do Conselho Técnico Científico, diretor do curso de Gestão de Empresas e da Comissão Científica do mestrado em Gestão Empresarial. Fundou e lidera desde 1991 a TGA, empresa de Consultoria em Gestão e é especialista em Estratégia e Performance Empresarial.

</p>
<p><center>Henrique Neto</center>

Henrique Neto

autor do livro “Uma Estratégia para Portugal”

Henrique Neto fundou a Iberomoldes SA em 1975. Através da aquisição e fundação de novas fábricas esta tornou-se numa das maiores organizações mundiais do setor. Em 1992 participou na fundação da Sociedade de Engenharia e Transformação SA (SETSA), a primeira empresa nacional de engenharia, especializada no desenvolvimento de novos produtos e fabrico de protótipos com tecnologia e conceitos mundialmente inovadores. Foi um dos fundadores da Cefamol, Associação dos Produtores de Moldes, do Centimfe, Centro Tecnológico da Indústria de Moldes e da NERLEI, Associação Empresarial da Região de Leiria. Começou muito jovem a interessar-se pela política portuguesa, tendo sido convidado pelo Dr. Jorge Sampaio, em 1993, para aderir ao Partido Socialista (PS). Foi eleito deputado pelo PS em 1995. Tem publicado vários artigos de carácter económico e político em jornais e é autor do livro “Uma Estratégia para Portugal”.

</p>
<p><center>Hugo Miguel Ribeiro</center>

Hugo Miguel Ribeiro

VP North America and Caribbean na Quidgest

Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP de Recursos Humanos, Consultoria e Gestão de Projectos. Atualmente é VP North America and Caribbean na Quidgest, sendo responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos EUA. É igualmente na Quidgest Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.

</p>
<p><center>Irene Paredes</center>

Irene Paredes

Vogal do Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Maria Irene da Silva Paredes, é licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1980), possui uma pós-graduação em “Le Management en Éducation” pela Universidade de Toulouse (1989) e completou a parte curricular do doutoramento em Administração Pública, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, UTL (2011). Desde 2008 que integra, como técnica superior, o quadro de pessoal do Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Educação, tendo sido requisitada, em 2010, pelo Instituto Camões onde atualmente é Vogal do Conselho Diretivo.

</p>
<p><center>Jaime Quesado</center>

Jaime Quesado

Economista

Pós-Graduado em Estudos Europeus e Ciência Política, foi docente da Universidade do Porto e da Universidade Católica. Mantém uma actividade permanente em jornais e revistas sobre temas de Gestão Estratégica, Inovação e Sociedade do Conhecimento. Economista e MBA pela Universidade do Porto, foi Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Exerceu funções de Direcção e Gestão no Grupo Amorim e na AEP – Associação Empresarial de Portugal.

</p>
<p><center>João Paulo Carvalho</center>

João Paulo Carvalho

Senior Partner da Quidgest

João Paulo Carvalho é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (actual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (actual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das actividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.

</p>
<p><center>João Maciel</center>

João Maciel

Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da EDP Inovação

João Maciel é Diretor do Projeto WindFloat e Administrador da WindPlus (joint venture liderada pelo Grupo EDP na área de tecnologia eólica offshore). Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, João Maciel é certificado em Gestão de Projetos e com um MBA pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidade Nova de Lisboa. Conta com 12 anos de experiência profissional no sector energético, em particular em energias renováveis, eficiência energética e redes inteligentes.

</p>
<p><center> Joana Barroso</center>

Joana Barroso

Consultora de Negócio da Quidgest

Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desenvolve a sua atividade profissional na Quidgest desde Fevereiro de 2008, integrando a área de desenvolvimento de Soluções de Gestão Documental. É especialista nesta área tendo por isso participado em vários projetos de desmaterialização de informação e reengenharia de processos de negócio. Desde Fevereiro de 2010 até ao presente, integra a área de Consultoria de Negócio da Quidgest sendo a responsável comercial por projetos de clientes tão distintos como: o Estado-Maior do Exército Português, a Empresa de Gestão do Parque Habitacional do Município de Cascais, E. M., o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, entre outros.

</p>
<p><center>José Ramalho Fontes</center>

José Ramalho Fontes

Diretor Geral da AESE

É licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto (1971), frequentou o Programa de Doutoramento em “Filosofia da Ação e Direção de Organizações” da Universidade de Navarra e é Especialista em Engenharia e Gestão Industrial pela Ordem dos Engenheiros. É Diretor Geral da AESE - Escola de Direção e Negócios, desde 2002. Entre vários outros projetos específicos: promoveu os programas SADO, Seminários Avançados de Operações, na AESE, lançou os programas de saúde na AESE, o Caso Portugal, na comemoração dos 25 anos da AESE, e a iniciativa Líderes 2020® que tem como objetivo chamar à responsabilidade dirigentes jovens para construir um Portugal mais desenvolvido. Esteve na origem dos Programas da AESE em Angola e no lançamento das Conferências EFMD - AABS sobre o desenvolvimento de escolas de negócios em África.

</p>
<p><center>Luís Meneses</center>

Luís Meneses

Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito (Microcrédito)

Luis Meneses é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo IST. Desempenhou funções de gestão de sistemas de informação e de gestão global na administração pública e em empresas publicas e privadas, a nível nacional e internacional. Nos anos mais recentes foi membro do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social e Presidente do Instituto de Gestão Financeira e de Infraestruturas da Justiça. Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito (Microcrédito) e da associação cívica "O que faz falta".

</p>
<p><center>Mónica Teixeira</center>

Mónica Teixeira

Gestora da Formação e Exames na LASFORMAÇÃO

Mónica Teixeira é Licenciada em Ensino da Física e Química, variante de Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Pós-graduada em Operações de Transporte Aéreo, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências. As suas principais áreas de atividade profissional são como formadora de Matemática, Física e Fatores Humanos, nos cursos de Formação de Técnicos de Manutenção Aeronáutica, ministrados pela LASFORMAÇÃO. Cumulativamente, desde Abril de 2008, desempenha o cargo de Gestora da Formação e Exames, na LASFORMAÇÃO, após pausa no ensino regular.

</p>
<p><center>Rui Paiva</center>

Rui Paiva

CEO da WeDo Technologies

Licenciado em Matemática Aplicada e pós-graduado em Administração e Gestão, pela Universidade Nova de Lisboa, começou a carreira como Especialista de Informática e Telecomunicações na Portugal Telecom. Mais tarde passou pela Telecel/Vodafone como Responsável pelo Departamento de Infraestruturas, Operações e Help Desk. Seguidamente foi Diretor do Departamento do Consultoria da HP Portugal. Foi também Diretor de Sistemas de Informação e Adjunto da Comissão Executiva da Optimus Comunicações. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva da WeDo Technologies , acumulando ainda com o cargo de COO da Sonae Sistemas de Informação, membro da Comissão Executiva da Saphety, Mainroad e BizDirect.

“Este prémio deve-se em grande parte à equipa da Quidgest que está a trabalhar connosco e a esta forma ágil de trabalhar e de conseguir introduzir todas as nossas ideias, implementá-las e permitir-nos trabalhar com elas”

Carla NevesEurobic

“O Q-Day foi, sem dúvida, um momento muito especial de reflexão e antevisão do devir daquilo que serão as sociedades digitais, com especialistas que sabem do que falam!”

Ana Sampaio DiasEspaço Municipal

“Fantástico! Pessoas maravilhosas, oradores muito entusiasmados e competentes… Parabéns! Vocês são muito bons mesmo.”

Jack SoiferEconomista, Escritor e Consultor

“Foi visível o entusiasmo da equipa envolvida na organização do evento, e esse prazer contagia positivamente a assistência. É de louvar, como uma grande mais valia, a atribuição de prémios de co-inovação”

Maria Luisa MagalhãesFundação INATEL

“Apreciei muito a inteligência com que as apresentações foram feitas e a sua adequação à vida quotidiana e à vida real. Parabéns!”

Paulo Marrecas FerreiraProcuradoria-Geral da República

“Todos ajudaram a perceber o que tem corrido menos bem, não só ao nível da Administração Pública mas também das empresas privadas. Foram apontados caminhos que podem levar a corrigir alguns erros do passado e a mudar a gestão de projetos na área das TIC, em particular, e a gestão das organizações de um modo geral. Assim haja vontade por parte dos dirigentes aos diversos níveis e dos próprios colaboradores!”

Maria Lúcia PereiraAPDSI

“Um evento imperdível pelos insights e pelo networking. Absolutamente meritório que uma empresa privada tenha a capacidade de realização de um evento desta qualidade e dimensão.”

Paulo Marrecas FerreiraStrategic Marketing Adviser & Innovator

APOIOS

SOBRE

A Quidgest é uma empresa tecnológica global, com sede em Lisboa, pioneira na modelação e geração automática inteligente de software. Através da plataforma extreme low-code Genio apresenta um vasto portfólio de soluções para diferentes áreas e vocacionadas para a melhoria contínua na gestão de Empresas e de Instituições Públicas de excelência.

A Quidgest é uma empresa certificada

CONTACTOS

R. Viriato, 7
1050-233 Lisboa | Portugal
Tel. +351 213 870 563
quidgest@quidgest.com