MDE & AI Talks – próxima edição 24 janeiro 2020 – clicar aqui
______
Talks on Model Driven Engineering & Artificial Intelligence Approaches
Engenharia orientada por modelos (Model Driven Engineering – MDE) é uma abordagem para o desenvolvimento, onde os modelos assumem um papel central em todos os processos de engenharia. Surgindo com o objetivo de garantir ganhos significativos de produtividade, manutenção e interoperabilidade, observamos cada vez mais e melhores exemplos na indústria. Não só nas áreas de desenvolvimento de sistemas ciber-físicos, como aviónica e indústria automóvel, mas também no sector das Tecnologias de Informação, sendo notória a recente popularidade das ferramentas denominadas de low code.
Na última década assistiu-se a uma mudança de paradigma suportada por um avanço significativo nos métodos, processos e tecnologias, que garante o desenvolvimento de linguagens para domínios específicos e tecnologias de modelação, tornando mais fácil a engenharia das próprias linguagens.
Nesta apresentação falaremos sobre o estado da adoção do MDE, e analisaremos os seus prós e contras. Serão apresentados os obstáculos atuais, sugestões para uma adoção mais efetiva por parte do meio empresarial e lançados desafios à comunidade académica para investigação futura.
O Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e a Quidgest associam-se para promover esta série de encontros, com oradores convidados durante a hora de almoço.
A APDSI, a COTEC, o CS03 do IPQ e o Link to leaders apoiam também esta iniciativa.
Inscrições gratuitas, limitadas à capacidade do auditório, mas com registo obrigatório.
Almoço ligeiro oferecido aos participantes!
Faça o seu registo AQUI.
INFORMAÇÕES GERAIS
(*) Vasco Amaral é atualmente Professor Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do NOVA LINCS. Tendo colaborado no passado e assumido responsabilidades no desenvolvimento de software em experiências de Física de Partículas para os detetores de partículas em DESY (experiência HERA-B) e CERN (experiência ATLAS), atualmente dedica-se à docência em cadeiras de Engenharia de Software e investigação nas áreas de desenvolvimento de software por modelos e engenharia de linguagens para domínios específicos. Foi recentemente corresponsável pela rede de investigação COST IC1404, cujo foco é a Modelação Multi-Paradigma para Sistemas Ciber-físicos. Tem mais de 100 artigos publicados em conferências ou revistas internacionais com reputação, tendo supervisionado 4 teses de doutoramento e mais de 40 teses de mestrado. Vasco Amaral é ainda membro sénior IEEE e da Ordem dos Engenheiros onde foi responsável, como membro eleito, durante mais de uma década em vários cargos no Colégio de Informática.