Monitorização em tempo real

CASO DE ESTUDO

KiriBis Governo Moçambique

As meninas de Moçambique enfrentam diversos desafios como os casamentos precoces, a gravidez em tenra idade ou não desejada, a mortalidade materna, as DTSs ou a violência de género.
Nega-se, assim, com frequência às jovens o direito à educação, o tempo livre, à saúde e o êxito de vida, ficando sujeitas a uma vida de pobreza.
A educação da população feminina em Moçambique, é um passo vital para lutar contra estes problemas, criando um futuro para as moçambicanas.

Sistema para a monitorização em tempo real do programa Rapariga Biz, que promove a saúde e direitos sexuais e reprodutivos das meninas em Moçambique.

DESAFIO

Em Moçambique, 23% das raparigas iniciam a vida sexual antes dos 15 anos. Mais de metade das raparigas com menos de 18 anos (52%) são casadas ou vivem em união marital, e a taxa de gravidez precoce é de 38%. 40% das raparigas entre os 15 e os 19 anos tiveram já, pelo menos, uma gravidez. A aposta na educação destas adolescentes é um passo vital para lutar contra estes problemas e para criar um futuro onde estas jovens possam alcançar o seu máximo potencial.

SOLUÇÃO

No sentido de apoiar a construção de competências nas áreas de comunicação, cidadania (incluindo direitos humanos), saúde sexual e reprodutiva ou empoderamento económico para as raparigas em maior risco, foi lançado o programa Rapariga Biz. Dirigido às adolescentes, o projeto está a ser implementado localmente por milhares de mentoras em todo o país. Cada mentora recebe um grupo com 30 meninas e raparigas com idades compreendidas entre os 10 e 24 anos, com quem mantêm sessões mensais. São abordados temas como a saúde sexual e reprodutiva, os direitos humanos, a participação social.
Servindo de base a todo o processamento da informação e atividades do programa, o Kiri Biz, desenvolvido pela Quidgest, é um sistema de monitorização em tempo real (RTM). É intuitivo e fácil de utilizar, assim tanto os profissionais de saúde como os mentores do programa podem transferir dados para ele, melhorando o acesso à informação e os resultados do programa.

RESULTADOS

A plataforma permite avaliar, em tempo real, os impactos do programa, favorecendo a sua implementação eficiente. A tomada de decisão é, desta forma, baseada em factos. O programa já gerou resultados significativos, promovendo um futuro diferente para estas meninas.
O UNFPA (Fundo das Nações Unidas para as Populações) expressou já o seu desejo de preparar mais mentoras até ao final do programa em 2020. O sistema de monitorização em tempo real da Quidgest proporciona uma ferramenta útil para a melhoria contínua deste programa.

O programa já tem gerado resultados significativos, promovendo um futuro diferente para estas meninas. O UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) já tem expressado o seu desejo de preparar outras duas mil mentoras em 2017, com as que se espera um ainda maior alcance e impacto até a finalização do programa em 2020. O sistema de monitorização em tempo real de Quidgest facilitará e proporcionará uma ferramenta para a sua melhora contínua.

Queremos ajudá-lo a ser um Caso de Sucesso